Ursinho de pelúcia, origem e por que são importantes na infância

Lembra do seu ursinho de pelúcia ainda hoje? Saiba como eles foram criados e por que eles são tão importantes para o desenvolvimento das crianças.

Descubra como surgiu o ursinho de pelúcia e porque são importantes

Você já se perguntou como o ursinho de pelúcia surgiu? Afinal todo brinquedo tem uma origem e uma explicação de como surgiu e com o urso de pelúcia não poderia ser diferente.

Então vamos a explicação para o surgimento do urso de pelúcia. Na verdade não existe apenas uma versão para a história, mas vamos te contar das duas que existem. Tudo começa no século 19, nos Estados Unidos.

A primeira versão diz que o presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, teria sido convidado para uma caçada de ursos. No entanto, ele teria se recusado a participar do evento e isso teria dado inspiração para a invenção do urso de pelúcia. O brinquedo foi chamado de teddy-bear, em homenagem ao presidente que era apelidado de Teddy.

A outra versão, diz que o presidente até foi a caçada, mas que se recusou a matar o urso. O fato foi super divulgado pela mídia e isso inspirou Morris Michtom a criar o urso de pelúcia. O sucesso foi tão grande que isso possibilitou que ele criasse a Toy Company, que é uma das maiores empresas de brinquedos que existe.

Importância dos ursos de pelúcia para as crianças

Com certeza você já deve ter tido um urso de pelúcia preferido ou conhece alguém bem próximo que teve. A ursos de pelúcia são um dos brinquedos favoritos de algumas crianças e desenvolvem também um papel importante no desenvolvimento das crianças. Confira agora algumas das razões pelas quais os ursos são importantes.

1 – Conforto

Descubra como surgiu o ursinho de pelúcia e porque são importantes

De acordo com os pesquisadores da universidade de Nova York, o ursinho de pelúcia ajuda a confortar nos momentos de estresse e angústia. Isso porque o ursinho representa um pedaço da mãe que sempre está presente. Por isso, nós primeiros anos de vida o urso é muito importante para essa sensação de segurança mesmo quando a mãe não está por perto.

2 – Percepção do mundo externo

Descubra como surgiu o ursinho de pelúcia e porque são importantes

Algumas crianças tem apego a um urso em específico, principalmente nos primeiros anos de vida. Acontece que é a partir dessa idade que os pequenos começam a reconhecer o mundo externo e a lidar com ele de alguma maneira. O urso, que passa essa sensação de segurança e conforto, ajuda muito nessa fase de novas descobertas. Dessa forma as crianças não se sentem rejeitadas pela ausência da mãe. Pois elas sabem que tem o urso e se sentem mais corajosos para explorar o mundo externo.

3 – Imaginação

Descubra como surgiu o ursinho de pelúcia e porque são importantes

O urso de pelúcia também é um brinquedo com o qual se criam histórias. Esse tipo de brincadeira estimula a imaginação. Além disso, a criança conversa e até desabafa com os brinquedos, o que também ajuda no desenvolvimento emocional.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Produtos de bebê proibidos lá fora, mas que ainda usamos no Brasil.

Fonte: Site de Curiosidades, Meu Mundo Personalizado.

Imagens: Guia Infantil, Vix, Valentina Kids, Pixabay.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.