Visagismo, o que é? Para que serve e principais técnicas

O Visagismo é uma técnica de beleza criada na década de 30, pelo maquiador e cabeleireiro Fernand Aubry. Entenda melhor sobre!

Visagismo, o que é? Para que serve e principais técnicas

Você já ouviu falar sobre visagismo? Se ainda não, ou se deseja saber um pouco mais sobre o assunto, portanto, veio ao lugar certo. Aliás, o Área de Mulher separou todas as informações sobre o assunto.

De modo geral, o visagismo é usado para valorizar a beleza de uma face e criar uma imagem pessoal autêntica, de acordo com as características físicas de cada indivíduo. O termo deriva da palavra francesa visage, que significa rosto.

Criada na década de 30, pelo maquiador e cabeleireiro Francês, Fernand Aubry, a técnica de beleza começou a ser reconhecida apenas no ano de 2002. Aliás, esse reconhecimento veio a se realizar quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro “Visagismo: Harmonia e Estética”.

Então, sem mais delongas, fique abaixo com as melhores informações sobre o Visagismo. Realizado por visagistas e, também, por profissionais da beleza, como, por exemplo, esteticistas e artistas plásticos .

Visagismo, o que é e pra que serve?

Imagem: Rosa com Mel

O visagismo pode ser definido como um conjunto de técnicas utilizadas para valorizar a beleza de um rosto, através de muito estudo, analisando vários fatores, como, por exemplo, o formato do rosto, cor da pele, feições e também a personalidade de cada indivíduo. Então, através dessas técnicas, define assim, os cosméticos, tintura e corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas ideais.

Portanto, nota-se que o principal objetivo dessa técnica é a harmonização das características de cada pessoa, a fim de realçar tanto sua beleza interior, quanto a exterior.

É importante lembrar que visagismo deve ser realizado por profissionais especializados, chamados de visagistas. No processo, o profissional leva em conta tanto fatos estéticos, quanto fatos da vida pessoal.

Principais técnicas do visagismo

Imagem: Ead UCS

As principais técnicas usadas no Visagismo, segue os arquétipos criados pelo psicanalista Carl Jung. Primeiramente, são definidos os temperamentos de beleza e formatos de rosto, após isso, é feito um estudo de como o indivíduo deve cortar o seu cabelo, se maquiar, fazer sua sobrancelha, entre outras conclusões. Confira abaixo.

Temperamentos

  • Beleza sanguínea: Caracterizada pela energia e vibração. Pessoas de beleza sanguínea são extrovertidas, dinâmicas, destemidas e criativas. Portanto, transmitem muita alegria por onde passam.
  • Beleza colérica: Pessoas de Beleza Colérica são cheias de atitude, força, coragem, determinação e liderança. Aliás, tendem a ser pessoas poderosas.
  • Beleza fleumática: Pessoas fleumáticas irradiam serenidade e espiritualidade. São meigas, amorosas e acolhedoras. Além disso, são super amigáveis e diplomáticas.
  • Beleza melancólica: Esse tipo de beleza representa elegância, sofisticação e sensibilidade. Portanto, a beleza melancólica, inspira charme e calma, e tende a ser artística.

Formatos de rosto

Visagismo, o que é? Formato de rosto
Imagem: Ariana Nasi

Como se tornar visagista?

Para se tornar um especialista em visagismo, é necessário ter uma formação. Aliás, são muitos conceitos teóricos, como, por exemplo, princípios biológicos e psicológicos, para aplicar a técnica.

Através do site do Ministério da Educação, é possível verificar a lista de faculdades reconhecidas, que oferecem cursos de visagismo. A formação é classificada como graduação tecnológica e tem duração de dois anos e meio.

Enfim, o que você achou sobre o Visagismo? Aproveite para conferir também: Gua Sha, o que é? Benefícios, como fazer e técnicas de massagem.

Fontes: Casa WO, Ead UCS, Depylaction.
Fontes das imagens: Marcia Maria, Ariana Nasi, Rosa com Mel, Ead UCS.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.