Unhas vermelhas – História do esmalte vermelho + 50 inspirações incríveis

Unhas vermelhas são uma tendência atemporal que nunca sai de moda. E a história de amor das mulheres com o esmalte vermelho é bem antiga.

Quando falamos em esmaltes, os vermelhos com certeza estão entre os favoritos da mulherada. E essa paixão por unhas vermelhas não é de hoje, visto que essa tendência é muito mais antiga do que muitos imaginam. Essa cor já era usada pelas mulheres da nobreza do Antigo Egito, há mais de 3500 anos a.C.

A unhas vermelhas representam força, poder, amor, paixão, feminilidade, além é claro ser uma cor de esmalte muito bonita. Por muito tempo na história, o esmalte vermelho era usado para distinguir as classes sociais, mas do século XX em diante caiu no gosto popular, e se tornou uma cor democrática entre todas as mulheres.

No entanto, mesmo que de tempos em tempos outras tonalidades ganham destaque entre os esmaltes favoritos, o vermelho nunca sai de moda, sendo sempre um ícone fashion de grande apelo. Não há como negar que as unhas vermelhas são um clássico, e assim como o pretinho básico, nunca erra. Elegante, moderno, feminino e descolado, o esmalte vermelho em todas as suas tonalidades é uma tendência atemporal.

Portanto, hoje iremos conhecer a história do esmalte vermelho e conferir diversas inspirações de unhas vermelhas que vão agradar todos os gostos.

História do esmalte vermelho

Mãos de Princesa

As unhas vermelhas fazem parte da estética feminina há milhares de anos. Sendo assim, vamos conhecer a história do esmalte vermelho, usado como adereço de poder por mulheres ao longo dos séculos.

O primeiro registro do uso de coloração vermelha nas unhas, vem do Antigo Egito, há mais de 3500 anos a.C. Naquele tempo, as mulheres comuns usavam henna preta nas unhas, deixando os tons de vermelho apenas para a realeza. Desse modo, o tom vermelho era usado como um símbolo de riqueza, poder e soberania.

Na China, o vermelho também representava um status social elevado, torando a cor muito mais desejada e marcante. E assim foi por muito tempo. Na dinastia Chou, 600 anos a.C , as cores das unhas tinham o papel de separar as mulheres nobres das comuns. Sendo assim, as mulheres não nobres usavam somente cores claras, enquanto o vermelho era a cor da ostentação, reservada apenas as mulheres poderosas da época.

Contudo, com a igreja católica ganhando cada vez mais poder e influência, no século XIX o recato se tornava uma virtude indispensável. Sendo assim, qualquer demonstração de extravagância era tida como algo ruim, e isso incluía as cores chamativas, como o vermelho.

Então, dentro do contexto religioso, o vermelho era tido como a cor da carne, do pecado, do diabo e da tentação, e assim caiu em desuso, mesmo que momentaneamente. Não demorou muito para que as unhas vermelhas ganhasse destaque novamente, tendo uma volta triunfal, marcando toda uma época.

Retorno do esmalte vermelho

Fashion Bubbles

Com a Primeira Guerra Mundial, as mulheres foram obrigadas a desempenhar papéis que até então eram exclusivamente masculinos, assumindo seus postos de trabalho. Para se ter uma ideia, na Grã-Bretanha, cerca de dois milhões de mulheres ocuparam os cargos de seus maridos nas fábricas.

Desse modo, as mulheres trabalhadoras começaram a usar uniformes, cortar os cabelos e desempenha o trabalho pesado. Então, a feminilidade se escondia nos detalhes, como o esmalte e o batom, que a essa altura abandonava as cores claras, abrindo espaço para o retorno do vermelho, como cor imponente.

Sendo assim, as unhas vermelhas se tornaram um marco da década de 1920, graças as divas de Hollywood. Elas usavam o esmalte vermelho para compor a sua imagem regada a poder, atração, desejo e paixão. Além disso, o vermelho tem poder de estimular o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dando energia ao corpo e elevando a autoestima. Ou seja, tudo que as mulheres precisavam naquele período pós-guerra.

E ainda hoje, cem anos depois, o esmalte vermelho continua como um dos preferidos de todas as mulheres, independentemente de classe social. Portanto, isso diz muito a respeito do momento histórico em que vivemos, onde a mulher tem mais poder do que nunca e busca ainda mais. Então, as unhas vermelhas contribui para uma imagem de poder e autoconfiança, com um ar de feminilidade e sensualidade.

Inspirações de unhas vermelhas

Viu só, como as unhas vermelhas são marcantes? São vários tons de esmalte vermelho e infinitas possibilidades de unhas vermelhas. Portanto, selecionamos algumas inspirações com esmalte vermelho para todos os gostos e estilos. Confira a seguir:

Unhas vermelhas com filha única para dá um charme a mais

Usar joias nas unhas vermelhas deixa a produção mais poderosa e luxuosa

Temas natalinos e românticos combinam super com unhas vermelhas

Unhas vermelhas lisas são um clássico atemporal

Unhas vermelhas com adesivos para fugir do tradicional

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Sete camadas de esmalte, o que é? Para que serve e como fazer em casa.

Fontes: Fashion Bubbles Dicas de Mulher Oi Bonita 

Imagens: Dicas de Mulher Dicas de Mulher Mãos de Princesa Fashion Bubbles Pinterest 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.