Tratamentos para espinha – Como evitar, tratamentos + remédios caseiros

A acne é um problema que pode afetar todos os tipos de pele, até mesmo na vida adulta. Por isso, conheça alguns tratamentos para espinhas.

Tratamentos para espinha

A acne é um problema decorrente da inflamação de determinadas partes da pele. Isso ocorre quando as glândulas sebáceas, responsáveis por produzir o óleo corporal, o produzem em excesso. Dessa forma, a pele se torna muito oleosa e mais suscetível a apresentar espinhas. Além disso, quando os poros estão obstruídos, a possibilidade de aparecerem cravos e espinhas também é maior. Por isso, existem diversos tratamentos para espinhas que ajudam a evitar esse problema.

Apesar desse ser um problema mais recorrente na adolescência, as espinhas podem surgir também na fase adulta. Isso porque existem diversos motivos que podem levar ao aparecimento da acne. Estresse, alteração hormonal, genética, determinados alimentos e cosméticos podem causar esse problema.

Comidas muito gordurosas, como frituras, e cosméticos com uma textura muito oleosa podem influenciar muito para o aparecimento da acne, por exemplo. Isso porque, como foi dito anteriormente, a produção de óleo pelas glândulas sebáceas aumenta, obstruindo os poros e contribuindo para a proliferação de bactérias que causam inflamações. Assim, surgem as marcas indesejadas na pele.

Como decorrência do aumento de óleo, pode acontecer de você lavar o rosto muitas vezes ou deixar de investir na hidratação da pele. Dessa forma, a pele sofre um efeito rebote, produzindo ainda mais oleosidade. Ou seja, na tentativa de resolver o problema, ele acaba sendo agravado. Por isso, trouxemos alguns cuidados que você pode tomar e alguns tratamentos para evitar as espinhas.

Como evitar as espinhas

Tratamentos para espinha - saiba como evitar a acne
Fonte: Sempre Bem

Os cuidados com a pele e com no geral são muito importantes para evitar o aparecimento de espinhas. Além de produtos específicos que podem ser utilizados, manter uma alimentação saudável e uma rotina de cuidados com a cútis é fundamental. Ademais, procure um dermatologista se o problema se tornar frequente e a pele muito lesionada. Um especialista poderá receitar tratamentos com dermocosméticos e medicamentos próprios para o seu problema.

Agora, vamos conhecer alguns cuidados básicos que você deve ter para evitar as espinhas.

Mantenha uma rotina de cuidados

O principal para ter uma pele saudável e sem acne é manter uma rotina de cuidados. Por isso, mantenha e pele sempre limpa e hidratada. Não durma com maquiagem, sempre lembre-se remove-lá ao fim do dia. Além disso, prefira os produtos oil-free, para não aumentar a oleosidade da pele e obstruir os poros.

Manter a pele limpa é fundamental, pois isso irá impedir o acúmulo de impurezas como sujeira e poluição. A limpeza correta também ajuda na remoção do excesso de gordura da pele. Por isso, se você sofre com a oleosidade, busque produtos especializados em pele oleosa, utilize sabonetes esfoliantes e secativos também com ação anti-inflamatória para auxiliar no tratamento às espinhas.

Proteção solar

Tratamentos para espinha - saiba como evitar a acne
Fonte: Claudia

Outra parte importante na rotina de cuidados com a pele é a proteção solar. Por isso, não se esqueça de utilizar protetor solar ou produtos com fator FPS sempre que for sofrer exposição ao sol. Se sua pele já sofre com espinhas, saiba que protegê-la contra os raios solares faz parte do tratamento para espinhas, pois ameniza o aparecimento de manchas decorrentes da acne.

Dermocosméticos para espinhas

Se sua pele já está sendo afetada pelas espinhas, existem atualmente alguns produtos que podem ajudar a resolver esse problema. Gel secativos, por exemplo, podem ser aplicados na espinha para que ela desapareça sem deixar marcas na pele, assim como os sabonetes secantes. Esses produtos possuem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que eliminam as bactérias da região, evitando a inflamação da pele.

Além disso, procure cremes com alfa hidroxiácidos. Essa substância age fazendo uma esfoliação química na pele, de forma que desobstrua os poros, deixando-os livres de sujeiras e gordura. Assim, esse produto consegue evitar o aparecimento das espinhas.

Tratamentos para espinhas

Tratamentos para espinha - saiba como evitar a acne
Fonte: Beleza em Evidências

Apesar de existirem alguns hábitos que podem ajudar a evitar o aparecimento de espinhas, algumas vezes isso pode não ser o suficiente. Por isso, quando o problema com acne se torna mais grave, alguns tratamento são indicados. No entanto, é importante sempre consultar um dermatologista para acompanhar seu tratamento para espinhas.

Alguns tratamentos usados por especialistas, como esteticistas, são muito eficazes para limpar e desinflamar a pele. Tratamento com radiofrequência, fototerapia com luzes especiais, laser e luz pulsada, por exemplo, podem ajudar a evitar o agravamento do problema com acne antes de recorrer a medicamentos.

Medicamentos tópicos

Esse tipo de medicamento é prescrito por dermatologistas em casos de acne de grau 1 e impedem que novas espinhas se formem e também impedem as inflamações. Medicamento de uso tópico para tratamento de espinhas geralmente são encontrados em forma de creme e devem ser utilizados à noite.

Antibióticos

Alguns antibióticos conseguem agir na diminuição das bactérias da pele responsáveis por provocar a acne. Geralmente esses medicamentos são utilizados com algum outro produto no tratamento para espinhas e são indicados em casos de acne grau 2 ou 3. A Tetraciclina e a Eritromicina são alguns exemplos de antibióticos usados nesse tipo de tratamento, entretanto, só devem ser utilizados com acompanhamento médico.

Roacutan

Fonte: Tua Saúde

Também conhecido como Isotretinoína oral, o Roacutan é indicado por dermatologistas em casos de acne grau 3. Seu efeito anti-inflamatório e inibidor das glândulas sebáceas, secam as espinhas. No entanto, o medicamento apresenta alguns efeitos colaterais, por isso o tratamento com Roacutan deve ser acompanhado por um dermatologista.

Anticoncepcionais

Alguns tipos de anticoncepcionais, como os antiandrogênico, são indicados para controlar a acne, principalmente quando as espinhas aumentam no período pré-menstrual. Isso porque o excesso de hormônios androgênicos fazem com que a oleosidade da pele aumente, o que contribui para o aparecimento de espinhas. O Diane 35, Elani e Aranki são alguns desses anticoncepcionais, mas só devem ser utilizados com orientação de um médico ginecologista.

Tratamentos caseiros para espinhas

Além dos tratamentos já mencionados anteriormente, existem também alguns tratamentos caseiros para espinhas quando o grau da acne é mais leve. No entanto, é importante mencionar que nenhuma dessas receitas têm uma comprovação científica, por isso, deve haver cautela quanto ao seu uso.

Óleo de coco

O óleo de coco possui propriedades anti-dihidrotestosterona. Os dihidrotestosterona são hormônios responsáveis por causar a acne. Além disso, o óleo de coco é um ótimo hidratante natural e auxilia na redução de manchas causadas pelas espinhas.

Babosa

Fonte: eCycle

A bobosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma planta com propriedades cicatrizantes que ajudam a regenerar a pele. Além disso, essa planta consegue diminuir as marcas de acne e evitar que novas espinhas apareçam.

Chá verde

Outra receita de tratamento caseiro para espinhas pode ser feita utilizando o chá verde. Basta prepará-lo normalmente e aplicar a chá embebido em algodão na pele. Isso porque o chá verde possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a secar as espinhas e evitar as manchas.

Creme de pepino e açúcar

Fonte: Lufestyle ao Minuto

O creme de pepino e açúcar pode ser ótimo para combater a acne. Isso porque o pepino possui substâncias que ajudam a acalmar a pele e o açúcar promove uma esfoliação que remove as impurezas. Por isso, essa mistura pode auxiliar na redução das manchas quando utilizada a longo prazo.

Cebola e vinagre de maçã

O vinagre de maçã auxilia diminuindo a oleosidade da pele além de ter ação clareadora, o que ajuda a diminuir as manchas. Já a cebola possui ação antibacteriana, combatendo a inflamação causada pelas espinhas. Por isso, essa pode ser uma ótima receita para o tratamento contra as espinhas e para evitar as manchas.

Clara de ovo

Além do colágeno presente na clara de ovo, suas proteínas também são ótimas para melhorar o aspecto da pele. Por isso, o alimento pode ser usado como uma máscara caseira no tratamento contra a acne.

Gostou das dicas? Então saiba mais sobre produtos para cuidar da sua pele na loja online Pele de Pêssego.

Fontes: Minha Vida Adcos Tua Saúde

Imagens: Jefferson Almeida Sempre Bem Claudia Beleza em Evidências Tua Saúde eCycle Lifestyle ao Minuto

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.