Torrada – Origem, história, torradeiras e como fazer em casa

A torrada é a melhor pedida para um café da manhã suave e também para reaproveitar o pão amanhecido. Sua história é cravada no princípio de não desperdiçar o pãozinho e ganhou novas versões na hora do preparo.

Nada melhor do que comer uma torrada com uma sopa quentinha. Desde sempre temos este hábito delicioso durante o jantar ou nos dias de clima frio. Por outro lado, essa receita também é a preferida quando o assunto é manter a rotina fitness. Seja ela companheira dos pratos quentes ou frios o pãozinho seco, levemente desidratado, é famoso pelo mundo inteiro.

E como tudo na vida tem inicio, meio e fim, a torrada também tem a sua história. Portanto, nem sempre este prato maravilhoso existiu nas nossas vidas. Mas, assim que veio ao mundo, ganhou vários tipos e versões ousadas para compor os menus culinários e complementar o banquete de casa.

História de origem da torrada

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Mercado Livre

Precisou, a princípio, que um grande gênio chamado Charles Heudebert tivesse a super ideia de grelhar os pães em sua padaria para dar origem, em 1903, as famosas torradas. Aliás, o fato que o levou a tomar essa atitude foi a tentativa de evitar o desperdício em seu estabelecimento.

Desse modo, quando os pães ficavam duros, a freguesia se recusava a comprá-los. Isso, portanto, o obrigava a descartar a mercadoria. Jogar fora os pães do dia anterior não era do agrado de Charles. Afinal, trabalhar para comprar os ingredientes e por fim ter que jogar fora, não era uma atitude muito inteligente.

Até que um dia ele teve sobretudo uma brilhante ideia de fatiar os pães e grelhá-los para a freguesia. Simples assim. A recepção da torrada se tornou afinal tão grande que logo se popularizou e ganhou espaço na indústria. Consequentemente ela passou a ser a queridinha dos lares da época.

E assim, da França para o mundo, as receitas se multiplicaram e foram afinal aprimoradas para acompanhar vários tipos de pratos. Aliás, não dá para ignorar o fato de que foi bastante chão para chegar até aqui e um receitinha a mais de como comer o pão de cada dia é sempre bem vinda.

Torradeira elétrica

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Pinterest

Antes da popularização das torradas outro curioso inventor já estava em fase de teste para criar a torradeira. Foi assim que George Schneider, entre 1893 e 1900, a fim de melhorar a invenção, fundou um mecanismo extraordinário que revolucionou o modo de torrar os pãezinhos.

Sua primeira invenção lembra bem a estrutura de uma atual torradeira, apesar ser só a carcaça. A estrutura permitia fazer uma torrada por vez e era preciso bastante cuidado para não queimar os dedos na hora de retirá-las da grande. Mas, com o acesso restrito as pessoas mais próximas era impossível que todos desfrutassem de sua invenção.

Em 1903, vendo a extrema importância do novo objeto, a General Electric resolveu comprar a ideia e patentear a novidade. Este primeiro estilo eletrônico de torrar os pães recebeu o nome de GE D-12 Toaster. Claro que o aparelho recebeu alguns retoques.

E assim como as torradas as torradeiras também passaram, por fim, por um processo de evolução. Afinal, estamos em contante movimentação e a tendência é sempre melhorar.

Lloyd Groff Copeman

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Sports cards

O tempo passou até que, em 1913, nos EUA, viesse à tona mais uma criação. Lloyd Groff Copeman trouxe, além de várias outras invenções, o aprimoramento das torradeiras. Sua nova engenhoca agora permitia torrar a fatia de pão em ambos os lados ao mesmo tempo. Diferente da primeira torradeira elétrica.

O bom deste novo modelo é que não era mais preciso ficar esperando para que o pão não queimasse. Havia agora uma forma automática de desligar a torradeira no ponto certo da torrada. No entanto, foi somente em 1921 que Charles Strite criou o modelo mais convencional usado em quase dos as casas atualmente, o de expelir os pães do aparelho.

Graças a iniciativa desses, e sobretudo de outros inventores, hoje já é até possível comandar as torradeiras via internet. Alguns modelos, dependendo do objetivo do cliente, aceita pães congelados em seus equipamentos. E sem prejudicar o aparelho.

Mas, o importante mesmo é que as torradas inspiraram não só o mundo dos eletrodoméstico, mas também a cabeça de vários cozinheiros, bem como esperado. E foi assim que surgiram várias receitas incríveis para degustar e fazer em casa.

Receitas de torradas

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Pão e Vinho

Primeiramente, antes de fazer ou comprar a sua torrada, dê uma olhada na infinidade de receitas disponíveis para inovar no modo de fazer o seu prato. Do açúcar ao sal os pães crocantes ganharam sobretudo incrementos fáceis de fazer e que deixam muito mais saborosas as refeições.

Torrada com orégano

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Cookpad

Se o foco a princípio for acentuar o tempero da torrada e dar aquela lembrança gostosa de pizza, a torrada com orégano é a melhor opção. Atualmente é possível encontrar essa receitinha pronta para comprar, mas não se esqueça da lição do padeiro Charles Heudebert, evite o desperdício! Além disso, o passo a passo é simples de fazer e com certeza vai agradar a todo mundo.

Ingredientes

  • 1 baguete
  • manteiga
  • orégano
  • azeite de oliva

Modo de fazer

Não há forma mais simples de fazer. Portanto pegue a sua baguete e corte-a em rodelas dispondo as fatias em uma forma. Após cortadas passe um pouco de manteiga com um pouquinho de azeite. Posteriormente salpique o orégano por cima do preparo e leve ao forno até dourar.

Torrada simples

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Ana Maria Braga

Em contrapartida, para quem não gosta de muita invenção e prefere o jeito simples de fazer torrada, esta receita é ideal para você. Ela é a queridinha na hora de tomar uma sopa quentinha, ou cair de boca naquele caldo de galinha. Normalmente encontrada nas padarias, ou feita pela vovó, os pães tostadinhos crocantes, sem muita firula, estão no topo das preferências.

Ingredientes

  • 5 pães amanhecidos
  • manteiga a gosto

Modo de preparo

Separe a princípio os pães, de preferência amanhecidos, e fatie em rodelinhas. Pegue uma por uma e passe a manteiga em ambos os lados do pão. Disponha em uma forma e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até dourar. Retire e sirva como acompanhamento, ou sozinha se preferir.

Torrada com alho

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Hass

Pensou que só aquele pãozinho do dia do churrasco levava alho em sua receita, pensou errado afinal. A torrada também pode ser acrescida deste ingrediente tão saudável e não há mistério nenhum na hora de por a mão na massa. Dessa forma, guarde os pães amanhecidos e decore sobretudo essa dica maravilhosa para o seu café da manhã.

Ingredientes

  • manteiga
  • 4 dente de alho
  • sal e pimenta
  • orégano
  • cebolinha
  • azeite de oliva
  • pão baguete ou francês

Modo de preparo

Coloque o alho em um batedor e amasse-os até virar uma pasta. Não coloque sal na hora de socar, porque pode alterar o gosto do pão já temperado. Corte a baguete em fatias redondas e reserve em uma forma. Em uma só tigela coloque meia xícara de manteiga com o alho, o orégano, o azeite, sal e pimenta. Desse modo, misture até ficar homogêneo. Pegue novamente os pães e passe o conteúdo em ambos os lados. Leve para assar por 15 minutos e verifique se está dourado. Retire e sirva.

Torradas francesa

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Claudias’s Kingdom

A princípio quer impressionar a sua família no café da manhã? A torrada francesa é uma ótima pedida. Os gostinho gourmet das doces fatias de pães vão ganhar o paladar e os corações de todo mundo. O comum é encontrar as receitas salgadas, mas este jeito doce de fazer as coisas é rotina na França e já está se popularizando no Brasil.

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 4 ovos
  • manteiga
  • 1 colher (café) de sal
  • meia chávena de leite
  • canela em pó
  • 8 fatias de pão de forma

Modo de preparo

Pegue sobretudo todos os ingredientes e despeje em uma tigela e bata até ficar tudo bem misturado. Separe uma frigideira e coloque um pouco de manteiga de modo a untar sua superfície. Separe os pães e, um de cada vez, mergulhe na mistura até encharcar. Coloque na frigideira e deixe fritar dos dois lados até dourar.

Torrada de alho e caldo de galinha

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Mais Receita

Antes de mais nada dê uma olhada na imagem acima e veja o resultado da torrada com alho e caldo de galinha. Essa apetitosa receita é peculiar e seu aspecto amarelinho é o mais chamativo ao final do preparo. Seu tempo também costuma ser mais intenso que as outras maneiras de fazer torradas, portanto aproveite para fazê-la de prato principal na sua refeição.

Ingredientes

  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1 colher de sobremesa de alho picado
  • orégano a gosto
  • meio tablete de caldo de galinha
  • 8 pães

Modo de preparo

A princípio pegue a manteiga, o alho e o orégano e misture em uma tigela. Vá misturando com paciência até todos os ingredientes ficarem homogêneos. Reserve enquanto você corta os pães em rodelas. Assim que finalizar passe afinal o preparo nas fatias dos pães em somente um dos lados. Disponha em uma forma e leve ao forno pré aquecido, a 130º, e espere de 35 a 40 minutos. Retire e sirva em qualquer um dos horários das suas refeições.

Torrada low carb

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Cuidaí

No que diz respeito a receitas de torradas a low carb é a mais sensacional de todas. Os ingredientes são finos e ricos em vitaminas e sais minerais importantes para o organismo. Pode dar um certo trabalhinho na hora de fazer, mas os ganhos em relação aos outros preparos é muito maior no quesito saúde. Portanto aproveite as dicas e desfrute deste alimento no seu dia a dia.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de farinha de amêndoa
  • 2 colheres (sopa) farinha de coco
  • 1 colher (sopa) de coco ralado
  • 1/2 colher (sopa) de óleo extravirgem
  • canela em pó
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo

Escolha primeiramente uma tigela bem grande para não se arrepender na hora de misturar. Deposite todos os ingredientes e mexa bem até ficar tudo bem homogêneo. Desse modo, deixe de lado um pouquinho e pegue uma forma com separações em quadradinhos se você quiser um resultado bem bonito no final. Por fim, despeje o contudo com um papel manteiga sobre a superfície da forma e leve ao forno por 15 minutos a 200º.

Torrada com alho e parmesão

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Sabor Perfeito

Queijo hoje, queijo amanhã e queijo sempre! Não tem ingrediente melhor para dar aquele UP na torrada e deixar o café da manhã bem mais apetitoso. Fazer torrada em casa nunca foi tão fácil e com este incremento ficou ainda mais fácil de agradar o seu paladar, os dos amigos, da família e de quem mais tiver a sorte de experimentar essa receita.

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 dentes de alho
  • orégano e parmesão ralado
  • 4 pães amanhecidos

Modo de preparo

Separados afinal todos os ingredientes da receita pegue os seus dentes de alho e corte-os bem cortadinhos. Depois disso, fatie os pães em rodelas e reserve. Pegue sobretudo uma colher de sopa e vá untando e passando nas fatias em ambos os lados. Assim que acabar volte salpicando o alho, o orégano e o parmesão. Leve por fim ao forno pelo tempo de 10 minutos.

Torrada com ovo

Torrada - história de origem, torradeiras e como fazer em casa
Tudo Ela

Ante de tudo não dá para negar que este é um prato bem charmoso. A torrada com ovo no meio é uma delícia para quem ama um pãozinho com ovo na hora do lanche. Mas, essa receita é bem mais elaborada esteticamente falando e atrai muito mais os olhares na hora de servir e compor a mesa.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 2 fatias de pão de forma
  • azeite de oliva
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Embora pareça difícil fazer este tipo de torrada, não há segredos no preparo. Pegue a princípio as suas duas fatias de pão integral e com um copo faça um corte arredondado no meio e retire. Vai ficar um formato quadrado com uma bola vazia no interior. Feito isso aqueça uma frigideira antiaderente, coloque o pãozinho e torre somente de uma lado.

Posteriormente, antes que queime a torra, você vai quebrar o ovo no centro deixando-o fritar em fogo baixo. Aproveite este momento de cozimento para temperar da forma que gostaria o seu ovo. Se caso não gostar da sua gema inteira e molinha é só esperar que a base cozinhe e com cuidado virar o pão para o outro lado ficar mais durinho. Por fim, feito o procedimento, repita com o outro pão e com o outro ovo e está pronta a sua refeição.

Por fim, saiba mais sobre receitas de pães em Pão, como fazer? História, receitas básicas e curiosidades

Fontes: Cookpad, Receita de Vovó, Gazeta Online, Pinterest, Tudo Gostoso, Receitas de Minuto, Receitas de Pai, Cuidaí, Tudo Gostoso 2, Guia dos Curiosos, Origem das Coisas, Tudo Receitas, Reitaria, Tudo Receitas

Fontes de imagens: Mercado Livre, Mercado Livre 2, Pão e Vinho, Cookpad, Ana Maria Braga, Hass, Claudia’s Kingdom, Empório Cozeart, Mais Receita, Cuidaí, Sabor Perfeito, KirchenAid, Tudo Ela, Kitchenfordumies, Pinterest , Pinterest 2 , Sports Cards, El País

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.