Tie dye – Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas roupas

Já viu aquelas roupas com estampas mais psicodélicas e com desenhos coloridos? Se sim, você então, conhece a técnica tie dye

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Caso você ainda não conheça, tie dye é um termo em inglês que diz respeito ao processo de tingimento de tecidos com corantes. Inclusive, se traduzir essa palavra para o português teremos as palavras “amarrar e tingir”.

Basicamente, essa técnica de tingir roupas se destacou sempre permitir uma criação de peça diferente e única. Além do mais, ela pode promover desenhos super coloridos, descontraídos e também divertidos. E o que é melhor: tudo isso é feito com uma simples técnica.

Sobretudo, é importante destacar que a técnica de tie dye foi criada há séculos, e é percebida nas culturas asiáticas, africanas e americanas. Porém, ela só se destacou mesmo durante o movimento hippie, o qual ocorreu nas décadas de 1960 e 1970.

Enfim, caso tenha se interessado nesse estilo de camisa, nós separamos todas as informações que você precisa.

Tipos de tintas

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

A priori, é necessário que você entenda cada tipo de corante, suas propriedades e seus efeitos. Só então você deve escolher qual se assemelha mais com suas habilidades e seu orçamento.

Corantes diretos

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Vale ressaltar que esses corantes são os mais usados, principalmente por iniciantes. Pois, eles são mais baratos e mais fáceis de se encontrar.

Além do mais, com certeza, você encontrá deles de todas as cores. Contudo, o seu ponto negativo é o fato de desbotar mais rápido e também de exigir mais tempo de trabalho na criação da estampa.

Tinta para tecido

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Basicamente, essa tinta é uma das mais recomendada, justamente por ter uma manipulação mais prática e ter um processo de diluição mais simples.

Mas, você também consegue encontrar opções de produtos que já passaram por esse processo. Ou seja, pode ser ainda mais fácil sua utilização. Porém, ela pode ser um pouco mais cara.

Corantes reativos

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Primeiramente, é importante destacar que esses corante são a melhor opção para se fazer a técnica tie dye. Até porque suas cores são intensas. Além disso, o preço, a durabilidade e seu rendimento são excelentes.

Porém, esse corante é mais difícil de se encontrar aqui no Brasil. E sua preparação também pode ser mais trabalhosa.

Como funciona o tie dye?

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Basicamente, para confeccionar essas camisetas e outras peças em tie dye, será preciso deixar a criatividade fluir. Contudo, a primeira coisa a se fazer é conseguir uma peça de roupa clara de tecido natural.

Então, é hora de escolher os corantes, um fixador de cores, elásticos de borracha ou barbante. Luvas também são importantes para evitar danos à pele, assim como papéis ou jornais, para forrar a superfície e evitar estragos.

Vale destacar que mesmo se você não tiver tecidos naturais, é possível fazer o tie dye. Contudo, o recomendável é que você faça o teste antes, usando um pedaço do pano que você quer usar, para ver se realmente irá funcionar.

Aliás, nesse processo, tão importante quanto as tintas são o barbante ou o elástico. Porque são eles os responsáveis por deixar sua estampa única, dependendo da amarração do tecido.

Basicamente, ao ser amarrado, partes do tecido ficam isoladas. Então, é aí que acontece a mágica da técnicas, criando uma mistura de manchas coloridas mescladas.

Passo a passo de como fazer a camisa tie dye

1- Prepare o tecido

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

A priori, a peça a ser transformada precisa estar limpa. Pois, sujeiras podem deixar falhas estranhas na sua estampa. O mais indicado, aliás, é que você use água e sabão neutro na lavagem.

Após estar limpa e seca, você já pode torcer a camisa esticada em sentido horário, partindo do centro. Basicamente, se fizer isso, você criará uma espécie de caracol no final do processo.

Assim sendo, basta amarrar o rolinho formado formando um X. Por fim, divida o tecido amarrado em quatro partes.

2- Parte de tingimento

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Agora que você já preparou o tecido, chegou a hora de brincar com as cores. Portanto, antes de começar, ferva a água em vasilhas diferentes.

Depois, despeje cada corante em seu devido recipiente. Inclusive, lembre-se de deixá-los diluir bem.

Agora, se você for usar tintas de tecido, antes de tudo leias as instruções da embalagem. Mas, normalmente, você deve dilui-las em copinhos de água, seguindo as medidas indicadas.

Após preparar as tintas, borrife um pouco de água na camiseta já preparada. Mas, nada de encharcá-la, só a deixe úmida.

Assim sendo, em cada parte dividida da camisa, você pode começar a depositar os líquidos coloridos de pouco em pouco. Se você quiser sua camiseta bem colorida, vá alternando as cores para criar um efeito mais divertido.

3- Fixação

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Esse passo será para quem for usar corante. Caso você use tinta, pode desconsiderar essa etapa.

Assim sendo, para você que usou corante, é importante que após 30 minutos da segunda etapa, você passe o fixador. Pois, com ele, as cores poderão durar mais. Aliás, você encontra fixador de corante no mesmo lugar que comprar os pigmentos.

Agora, se você quiser economizar ainda mais, é possível fazer uma receita caseira de fixador. Para fazer, você só precisa ferver um litro de água em uma panela e acrescentar uma colher de sopa de sal grosso, outra de vinagre branco e outra de amaciante.

Depois  disso, você pode deixar o tecido em repouso dentro da solução por 10 minutos.

4- Finalização

Tie dye- Técnica, dicas e passo a passo para inovar em suas camisetas

Por último, nós recomendamos que você deixe a roupa em um local seco, bem ventilado e longe do sol até que o tecido seque por completo.

Depois de seco, você já pode cortar as amarras e lavar com água e sabão neutro normalmente. Inclusive, é importante que você lave para que consiga tirar todo o excesso de tinta da roupa.

Confira + tutoriais

O que achou das nossas dicas? Já se preparou para fazer a sua roupa tie dye?

Leia mais: Como personalizar capinha de celular em casa, com 9 dicas fáceis

Fontes: Catraca livre

Imagens: Catraca livre, Loja Noroeste, Carolaine Moreira, Elo 7, Danny Color, Wikipédia, Mundo tie dye, Isabella Barbi, Pinterest

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.