Tatuagem de henna, o que é? Como é feita, cuidados + inspirações

Para quem ainda não tem coragem de fazer uma tattoo, ou tem medo da dor, a tatuagem de henna é uma opção válida que foge do óbvio.

A história da tattoo no Brasil é antiga, remontando ao período pré-colonial. Apesar disso, a tatuagem profissional, tendência amplificada no mundo inteiro, no século 20, realmente se instalou nas terras tupiniquins no final da década de 1950 ao inicio da década de 1960. A prática, certamente amada por um grande número de brasileiros, possuí várias ramificações, tipos e estilos. Um deles é a tatuagem de henna.

Primeiramente, quando falamos de tatuagem, muitas pessoas demonstram certo medo. Na maioria das vezes, o principal motivo do receio é pelo simples fato dessa arte – que marca o corpo – ser definitiva. Ou seja: uma vez tatuado, sempre tatuado.

Dito isso, a tatuagem de henna se torna uma das principais opções para aquelas pessoas que querem começar devagar, uma vez que essa arte não é definitiva.

Inkmapping: tatuagens que se transformam em GIFs

A tatuagem de henna é uma opção interessante para quem quer saber se algum desenho combinará com o seu estilo, ou se simplesmente vai gostar da arte. Além disso, também é uma possibilidade de se divertir com uma arte diferente no corpo, sem precisar sentir a dor da agulha.

Em resumo, uma tatuagem de henna é uma arte temporária, que sai da pele no decorrer dos dias. No Brasil, tatuagens temporárias são feitas principalmente em praias. Ainda assim, você pode encontrar profissionais que realizam esse processo em qualquer canto do país.

Enfim, você sabe qual a origem da tatuagem de henna? Você sabe quais são os cuidados que devem ser tomados e quais os riscos para a saúde? Bom, o Área de Mulher fez uma matéria especial para tirar todas essas dúvidas, vamos lá?

Origem da tatuagem de henna

Tatuagem de henna: sua origem
Foto: Nerd ninja

Diferente da tradicional, a tatuagem de henna é uma arte que marca a pele apenas temporariamente. Apesar de ser encontrada em todos lugares do mundo, sua origem aconteceu na Índia, onde é conhecida como mehandi ou mehndi.

Mehandi é o nome da planta utilizada para produzir as tatuagens, já seu nome científico é Lawsonya. Entretanto, no Brasil, é popularmente conhecida como henna. Segundo historiadores, as tatuagens temporárias tiveram início a aproximadamente 6000 a. C.

A planta é considerada o cosmético mais antigo do mundo e, além de ser uma base para as tatuagens temporárias, a pasta de henna pode ser utilizada, por exemplo, como um antisséptico natural e fortalecedor da pele, unhas e cabelo.

Como são feitas as tatuagens temporárias?

Como é feita a tatuagem de henna
Foto: WikiHow

Primeiramente, são retiradas folhas secas da planta Henna, que logo são esmagadas até virarem um pó fino. Logo depois, o pó é misturado com água, o que forma um pasta. Essa pasta é a tinta da tatuagem. O desenho é feito com um estêncil, mas algumas pessoas utilizam canetas comuns. Por fim, após fazer o traço, é passado a pasta da henna utilizando um pincel ou uma caneta especial. Quando finalmente o desenho secar, retira-se o excesso e, a arte, finalmente, se forma na pele.

Não é recomendado que pessoas sem experiência realizem as tatuagens temporárias. Portanto, procure um profissional que saiba a medida de extrato adequada para sua pele.

Quanto tempo dura uma tatuagem de henna?

Foto: Instagram

A tatuagem de henna pode ficar por até 30 dias na pele, entretanto, esse tempo depende da qualidade da pasta de henna utilizada, do tipo de pele e de quanto tempo ela ficou secando, antes da remoção dos excessos.

Quais os riscos da henna para a saúde?

Foto: O Globo

Algumas pessoas, podem vir sofrer com alergias. Segundo especialistas, na maioria dos casos, as reações alérgicas à tatuagem de henna se devem, principalmente, à adição de substâncias na mistura da pasta.

Além disso, a henna pode conter substâncias que causam inflamações na pele. Sintomas nas tatuagens temporárias como, por exemplo, vermelhidão, coceira, formação de bolhas, são alguns dos sinais de que a henna utilizada não era de boa procedência. Portanto, caso você chegue a ter alguma dessas reações na sua tattoo, procure um médico para a prescrição de um anti-inflamatório.

Como cuidar da sua Tattoo temporária?

Como cuidar da sua tattoo temporária
Foto: Wikihow
  • Evite passar as mãos ou apertar a sua tattoo de henna;
  • Deixe a arte de henna secando na pele o maior tempo possível, ates de retirar os excessos;
  • Passe protetor solar quando for se expor ao sol;
  • Beba bastante água (mantenha a pele hidratada);
  • Não use vaselina ou produtos semelhantes, prefira óleos naturais.

Dica: Passe suco de limão com azeite de olivia na sua tattoo, logo após realizar o desenho. Isso fará com que ele fique ainda mais escuro na pele, dando um aspecto mais real.

Inspirações de tatuagens

Arte Milenar
Foto: Instagram (Tatuagem de Henna na mão)

Se inspire tatuagem de henna nas costas - Arte Milenar

Arte Milenar

Tatuagem de Henna nos braços

Tatuagem de henna nas coxas

Inspiração tatuagens temporárias nos pés - Arte Milenar Tatto nas costas - arte tatuagem de henna nos punhos - Arte Milenar tatuagem de henna nas panturrilhas - Arte Milenar tatuagem de henna delicada - Arte Milenar tatuagem de henna nos pés tatuagem de henna no antebraço Arte Milenar - Tatuagem de Henna Tatto - Arte Milenar

Inspiração: tatuagem de henna sexy - Arte Milenar Arte Milenar Confira: Tatuagem de Henna nas costas - Arte Milenar

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para ler também: Tatuagem de viagem – 100 imagens para te inspirar no desenho. 

Fontes das imagens: Wikihow, Wikihow 2, O Globo, Minha Tatuagem, Nerd Ninja, Instagram, Instagram 2, Instagram 3 , Pinterest, Pinterest 2, Pinterest 3, Pinterest 4, Pinterest 5, Pinterest 6, Pinterest 7, Pinterest 8, Pinterest 9, Pinterest 10, Pinterest 11, Pinterest 12, Pinterest 13, Pinterest 14, Pinterest 15, Pinterest 16, Pinterest 17, Pinterest 18, Pinterest 19, Pinterest 20, Pinterest 21, Pinterest 22, Pinterest 23, Pinterest 24, Pinterest 25, Pinterest 26, Pinterest 27, Pinterest 28, Pinterest 29, Pinterest 30, Pinterest 31, Pinterest 32, Pinterest 33, Pinterest 34, Pinterest 35, Pinterest 36.

Fontes: Dicas de Mulher, Tinta na Pele, Amo Tatuagem, Farmácias Big Forte. 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.