Unha amarelada por esmalte – Causas e receitas caseiras para clarear

A unha amarelada por esmalte acontece devido a forte pigmentação que alguns esmaltes possuem, e que acabam sendo absorvidos.

Unha amarelada por esmalte

Quem não ama ir à manicure pintar as unhas, que atire a primeira pedra. Entretanto, usar produtos em excesso pode resultar em uma unha amarelada por esmalte. Por isso, o Área de Mulher separou quatro receitinhas infalíveis para te ajudar a resolver esse problema.

Todavia, antes de te passarmos as receitas, é importante lembrar que nem sempre são só os esmaltes que mancham as unhas. Caso o amarelado seja constante, você pode estar com algum problema de saúde, como, por exemplo, a falta de vitaminas ou diabetes. Ou seja, unhas amarelas podem denunciar problemas de saúde.

Entretanto, se você está com a saúde em dia, provavelmente, seu problema é o uso constante de esmaltes de cores fortes.

O que causa a unha amarelada por esmalte?

O que causa a unha amarelada
Foto: Rabiskos

Primeiramente, é importante ficar atenta ao porquê das unhas ficarem amareladas por esmalte. Bom, o que acontece é que nossas unhas são super porosas, com muitos espaços para respirar, e como alguns esmaltes possuem um pigmento muito forte, a unha acaba absorvendo e ficando com o aspecto amarelado.

Como clarear as unhas?

Como clarear a unha amarelada por esmalte
Foto: R7

Clarear a unha amarelada por esmalte e deixá-las novamente com um aspecto natural não é tão difícil como se imagina. Primeiramente, nossa dica principal é, que quando for lixar as unhas, prefira usar lixas de polimento. Isso porque, as comuns deixam as unhas ainda mais fragilizadas, ao contrário das de polimento que ajudam tirar o aspecto amarelado e deixam as unhas brilhosas.

Outra dica, é deixar a unha respirar por pelo menos 2 dias, antes de passar novamente o esmalte. Além disso, é importante lembrar também que passar a base por baixo do esmalte, também pode prevenir o amarelamento.

4 receitas caseiras para clarear a unha

1. Vinagre

Foto: Tua saúde

Para a receitinha com vinagre, você só precisará de 1 xícara de água morna, e 1 colher (sopa) de vinagre branco. Misture esses dois ingredientes e deixe as unhas de molho por 8 minutos. Logo depois, enxague e finalize passando um hidratante.

2. Suco de limão

Suco de limão para unha amarelada por esmalte
Foto: Doce limão

Outra dica fácil e simples, é o uso do limão. Para fazer essa receita, basta espremer um limão em uma tigela com água morna. Logo, deixe as unhas de molho por 10min. Ah, é importante lembrar de lavar muito bem as mãos após retirá-las do suco, já que o ácido do limão, quando entra em contato com o sol, pode manchar a pele.

3. Água Oxigenada

Foto: Beleza e saúde

Primeiramente, para essa receita, adicione duas colheres de sopa de água oxigenada (volume 10), em uma tigela de água morna. Após isso, deixe as unhas de molho por 10 minutinhos.

4. Bicarbonato de sódio

Foto: Ecycle

Por fim, está a receita utilizando o bicarbonato de sódio. Bem como nas outras, você precisará de uma tigela com água morna. Basta colocar 1 colher de bicarbonato na água e deixar a unha de molho por 5 minutos.

Importante: Para realizar as receitas, esteja sem esmaltes nas unhas!

Unha amarelada por esmalte – Checklist de como evitar

  • Deixe as unhas respirarem! Dê um pause nos esmaltes por, no mínimo, 2 dias;
  • Antes de usar o esmalte, lembre-se de passar a base primeiro;
  • Evite passar apenas cores escuras nas unhas, experimente apostar em cores claras;
  • Utilize as lixas de polimento, evite usar as lixas comuns.

Enfim, o que achou dessa matéria? Aliás, não se esqueça de conferir também: Unha redonda – Como fazer, cuidados e inspirações.

Fontes: EB, Terra.

Fontes das imagens: No papo das gurias, Rabiskos, R7Doce Limão, Beleza e saúde, Tua Saúde, Ecycle.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.