Receitas

Grão-de-bico – Como cozinhá-lo sem perder nutrientes?

O grão-de-bico é a leguminosa mais usada para substituir o feijão na alimentação regular, e para isso é preciso preservar seus nutrientes.

Atualizado em 30/08/2020

Certamente, você conhece a leguminosa grão-de-bico. Ainda assim, existe a possibilidade de você nunca ter provado dela. Contudo, vale saber que ela também é conhecida como grão da felicidade, e é uma das principais escolhidas para substituir o feijão na alimentação.

Ademais, o grão-de-bico é fonte de triptofano. Este aminoácido, basicamente, estimula a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Por isso, o efeito desse alimento no cérebro é o mesmo de um chocolate. O bônus, porém, é que a leguminosa é menos calórica e não tem gorduras.

Grão-de-bico, como cozinhar o alimento sem perder nutrientes
Tori Avey

Além disso, o alimento é especialmente bom para as mulheres. Isso porque é fonte de fitoestrógenos, que ajudam na reposição hormonal na menopausa. Já, a vitamina B9, colabora para a fertilidade feminina.

Ainda assim, é uma das melhores fontes de proteína vegetal, sendo uma ótima alternativa para vegetarianos e veganos. Inclusive, o grão-de-bico também é rico em minerais, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e cobre. O magnésico também é outro dos nutrientes mais presentes no alimento, o que o torna importante para o sistema imunológico e para a saúde cardiovascular.

Por fim, a preparação do alimento é muito simples, como você confere abaixo.

Como cozinhar grão-de-bico

Grão-de-bico, como cozinhar o alimento sem perder nutrientes
Medical News Today

Primeiramente, não existe grandes mistérios na hora de cozinhar grão-de-bico. O primeiro passo, certamente, é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras.

Além disso, é necessário deixar os grãos de molho em água fria por 12 horas. Consequentemente, haverá a hidratação do grão, facilitando o cozimento e garantindo um padrão na textura. Outra vantagem de deixá-lo de molho é que isso faz com reduza sua capacidade de causar flatulências (gases), assim como no caso do feijão.

Panela de pressão

Grão-de-bico, como cozinhar o alimento sem perder nutrientes
Discovery

Primeiramente, coloque os grãos na panela de pressão e acrescente água limpa. É necessário cobrir os grãos até cerca de quatro dedos para cima.

Então, adicione sal a gosto e um fio de azeite. Além disso, é importante tampar bem a panela e deixá-la cozinhar por 15 minutos. Certamente o resultado final será o desejado.

Panela comum

Grão-de-bico, como cozinhar o alimento sem perder nutrientes
Bon Appetit

Após 12 horas de molho, coloque o grão-de-bico em uma panela grande. Então, cubra com água até o dobro da altura da quantidade de grãos e leve ao fogo médio até ferver.

Em seguida, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora pelo menos, até os grãos ficarem macios. Por fim, escorra e deixe esfriar.

Micro-ondas

Grão-de-bico, como cozinhar o alimento sem perder nutrientes
SK

Novamente, passadas as 12 horas, escorra a água e leve ao micro-ondas em uma vasilha tampada, com um pouco de sal, água e folhas de louro. Então, deixe cozinhar por 8 minutos.

Escorra novamente, retire as folhinhas de louro e deixe esfriar. Além disso, para retirar a casca do grão de bico, aperte os grãos com a ponta dos dedos até sair toda a pele.

Agora que aprendeu a cozinhas o alimento, que tal aprender a fazer a receita mais popular com a leguminosa?

Receita de Homus

Grão-de-bico, como cozinhar o alimento sem perder nutrientes
Tori Avey

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico
  • 1 xícara (chá) de tahine
  • Suco de 1 limão espremido
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • Sal marinho
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva
  • Água do cozimento do grão

Modo de preparo

Após cozinhar os grãos (de uma das três formas que ensinamos na matéria acima), peneire os grãos e reserve a água. Então, triture bem o grão-de-bico no processador.

Em seguida, adicione o tahine, o suco do limão, o cominho e o azeite. Bata até chegar na textura que preferir. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco da água do cozimento dos grãos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 12 tipos de alimentos que NUNCA vencem e ninguém imagina

Fonte: Jasmine Alimento

Imagem de destaque: Diabetes UK