Receitas

Ovo cozido, como fazer? Dicas de preparo e benefícios para a saúde

O ovo cozido é um alimento chave em muitos pratos, sendo versátil e rico em proteínas e vitaminas, perfeito para a saúde!

Por Brenda Marília

O ovo cozido é um alimento chave em muitos pratos. Além de versátil, ele é rico em proteínas, vitaminas A, D e E. De forma complementar, reúne as vitaminas do complexo B. Dessa forma, o alimento melhora o sistema imunológico e contribui para o ganho de massa muscular, sendo um aliado importante na dieta.

Para conseguir o cozimento do ovo no ponto ideal, algumas dicas são valiosas, já que é possível cozê-lo inclusive no microondas. Confira a seguir dicas de preparo desse alimento!

Ovo cozido em 3 passos

Antes de iniciar o passo a passo para fazer ovo cozido, é importante lembrar de adquirir ovos de boa qualidade. Dessa forma, tanto a qualidade da receita, quanto a saúde de quem a consumir serão preservados.

Tudo Gostoso

Veja a seguir, como cozinhar o ovo no fogão:

Passo 1

HuffPost

Coloque água fria em uma panela pequena e a leve em fogo médio. Nessa etapa é importante que a panela escolhida seja de tamanho suficiente para comportar o ovo.

Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo e, com cuidado, acrescente o ovo.

Dica: acrescente algumas gotas de vinagre à água fria, assim, o ovo cozido será descascado mais facilmente.

Passo 2

Nessa etapa é importante ficar de olho no relógio, já que o tempo do ovo na água irá determinar o ponto dele. Vale lembrar que o ponto do ovo pode variar de um fogão para o outro o outro, já que as potencias mudam.

De forma geral, é utilizado o seguinte direcionador de tempo para cozinhar ovo:

Gema cozida: 12 minutos.

Gema cremosa: 7 minutos.

Ovo mollet (aquele com a gema mole e a clara mais firme): 6 minutos.

Ovo quente (isto é, clara macia e gema bem mole): 4 minutos.

Uol

Passo 3

Por fim, desligue o fogo e, de acordo com o ponto do ovo cozido desejado, retire-o da panela com cuidado.

Agora, você pode esperar o ovo mornar e, em seguida descascá-lo. Outra opção é mergulhar o ovo cozido em uma tigela com água fria, para que ele esfrie mais rápido.

Informe Brasil

Prontinho, seu ovo está cozido e pronto para ser consumido, seja em saladas, junto com pães ou puro com um pouco de sal e azeite.

Dica: consuma o ovo cozido em até 2 dias, dessa forma, ele estará em boas condições. E, lembre-se, o conserve na geladeira bem fechado.

Ovo cozido – benefícios para a saúde

Como mencionado anteriormente, o ovo é um alimento rico em nutrientes, sobretudo, quando consumido cozido, já que preserva vitaminas e não tem ganho de gorduras.

Nesse sentido, confira a seguir os principais benefícios do ovo cozido para a saúde:

  • Contribui para o ganho de massa muscular, uma vez que, é fonte de proteínas.
  • É um aliado no emagrecimento, porque aumenta a sensação de saciedade.
  • Fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce e ajuda a prevenir doenças. Já que é rico em minerais como selênio e zinco, vitaminas A, D, E, além de aminoácidos importantes.
  • Por ser rico em ferro, o ovo cozido combate a anemia.

Que tal aprender alguns truques sobre os ovos? Leia agora: Como saber se o ovo está bom – 3 truques infalíveis para descobrir.

Fontes: EM, Tua Saúde, Panelinha, Uol, Ecycle.

Imagens: Tudo Gostoso, HuffPost, Uol, Informe Brasil

Próxima página »

Escolhidas para você