7 tipos de absorvente e como usar cada um deles

Todos os tipos de absorvente tem como objetivo principal deixar o ciclo menstrual mais simples, natural, livre, confortável e seguro.

tipos de absorvente

Todos os meses a menstruação bate a porta da mulher, em algumas com mais sutileza, em outras com uma verdadeira surra. Certamente, cada mulher passa por esse momento de uma forma diferente, mas todas precisam usar absorvente. E não se engane, existem muitos tipos de absorvente diferentes.

Essa variedade nos tipos de absorvente tem como objetivo deixar o ciclo menstrual mais simples, natural, livre, confortável e seguro.

Além disso, essa variedade existe para ajudar todos os tipos de mulheres diferente, desde as que optam pelo mais tradicional, até aquelas que possuem uma preocupação maior com o meio ambiente.

Qual é o absorvente que você usa? Antes de me responder, veja todos os tipos disponíveis no mercado para garantir que não irá mudar de opção!

7 tipos de absorventes – e como usá-los!

1 – Absorvente externo

absorvente externo

Encontrado em qualquer farmácia ou supermercado, com uma variedade enorme de marcas, o absorvente externo é certamente o mais popular de todos.

Normalmente são feitos de algodão com uma camada plástica e adesiva. Isso para fixá-lo na calcinha e impedir que o sangue menstrual manche a roupa. Além disso, alguns aumentam a capacidade de absorção e minimizam a sensação de umidade na vulva.

É importante saber se o seu fluxo é leve, moderado ou intenso para escolher o absorvente externo ideal. Além disso, leve em consideração o tipo de calcinha que você usa.

Também escolha o tipo de cobertura que pode ser seca, que impede a sensação de umidade na região da vulva, mas pode causar alergias e irritações, ou suave, que é mais macia e confortável, mas não impede a sensação de umidade na região da vulva.

Enfim, o absorvente externo é descartável, e não pode ser reutilizado.

Como usar

O absorvente externo pode ser utilizado:

2 – Absorvente interno

absorvente interno

O absorvente interno, ou simplesmente tampão, é discreto, perfeito para momentos de lazer – principalmente se esses momentos envolverem água, como praia ou piscina.

Eles são feitos de tubos de algodão, colocados no interior da órgão feminino.

Muitas mulheres não trocam o absorvente interno por nada. Em contraste, outras mulheres sentem desconforto ou não conseguem introduzir ou retirar o absorvente interno com facilidade.

Acima de tudo, quando o fluxo é muito grande, o ideal é usá-lo em conjunto com o absorvente externo.

Além disso, as mulheres que usam absorvente interno possuem maiores chances de ver a calça manchada.

Como usar

Primeiramente, para usá-lo, comece lavando as mãos para evitar infecções ou levar bactérias para a região intima. Depois, desenrole o cordão e estique-o. Encaixe o dedo indicador na base do absorvente, separe os lábios do órgão feminino com uma das mãos e com a outra empurre suavemente o absorvente no interior da genital.

Sobretudo, faça isso como achar melhor: de pé, com as pernas apoiadas em um lugar alto, de cócoras ou sentada.

3 – Coletor menstrual

Coletor menstrual

O coletor, também chamado de copinho menstrual, é uma ótima alternativa para substituir o absorvente durante a menstruação.

Suas principais qualidade é que é confortável, econômico e ecologicamente correto. Além de reutilizável, sua higienização é muito fácil de fazer. Sua vida útil pode chegar a 10 anos.

Além disso, a proliferação de bactérias é menor porque o sangue não fica em contato direto com a pele.

Em resumo, é um pequeno recipiente de silicone flexível, colocado no interior do órgão feminino.

O coletor menstrual pode ser encontrado em vários tamanhos e precisa ser escolhido de acordo com a idade e tipo de fluxo menstrual.

Como usar

Antes de colocar, lave bem as mãos e higienize o coletor. Depois, encontre a posição mais confortável, dobre o coletor, introduza na entrada do genital feminino e rode o coletor para que ele abra e gere o vácuo. Ele pode ser usado por 12 horas seguidas sem necessitar de troca.

4 – Calcinha absorvente

Calcinha absorvente

A calcinha absorvente é feita com três camadas de tecido: uma interna, evitando o contato direto com a pele; uma intermediária, onde o sangue fica armazenado; e uma externa, para que o fluxo não vaze.

Ela é lavável e reutilizável, e por se ajustar melhor ao corpo, costuma dar mais conforto e comodidade.

Ela funciona melhor para as mulheres com fluxo leve. Para mulheres com fluxo intenso, o ideal é combiná-la com o coletor menstrual.

Como usar

Para usá-lo é simples: basta colocar a calcinha e trocá-la todos os dias após 10 horas. Se o fluxo for um pouco mais intenso, troque-a a cada 5 horas.

5 – Esponja absorvente

esponja absorvente menstrual

As esponjas absorventes são práticas, fáceis e livres de produtos que causam irritação e alergias. Eles possuem vários tamanhos que devem ser escolhidos em função da intensidade do fluxo menstrual.

Esse produto ainda não é muito popular no Brasil, sendo mais conhecido e usado na Europa. Mas não se preocupe, você vai encontrá-lo em algumas farmácias, mercados e na internet.

Como usar

Inicialmente, as esponjas são introduzidas na região genital feminina, o mais fundo possível. Você pode escolher a posição que quiser, desde que seja a mais confortável para você. Ele pode ser usado por até 8 horas seguidas. Mas lembre-se, ele não possui um fio para puxar, o que pode dificultar a retirada.

6 – Absorvente de tecido

absorvente de tecido

O absorvente de tecido, também conhecido como absorvente ecológico, é o melhor amigo das mulheres e da natureza. Entre os tipos de absorvente, esse é o mais ecológico de todos.

O absorvente de tecido é lavável, feito de uma camada externa impermeável e outra interna, de tecido de algodão. Pode ser lavado e reutilizado, gerando menos lixo. Além disso, por ser feito de algodão, ajuda a manter a região íntima mais arejada.

Como usar

Ele pode ser usado da mesma forma que os outros, sendo indicado que seja posicionado no centro da calcinha e depois as suas abas sejam abotoadas para evitar que saiam do lugar. Normalmente, ele pode ser trocado a cada 6 horas.

7 – Protetor diário

protetor diário

O protetor diário é menor que os outros, sendo também mais fino e com menos capacidade de absorção. Consequentemente, seu uso é indicado no primeiro dia ou no último dia do período menstrual, uma vez que o fluxo não é intenso.

O uso frequente desse tipo de absorvente deixa a região íntima mais úmida e quente, favorecendo o desenvolvimento de infecções uma vez que não permiti circulação de ar.

Como usar

Coloque esse absorvente no centro da calcinha e pronto. Ele deve ser trocado, no máximo, de 4 em 4 horas.

Você entendeu como usar todos os tipos de absorvente? Então talvez você queira aprender outras formas de usar esses mesmos absorventes apresentados clicando aqui!

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.