Qual a diferença entre tintura temporária e tintura permanente?

A tintura temporária é uma ótima opção para quem quer mudar o visual sem grandes pretensões ou apenas fazer um teste de melhores cores.

Mudar o visual nem sempre é algo fácil. Seja um corte de cabelo novo ou uma nova cor para os fios. Essa é sempre uma decisão complicada, ainda mais quando se tem muito apego ao cabelo. No entanto, quanto a coloração, a tintura temporária pode ser uma ótima opção para testar qual cor mais combina com você, com a vantagem de sair facilmente e não danificar os fios.

Além disso, a tintura temporária é muito indicada para quem quer mudar a cor do cabelo momentaneamente, por alguns dias ou para alguma ocasião específica, como uma festa a fantasia ou carnaval. Também pode ser uma saída pra disfarçar os fios brancos. Independentemente do motivo, é uma saída prática e versátil para quem quer dar uma variada, nem que seja por alguns dias. Se houver arrependimento, não é motivo para desespero já que logo seus fios voltarão a tonalidade antiga.

Quando se fala em tintura temporária as pessoas logo pensam em sprays coloridos, mas a verdade é que a indústria de produtos para cabelo evoluiu muito nos últimos anos. Prova disso é a quantidade de opções de tinturas temporárias disponíveis no mercado. Por isso, hoje iremos conhecer cada uma delas e as principais diferenças entre a tintura temporária e a permanente.

Quando usar tintura temporária?

Alt Girls

Como o nome já indica, se trata de um tipo de coloração com tempo limitado. Ou seja, se o seu intuito é algo duradouro, essa opção não é indicada para você. A tintura temporária é mais indicada para quem deseja testar uma cor nova para saber se vai se adaptar a uma nova tonalidade. Se não gostar do resultado, tudo bem, não precisa sofrer já que logo vai desbotar.

A tintura temporária tem tempo de validade limitado, dependendo do produto sai já na primeira lavagens ou demora alguns lavagens. A principal vantagem é poder variar entre muitas cores, dependendo do seu humor ou ideia de look. É muito usada para ocasiões especiais, como uma festa especial ou no carnaval quando todo mundo quer arrasar na fantasia colorida. Sendo assim, os fios coloridos completam a composição.

Outro ponto positivo de apostar na tintura temporária é que o produto não usa amônia e não penetra na fibra capilar. Ou seja, não é tão agressivo ao fio como uma tintura permanente, por exemplo. Então, esse tipo de coloração funciona com pigmentos envolvendo a cutícula do cabelo, assim criando uma camada de cor que é removida gradualmente.

Também pode ser uma opção de improviso para disfarçar os fios brancos para determinada ocasião. Além de ser muito mais prática, já que você pode pintar o cabelo sozinha em casa da forma que preferir.

Principais opções de tintura temporária

Marie Claire

Muito além de sprays, hoje em dia existem diversas opções de tintura temporária, uma cada cada necessidade e resultado. Confira os principais produtos com essa finalidade.

Tintura temporária Tonalizante

Essa opção todo mundo conhece. O tonalizante é um dos produtos de tintura temporária mais populares, usados principalmente por quem deseja uma nova cor de cabelo, mas que dure apenas algumas semanas. É possível encontrar tonalizantes em vários tons, dos mais clássicos até os mais ousados. Além de uma nova cor aos fios, o produto ainda deixa os fios com um brilho novo.

Spray para raiz branca

Coisas de Diva

O nome já indica a finalidade do produto. O spray para raiz branca é o método perfeito para quem tem a raiz branca e deseja disfarçar um pouco. O produto é capaz de cobrir muito bem os fios brancos em apenas alguns segundos. Ele funciona basicamente como uma maquiagem para cabelo. Se esse foro seu caso, a dica é optar por um tom o mais próximo possível do seu comprimento, para obter um resultado bem natural.

Mousse colorido

O mousse colorido já é um velho conhecido de quem tem os fios completamente brancos. O produto está disponível principalmente em colorações arroxeadas e amarronzadas, mas é possível encontrar em vários outros tons. Com ele é possível dar um charme a mais aos fios grisalhos. Contudo, é um produto temporário mas que leva algumas lavagens para sair completamente dos fios.

Creme colorido

O creme colorido é outra opção temporária muito eficiente. Dependendo do produto, é possível encontrar ele na versão que sai com uma única lavagem ou um mais duradouro, que leve várias lavagens para desbotar totalmente. A maior vantagem do creme colorido é as várias possibilidade de tonalidades, que vão desde os mais discretos aos mais ousados. No entanto, esse produto tende a ter um efeito melhor em cabelos loiros ou descoloridos.

Spray Fantasia

Blog da Renata

Esse é o mais popular de todos. O spray fantasia já tem lugar certo no carnaval. Com cores vibrantes, o produto é um sucesso para a ocasião e também em festa a fantasia, fazendo o maior sucesso entre a garotada. Ele é uma opção muito prática e versátil, já que sai logo na primeira lavagem, dando a possibilidade de usar uma cor a cada dia.

Giz de cabelo

Coisas de Diva

O giz já foi muito usado com a finalidade de colorir as pontos dos fios, principalmente entre as crianças. Hoje em dia a ideia ainda funciona, porém agora com barras de giz pastel próprias para essa finalidade. Diferentemente do giz tradicional, o giz de cabelo não danifica o cabelo e oferece várias cores. Para quem tem cabelo loiro, descolorido ou mechas funciona super bem.

Máscara para cabelo

A máscara para cabelo é outro produto de tintura temporária que faz o maior sucesso entre os adolescentes descolados. Mas funciona para qualquer idade. Se trata de uma máscara muito parecida com máscara de cílios, mas que conta com uma fórmula própria para tingir os fios. Além disso a aplicação é muito fácil, basta pegar a mecha a colorir e passar a escova da máscara e prontinho, uma nova cor aos fios.

Diferenças entre a tintura temporária e a permanente

In Comum Magazine

E para finalizar, e te dar um panorama melhor sobre qual tipo de tintura pode ser melhor para você, vamos ver as principais diferenças entre a tintura temporária e a permanente.

Durabilidade

A tintura permanente é usada no processo de mudar a cor de cabelo de forma mais efetiva, ou seja, mudar definitivamente. Assim, tecnicamente a tintura nunca sai realmente, o que acontece é que ela vai desbotando com o tempo, dando a possibilidade de aplicar outras cores. Enquanto a temporária sai com algumas lavagens, a permanente não sai assim, e só precisa de retoque na raiz.

Processo

Na coloração permanente, o produto irá adicionar pigmentação ao fio, ou seja, a cor da tintura ira substituir o pigmento natural dos fios. Isso acontece ao abrir a cutícula para que a tinta penetre o cabelo e deposite a nova cor permanentemente. Já a temporária apenas cobre a cutícula, criando-se uma nova camada sobre o fio, essa que sai com a lavagem.

Composição

No quesito composição, a tintura temporária é livre de amônia, consequentemente sendo menos agressiva. Já a tintura permanente altera a coloração do fio, e para isso usa de substâncias mais agressivas, para abrir e penetrar a cutícula com o novo pigmento.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como clarear os cabelos sem usar tintura.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.