9 vitaminas importantes para os cuidados com a pele do rosto

O consumo de vitaminas para a pele como a A, B2, B3, B5, B6, B7, C, D e E trazem benefícios para o corpo literalmente de dentro para fora.

O ditado que diz que a beleza vem de dentro para fora tem mais sentido que você imagina. Em outras palavras, cuidar do nosso organismo traz benefícios visíveis, como por exemplo consumir vitaminas para a pele, que hidratam e nutrem nosso corpo literalmente de dentro para fora.

Conhecer quais são essas vitaminas é imprescindível para cuidar da pele, pois cremes e skincare sozinhos podem não dar conta do recado. O consumo desses micronutrientes impactam muito na pele, e a falta deles trazem transtornos visíveis, como aumento de rugas, linhas de expressão, acne e aspectos muito seco ou muito oleoso.

As vitaminas responsáveis por ajudar com os cuidados da pele são: A, B2, B3, B5, B6, B7, C, D e E. Dentre seus principais benefícios, destacam-se as ações anti-inflamatórias, produção de colágeno, hidratação, nutrição e muito mais.

Neste post, você vai conhecer:

  • Vitamina A
  • B2
  • Vitamina B3
  • B5
  • B6
  • Biotina B7
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • E

Vitaminas para a pele que vale a pena conhecer

1. Vitamina A

Também chamada de Retinol, a vitamina A é importante para o processo de formação da pele e da manutenção dela para que se mantenha saldável. Seu principal benefício é seu efeito rejuvenescedor, pois ela atua na renovação celular, atuando contra a flacidez da pele. Dessa forma, ela ajuda na desobstrução dos poros, assim então prevenindo os cravos e combatendo a oleosidade.

A vitamina A é encontrada em alimentos de origem vegetal e animal. Você pode ter fonte desses micronutrientes consumindo fígado, peixes, ovos, espinafre, mamão, manga, goiaba vermelha, abóbora, couve, espinafre, caju, cenoura, moranga, couve, entre outros.

2. Vitamina B2

Importante renovador celular, a vitamina B2 não pode faltar no seu dia-a-dia, pois a falta dela é uma das razões da pele ressecar, além de ajudar no aparecimento de dermatites e inflamações. Isso acontece porque ela é uma das responsáveis por ajudar na circulação sanguínea, que leva o oxigênio par a sua pele.

Como consequência do seu uso, ela auxilia em ter uma pele hidrata e mais firme, combatendo assim os sinais do envelhecimento. As maiores fontes da vitamina B2 são os laticínios, como leite, queijo e iogurte.

3. Vitamina B3

A vitamina B3 é um importante aliado a pele combatendo cravos e espinhas. Desse modo, ela equilibra a produção de sebo das peles oleosas e aumenta a produção de ceramidas, garantindo a hidratação de dermes secas. Enfim, ela também facilita a circulação sanguínea em todo o corpo. As principais fontes desse micronutriente são ovos e grãos.

4. Vitamina B5

Muito importante para prevenir a acne, a vitamina B5 é rica em propriedades anti-inflamatórias. Ou seja, ela estimula o processo de regeneração natural da pele. Dessa forma, ela ajuda também a eliminar as manchas causadas pela acne. Outro grande benefício é seu poder de hidratação profunda, que faz com que a pele absorva humidade rapidamente.

Dentre os alimentos que possuem a vitamina B5, estão grãos, sementes e leguminosas, como sementes de girassol, farelo de trigo, soja cozida, nozes, amendoim, castanha de caju, feijão preto, lentilha, ervilha e grão de bico.

5. Vitamina B6

Do mesmo modo que a vitamina B5, a vitamina B6 também estimula o processo de regeneração da pele, através da renovação celular. Além disso, ela possui ação cicatrizante e age no sistema imunológico do corpo. Por fim, é possível encontrar o nutriente em alimentos como batata, banana, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum e abacate.

6. Biotina B7

Amendoins, avelã, amêndoa, castanha de caju, farelo de trigo, farelo de aveia, ovo cozido e nozes. Estes alimentos tem um nutriente em comum: a biotina, mais conhecida como B7, que faz parte das vitaminas do complexo B. Portanto, esse nutriente auxilia na saúde dos cabelos, unhas e pele. Ela atua como coenzima no metabolismo energético, em outras palavras, ela é importante para diversas reações no organismo.

7. Vitamina C

Vitamina C é um poderoso antioxidante que tem o poder de reverter os sinais do envelhecimento da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão, devolvendo o viço e melhorando a firmeza. Além do mais, ela ajuda a clarear manchas da pele e estimula a produção de colágeno.

Entre as principais fontes de vitamina C, estão brócolis, couve, pimentão amarelo, caju, goiaba, mamão, manga, acerola, kiwi, laranja, limão, morango, abacaxi, salsa e tangerina.

8. Vitamina D

A vitamina D, também conhecida como calciferol, é uma das mais importantes para o organismo humano. Seu principal processo de produção é através dos raios solares. Conforme os raios UV entram em contato com a pele, eles transformam o colesterol em vitamina D. Dentre os seus benefícios, destacam-se, sobretudo, a regeneração da derme e da epiderme, a estimulação da cicatrização e do reparo tecidual. Além disso, ela tem o poder de acelerar a recuperação da barreira cutânea.

9. Vitamina E

Também conhecida como tocoferol, a vitamina E é um micronutriente lipossolúvel, um antioxidante que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento, prevenindo o câncer da pele, a diabetes e equilibrando os níveis de colesterol. Além disso, ela auxilia no funcionamento muscular, metabolismo do fígado e fortalecendo o sistema imunológico do organismo.

É possível, sobretudo, encontrar a vitamina E em alimentos. Boas fontes são sementes de girassol, amendoim, amêndoas e nozes, óleos de milho e soja, gérmen de trigo, azeite de oliva, vegetais de folhas verdes, fígado, gema de ovo.

Fontes: Lancome, My Ocean Drop, Minha Vida, Uol, Uol.

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.