Tipos de batons – Texturas + vantagens e desvantagens de cada tipo

Como um dos itens mais utilizados no mundo da maquiagem, o batom possui uma grande variedade de cores e tipos.

Tipos de batons

O batom é um dos cosméticos mais indispensáveis quando falamos de maquiagem. Fácil de usar, com diversas opções de cores e com o poder de transformar o visual, ele é um dos itens mais utilizados no universo da beleza. Por isso, existem também diversos tipos de batons, com texturas e funções diferentes para serem escolhidas.

Além do tradicional vermelho, existem muitas cores disponíveis atualmente, desde aquelas mais fortes até os tons de nude. Além disso, você pode investir também naquelas que combinem mais com o tom de pele dos seus lábios, que podem fazer toda a diferença no make. Peles negras, por exemplo, ficam muito bem com tons de nude mais amarelados, como o bege. Já peles mais pálidas, combinam mais com os tons de nude rosados.

Entretanto, é importante ter em mente que a boa cobertura não depende apenas do tipo de batom, mas também da saúde dos lábios. Por isso, não se esqueça de mantê-los sempre hidratados. Outra dica para ter uma boa cobertura é beijar um guardanapo depois da primeira aplicação e, depois disso, passar uma segunda camada. Isso garantirá a durabilidade do batom nos lábios.

Agora, vamos ao que interessa: os tipos de batons. A textura e o acabamento do batom pode fazer muito diferença na forma de aplicação e no efeito final, principalmente quando somados à cor escolhida. Por isso, fizemos uma lista para você decidir qual é seu tipo preferido.

Tipos de batom

1 – Batom cremoso

Tipos de batons
Fonte: Vanessa Nunes

Esse é tipo de batom mais comum quando falamos do assunto e nunca sai de moda. O batom cremoso é muito fácil de ser aplicado e possui duração média. Esse clássico, tem uma ótima cobertura, um brilho natural bem leve e uma textura macia, que pode ser bastante confortável para o dia-a-dia. Além disso, o batom cremoso pode nutrir bastante os lábios, agindo na hidratação. Alguns batons cremosos já possuem fórmulas hidratantes.

2 – Batom matte

Tipos de batons
Fonte: Pinterest

O batom matte se tornou muito popular entre as brasileiras nos últimos anos. Ele tem uma textura mais opaca e sequinha e sua durabilidade é mais alta do que a do batom cremoso. Além disso, ele é mais pigmentado do que os outros tipos de batons e necessita de menos retoques ao longo do dia. O batom matte pode ser encontrado no formato tradicional e no formato líquido, que deixa seu acabamento mais sequinho e aveludado ainda.

No entanto, apesar da sua textura dar um ar sofisticado à maquiagem, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar esse tipo de batom. Como sua fórmula é mais seca, o batom pode acabar craquelando, por isso é muito importante que os lábios estejam bastante hidratados. Além disso, se os lábios estiverem rachados, é bom evitar o batom matte, pois ele pode evidenciar ainda mais as rachaduras.

3 – Batom acetinado

Fonte: Época Cosméticos

Esse tipo de batom pode ser considerado um meio termo entre o tipo cremoso e o matte. Isso porque ele possui uma textura mais cremosa e brilhante que o matte, mas não tanto quanto o batom cremoso. Além disso, seu acabamento é mais seco que o do batom cremoso, mas não tanto quanto o do batom matte.

Sua cobertura é menos pigmentada que o matte e mais transparente, deixando um efeito delicado e discreto, por isso é uma boa opção para usar no dia-a-dia. Ademais, sua durabilidade é longa.

4 – Gloss

Fonte: Dicas de Mulher

Uma moda dos anos 90 que está voltando é o gloss. Esse tipo de batom é super versátil, pois pode possuir cor ou não, ter partículas de glitter ou não, e fica super bem como cobertura dos tipos de batons mais secos, como matte. Sua textura é bastante cremosa e dá o efeito de volume aos lábios. Além disso, suas versões com cor têm sido bastante utilizadas em maquiagens como formato de sombra, dando um efeito brilhoso às pálpebras.

Entretanto, a durabilidade do gloss é baixa e seu aspecto molhado pode dar a sensação de grude aos lábios. Mas, se isso não for um incômodo para você, o batom tipo gloss pode dar um charme a mais quando incorporado ao visual, além de ter ação hidratante.

5 – Batom cintilante

Tipos de batons
Fonte: Tudo sobre Make

O batom cintilante foi muito popular nas décadas de 80 e 90 e está voltando à moda. Sua pigmentação é baixa, mas pode ser utilizado como cobertura para outros batons, pois possui um efeito metalizado ou perolado, o que dá brilho. Além disso, quando usado só no centro da boca, dá um efeito de volume aos lábios.

Apesar desse tipo de batom possuir brilho, é bem mais suave do que o brilho do gloss, mas ainda muito charmoso. Possui durabilidade média e cai bem tanto em maquiagens diurnas quanto noturnas.

6 – Batom vinil

Tipos de batons
Fonte: Patricinha Esperta

O batom vinil tem um ótima cobertura, pois é bastante pigmentado. Por isso também, deixa a cobertura com cores ainda mais vibrantes e brilhantes. Sua textura é semelhante a do gloss, pois tem um efeito bastante cremoso. Além disso, dá um acabamento de verniz aos lábios.

Entretanto, assim como o gloss, o formato líquido do batom verniz pode dar a sensação de grude na boca e sua durabilidade é média.

7 – Lip Tint

Fonte: Akemi Perfumaria

Apesar de ser muito utilizado nos lábios, o lip tint não é exatamente um batom. Esse produto tem o formato líquido e é uma espécie de corante para os lábios e bochechas. Sua textura é bastante cremosa e está disponível nas cores vermelho e rosa. O lip tint está se tornando tendência nos últimos anos quando o objetivo é uma maquiagem mais leve, que passe mais a impressão de saúde do que de uma grande produção no make. E mesmo tendo um acabamento bem leve, o lip tint tem uma ótima fixação.

8 – Batom envernizado

Fonte: Mais Bonita Blog

Esse tipo de batom é bastante semelhante ao batom vinil no quesito brilho. Seu acabamento dá um aspecto molhado, como se houvesse verniz por cima do batom. Além disso, alguns batons envernizados possuem fórmula hidratante e uma maior pigmentação, o que dá mais destaque à cor. No entanto, sua durabilidade é de média para baixa.

Fontes: Catharine Hill Makevida Kenny Darling Sephora Blog

Imagens: Tri Curioso Vanessa Nunes Pinterest Época Cosméticos Dicas de Mulher Tudo Sobre Make Patricinha Esperta Akemi Perfumaria Mais Bonita Blog

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.