Aprenda quais os tipos de cebola ideais para cada prato

Você já deve ter reparado que existem vários tipos de cebola. O que você ainda não sabe é o quanto pode mudar o sabor do seu prato escolhendo a cebola certa.
Ao caminhar pela feira ou pelo supermercado normalmente estão lá a tradicional cebola amarela e a roxa, normalmente usadas em sanduíches gourmet. Mas depois que você der uma olhadela na lista que o Área preparou para você, vai começar a perceber que existem várias outros tipos a venda.
Seja você um mestre cuca na cozinha ou um projeto de iniciante na cozinha, este post vai dar um saborzinho diferente nos seus preparos. Confira:
Principais tipos de cebola
1. Cebola Amarela ou Pera
Esta é a mais tradicional na mesa dos brasileiros e a mais vendida nos mercados. Tem como característica o sabor mais intenso e ácido. Seu tamanho também costuma ser maior que o dos outros tipos de cebola. Ela é indicada para refogados, assados, molhos e ensopados.
2. Cebola branca
Essa apesar da casca branca, é muito semelhante a cebola amarela. O sabor é intenso e ácido. E também é indicada para molhos e refogados. Se pretende acentuar o gosto da cebola e dar aquela encorpada ao caldo, esse é o tipo ideal.
3. Cebola roxa
Essa é mais utilizada nos Estados Unidos. E é ideal para ser comida crua, como por exemplo em saladas e sanduíches. Ela se difere no precinho um pouco mais alto que as outras, e o sabor é menos ácido e mais adocicado. Caso você queira preparar um vinagrete, guacamole ou a cebola caramelizada, use essa!
E tem mais, estudos comprovam que a cebola roxa trás muitos benefícios à saúde. Ela é composta por antocianinas, um tipo de antioxidante para o organismo.
4. Cebola doce ou Vidalia
Sabe aquela cebola empanada? A famosa onion rings? Então, é esta a cebola usada para fazer aquela delícia. Também é típica dos Estados Unidos, com gosto adocicado e alto teor de água. A principal característica é seu formato achatado.
5. Cebola Pérola ou bebê ou Chalotas
Esta é uma pequena cebola, usada para fazer aperitivos e refogados com carne. Como também é adocicada é muito usada para fazer também conservas, compotas e pratos delicados. Muito usada na culinária francesa. O corpo é alongado, de aroma sutil e derrete por completo ao ser cozida.
Você vai precisar dessa dica após cozinhar com as cebolas: Como acabar com o cheiro de cebola e de alho das mãos.
Fonte: Daiene calmon
Imagens: Gazeta do povo, cozinha da lbo