Batata asterix – Conheça seus nutrientes e truque para ficar super crocante

Você já ouviu falar da batata asterix? Certamente, ela é uma das melhores espécies para fritar e, se preparada do jeito certo, fica uma das mais crocantes.

Certamente batata é uma das coisas mais gostosas do mundo, ainda assim existem vários tipos para escolher. Você conhece a batata asterix? Provavelmente não, ainda assim devia conhece-la.

Primeiramente, para identificá-la, a batata asterix possui a casca rosada espessa e o interior mais amarelado. Além disso, ela possui alto teor de amido e  apresenta boas características tanto para o cozimento como para fritura.

Quando preparada ela tem delicioso e característico aroma e também é bastante cremosa.

Quer saber mais sobre ela? Nós da Área de Mulher te contamos.

Qual a diferença da batata asterix?

Batata asterix - o que é + como fritar de um jeito que ela fique crocante
Ceagesp

Primeiramente, a melhor forma de preparar essa batata é fritando. Muito utilizada industrialmente na fabricação de batatas pré-fritas congeladas, ela proporciona ótimo aproveitamento no corte em palitos.

Acima de tudo, ela não é a única batata roxa. Ela é uma variação da batata doce bem específica. Ao procurá-la, busque por seu formato mais alongado e longitudinal, nada achatado. Além disso, seu interior é mais amarelado e casca espessa, não tão fina.

Informação nutricional da batata asterix

Fonte: Portal Viva Fit

Falando

de nutrição, a batata asterix possui ótimas propriedades. Uma batata, quando cozida, possui 154 calorias, sendo 34 de carboidrato e pouco menos que 1 grama gordura. Além disso, em uma porção de 100g desse alimento, ainda existem 1,9 gramas de proteína e 1,7 gramas de fibra alimentar.

Ainda mais, a batata asterix é recomendada por possuir antioxidantes, compostos que neutralizam os radicais livres que são prejudiciais a nossa saúde. Portanto, a batata asterix pode contribuir com a diminuição do risco de uma doença cardíaca. Por outro lado, a cor avermelhada da casca dessa batata indica a presença de um outro antioxidante, as antocianinas, capazes diminuir lipoproteínas e combater os radicais livres.

A batata asterix também possui ferro, potássio, vitaminas C e B, fósforo e outros nutrientes, além de ser fonte de carboidratos que são utilizados conforme gastamos energia. Ou seja, quem disse que um alimento super rico em nutrientes não pode também ser muito saboroso? completo.

Quer saber como preparar da forma mais deliciosa essa batata tão diferente e saborosa? Confira!

Receita de batata asterix: como fritar para ficar mais crocante

Batata asterix - o que é + como fritar de um jeito que ela fique crocante
GShow

Antes de tudo, para fritar batatas frescas o ideal é o truque do vinagre. Esse truque reduz ainda mais a umidade dos alimentos antes de levar para imersão em óleo. Consequentemente, eles ficam mais sequinhos e crocantes como num passo de mágica.

  1. Primeiramente, descasque as batatas.
  2. Em seguida, corte as batatas em palitos e coloque todos os pedaços submersos em uma vasilha com água (1 litro) e vinagre (1 colher de sopa) por 10 minutos.
  3. Por fim, escorra a água, seque as batatas em papel-toalha ou em um pano de prato bem limpo e não usado e frite no óleo bem aquecido a 190°C.
  4. Quando começarem a ficarem com as pontas douradas, pegue as batatas com uma escumadeira e seque o excesso de óleo com um papel toalha.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você, certamente vai gostar ainda de ler essa outra aqui: Batata frita pode ser mais saudável que a cozida, diz estudo

Fonte: VIX

Imagem de destaque: Gardening Clues


Outras postagens

1 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários