Tipos de leite materno – Como identificar e por que há diferenças

Incrivelmente existem variedade de tipos de leite na maternidade. A mãe é capaz de produzir diversas categorias de leite para o bebê.

Nunca adivinharíamos que há vários tipos de leite materno diferentes. A variedade de leite na maternidade é um fator bastante desconhecido para a maior das mamãe de primeira viagem. Cada um possui sua abundância de vitaminas e nutrientes necessária sobretudo para o crescimento do seu bebê.

A princípio é aí que se encontrar os anticorpos produzidos especialmente para afinal fortalecer a saúde da criança. O corpo da mulher se adapta a cada circunstância e é ditada de acordo com o tempo de vida do neném. O estímulo da amamentação é oportuno não só paras os pequeninos, mas também para as mamães.

Ou seja, ambos trabalham juntos para dizer ao organismo o que precisam e determinado momento. O ser humano é ou não é genial? Cientistas já comprovaram que as mudanças acontecem constantemente na maternidade. E tudo indica que o tempo de alimentação caminha juntamente com a relação de necessidade entre os dois.

Mudanças no corpo da mulher gestante

Secretaria da Saúde

Desde o princípio da gestação a mulher sofre extremas mudanças até se adaptar a maternidade. A barriga estica, os seios crescem e se enchem de diversos tipos de leite materno e até mesmo a pele e o cabelo ganham novos aspectos. Contudo, o que muita gente não imagina é que as transformações permanecem logo após o nascimento do bebê.

Às vezes a descoberta vem tardia e na prática quando não há muita informação. O fato é que o  leite das mamães mudam e assumem cores, texturas diferenciados. O ideal é que a mãe priorize a amamentação do filho em um único seio até o final, pois é aí se estimula ainda mais as mudanças necessárias.

Existe mais de uma tipo de leite materno?

Agora RN

Acredite se quiser, existem diversos tipos de leite materno durante a amamentação e estes se resumem em 4 importantes categorias de leite: colostro, leite materno anterior, leite materno intermediário e leite materno posterior. Parece surreal, mas são essas as fases que a mulher passa enquanto produz alimento para o seu filho.

Agora, vamos conhecer bem o que acontece e como saber diferenciar cada tipo. É bem fácil e visível de identificar, portanto não teremos dificuldades na explicação. Se você for mamãe recentemente aproveite para observar as transformações que a natureza humana lhe proporcionou e que vão manter o bebê saudável para o resto da vida.

Colostro

Rural pecuária

O primeiro passo da produção de leite materno é o melhor de todos os tipos, pois é que mais contém anticorpos em sua composição. Sua espessura e cor são bem mais grossos e pode ser mantida em produção até que a pequenino (a) complete os seus 7 dias de vida.

O intestino é órgão mais importante e mais despertado já nos primeiros dias de vida da criança. Antigamente o neném viva dos nutrientes ingeridos pela mãe, portanto não precisa se preocupar em encher a barriguinha. Logo após nascer eles passam a adquirir essa carência por ingestão de comidinhas. Mais especificamente o leite da mãe.

É por isso que esse tipo de leite materno existe, porque ele foi feito para dar esse primeiro estímulo ao sistema digestivo. É sobretudo necessário esse despertar interior do organismo para que a seja eficiente a alimentação do bebê.

Leite materno anterior

Mães que Escrevem

Curiosamente este tipo de leite materno é o que mais possui água concentrada no líquido. Normalmente costuma aparecer nas primeiras mamadas. Contudo, apensar de fácil sucção e alta concentração de lactose, essa categoria de leite não é suficiente para dar saciedade para o neném.

Se coloque no lugar. Pense que está com fome e ao invés de comer algo você toma um copo d’água. É claro que você continuará com fome e é isso que acontece com o bebê. Portanto, a solução é que se esgote o alimento do seio para vir novas variedade de leite na maternidade.

Por fim, não se preocupe, pois amamentar até o fim do leite no seio faz com que chegue até exato lugar onde há mais concentração de gorduras naturais. São essas substâncias presentes no líquido que darão sensação de estar cheinho e bem alimentado.

Leite materno intermediário

Umuarama Ilustrado

Chegamos afinal em uma fase importantíssima no que diz respeito a variedade de leite na maternidade. O leite intermediário é essencial para a saúde do bebê, porque tem muito proteína concentrada. Ele fica exatamente entre o leite anterior e o posterior. Que saber um bom sinal que você está produzindo esse tipo de leite?

Fácil! É só observar quando os seios estão cheios. Se constatar isso saiba que chegou enfim a fase intermediária da amamentação. Por incrível que pareça, esse tipo de leite materno aparece sobretudo quando o bebê entra no seu 14º dia de vida. Com o intestino já desperto e com a fome diária para ingerir todas essas vitaminas.

Leite materno posterior

Amamentar é Tudo de Bom

Talvez seria de dizer que o leite posterior é um dos mais importantes em se tratando de tipos de leite materno. É aqui que se concentra a saciedade do seu bebê. Afinal é só chegando aqui que ele dormirá tranquilo em intervalos maiores e feliz da vida. Pois a partir dessa fase o bebê começa a crescer saudável e cheio de energia.

Por isso, queridas mamães, que voltamos a ressaltar a importância da amamentação até o fim do alimento no seio. É exatamente neste ponto que está o pote de ouro que auxilia no desenvolvimento normal do seu filho. Então, aproveite para curtir esse momento e criar laços inseparáveis entre vocês. Independente da categoria de leite com certeza a amamentação é a mais ideal pra o seu bebê.

Existe algum tipo de leite materno melhor?

Nutri Total

Absolutamente não! Todas as variedade de leite materno surgem no organismo da mulher para suprir uma necessidade específica do recém-nascido. Portanto não se preocupe se é melhor ou se não é, pois ali está tudo que o pequeno precisa para crescer em perfeito estado de saúde.

Preocupe-se quando o bebê não esteja se alimentando ou demonstrando dificuldade na sucção. Caso contrário, seja feliz na amamentação, não se esqueça que amamentar não é sinônimo de dor e aproveite, pois passa rápido. Qualquer dúvida procure o seu pediatra e se informe sobre como anda a saúde do seu filho.

No mais, leia sobre maternidade em Fazer bebê arrotar – Importância do arroto e dicas de como ajudar o bebê

Fontes: Bonde, Bebê, Nutricia,

Fontes de imagens: Secretaria da Saúde, Agora RN, Exame, Rural Pecuária, Mães que Escrevem, Umuarama Ilustrado, Amamentar é Tudo de Bom, Nutri Total, Mãe Coruja

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.