Vinagre de maçã – Benefícios, formas de usar e receita caseira

O vinagre de maçã é faz bem para a pele, para o cabelo e ainda ajuda a emagrecer. Conheça outras funcionalidades do produto para o dia a dia.

O vinagre de maçã é um líquido fermentado super eficaz para a saúde. Seus benefícios incluem, principalmente, a melhora da digestão, a perda de peso, além de ser uma grande fonte de vitaminas como fósforo, cálcio, magnésio, potássio e probióticos.

Diferente das outras formas de se fazer o vinagre a partir de componente alcoólicos, os que usam frutas como framboesa, maracujá, kiwi, laranja, tangerina, arroz, malte, milho, vinho são mais saudáveis. Isso só é possível se o alimento tenha a presença natural do açúcar em sua composição.

Benefícios do vinagre de maçã

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: menshealth

Cada frasco deve conter 5% de ácido acético e 95% de água e, com isso, o vinagre de maçã proporciona vários benefícios como os listados abaixo.

Emagrecer

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: leiteenergiaedesporto

O vinagre de maçã ajuda a acelerar o metabolismo e reduz a insulina, ou seja, a quantidade de açúcar do organismo. Essa atuação direta na quantidade de glicose é importante, porque o mesmo retarda a sensação de fome que temos durante uma dieta, ou reeducação alimentar.

Essa ânsia por comida é provocada pelo açúcar e, portanto, é bem o ponto onde os componentes químicos do vinagre atua. Mas, cuidado, esse líquido só deve ser ingerido por pessoas que não tem problemas gástricos como úlcera, gastrite, porque é muito ácido.

É bem simples de usar! Se possível, acrescente 2 colheres de vinagre a 100, ou 200 ml de água e beber, ou acrescentar essa quantidade na salada. É importante que ambos os processos sejam feitos antes da alimentação principal.

Melhora a pele

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: denverholisticmedicine

As propriedades adstringentes do vinagre de maçã são, portanto, eficazes para pele, porque atuam contra inflamações e outras doenças de pele recorrentes como espinhas e descamações. Esse processo se dá graças a atuação do ácido presente no líquido contra as bactérias.

É tipo mais rústico do vinagre é o ideal para o procedimento, ou seja, o não refinado. Basta, sobretudo, diluir em água na medida de uma 1 por 4 e aplicar sobre a pele uma vez por dia. Mas, lembre-se de observar se não despertou alguma reação alérgica. Caso sim, suspenda imediatamente o uso.

Para os cabelos

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: beautifulhairmckinney

Para os cabelos ressacados e com bastante frizz o vinagre de maçã é indicado, porque pode equilibrar o pH, ou seja, a acidez dos fios. Essa aparência quebradiça não mais existirá, pois o líquido irá preencher as cutículas. Além disso, é um ótimo combatente de caspas.

Para usar basta aquecer um copo de água e colocar, sobretudo, 1 colher de vinagre. Após isso, aplique no cabelo espalhando bem pelos fios e na sequência lavar o cabelo normalmente. Não se preocupe, o cheiro não fica, porque os produtos de lavagem iram camuflar o odor.

Cicatrizar cutículas

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: dradanielafigueiredo

Como foi dito, a fermentação das frutas é também atuante, sobretudo, contra as bactérias e germes. Com isso, se caso você estiver com algum problema nas unhas este pode ser um ótimo remédio. Contudo, não é necessário usar uma enorme quantidade, apenas uma gota diária sobre a unha é o suficiente para a cura.

Outros benefícios para a saúde

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: maxliving

Além dos benefícios vistos acima, o vinagre de maçã é uma importante fonte de energia. Ou seja, é indicado para a prática de exercício físico e atua no melhor funcionamento dos órgãos.

Além de seus usos externos, o vinagre de maçã também ajuda no funcionamento dos órgãos. Isso acontece, porque suas propriedades são desintoxicante. Isso beneficia e muito, por exemplo, o fígado, pois ele é responsável na eliminação das substâncias impuras do corpo.

Outros lugares do organismo que se beneficiam do uso são as articulação. Portanto, quem estiver com problemas como reumatismo, não se contenha em aderir ao cotidiano.

A sua alta redução dos níveis de açúcar que auxiliam no emagrecimento são também pontos positivos para os diabéticos, porque auxiliam no equilíbrio da glicose no sangue.

Receita de vinagre caseiro

Vinagre de maçã - benefícios, formas de usar e receita caseira
Fonte: mariasfarmcountrykitchen

Para quem quiser produzir o próprio vinagre é preciso apenas algumas maçãs e água. Mas, prepare-se, é um processo bem demorado, porque a fermentação leva tempo. Tendo isso em vista, após picar a fruta em pequenos pedaços, bata no liquidificar com água (aproximadamente metade da quantidade de maçã).

Depois disso conserve em um local longe do sol em temperatura ambiente por mais ou menos 4 ou 6 semanas. Um observação importante é que não pode preencher completamente o recipiente, porque é preciso espaço para ocorrer a fermentação.

Completado o passo a passo anterior, retire o líquido e coloque, portanto, em um local maior, tampe com um pano e deixe por 3 dias.  Por fim, o vinagre está pronto para uso.

Afinal, gostou dessa matéria? Sendo assim, leia também: Óleo de rosa mosqueta – O que é, benefícios, como usar e receitas. 

Fontes: minhavida, tuasaude. Beleza e Saúde, Ecycle, Runners, Unimed.

Imagem de destaque: timesofindia

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.