Receitas

Tipos de macarrão, saiba quais são e como servir

É inegável que o macarrão é uma das comidas mais famosas do mundo, porém você conhece todos os tipos de macarrão?

O macarrão é uma das massas mais famosas e versáteis da culinária, sendo usada na maioria das culturas, países e refeições ao redor do mundo. Contudo, os tipos de macarrão são inúmeros, nos quais variam de acordo com os ingredientes, formatos e outros fatores. 

Segundo alguns historiadores, o macarrão realmente foi criado na Itália, surgindo na ilha da Sicília à 100 anos antes do nascimento de Marco Polo. Antigamente, os silicianos moíam o trigo e o misturavam com água e vinho branco, assim criando o “maccaruni”.

Hoje em dia, a várias receitas que possuem o macarrão como ingredientes principal, desde o espaguete até a lasanha. Inclusive, a massa é uma escolha fácil e rápida para cozinhar no final de semana, especialmente no jantar de sábado.  

Aproveite e confira a receita de macarrão de abobrinha.

Tipos de macarrão: Massas

 1 – Massa comum

A massa comum é a mais econômica dentre as outras massas de macarrão. Isso deve pelos poucos e simples ingredientes encontrados na massa, sendo eles o trigo, água e sal.

2 – Massa com ovos

Em princípio, os ingredientes da massa com ovos é o mesmo da massa comum, porém acrescentam o ovo na receita. Inclusive, essa massa contém mais benefícios do que a massa anterior, como por exemplo ela não gruda e nem quebra com facilidade.

3 – Massa grano duro

Ademais, a massa grano duro utiliza a farinha durum, na qual representa apenas 0,3% das vendas de massas secas. Da mesma forma, a utilização do trigo durum deixa o produto mais caro que a massa comum, porém o macarrão fica mais gostoso, soltinho e nutritivo.

4 – Massa integral

A priori, a massa integral é ideal para quem gosta e precisa seguir uma alimentação mais saudável, pois a farinha de trigo integral é mais rica em fibras que a massa comum. Além do mais, o macarrão integral apresenta uma cor mais escura que a tradicional.

5 – Massa de sêmola

A massa de sêmola contém um preço mais caro quando comparado com a massa comum, isso deve pelo trigo nobre chamado Semolina que é usado na preparação do macarrão. Nesse sentido, a massa denominada tipo 1 oferece uma consistência macia e soltinha, bem como possui uma cor mais clara. 

6 – Massa caseira ou fresca

Primeiramente, é importante destacar que a massa fresca é feita em casa, sendo uma receita que leva ovos e farinha de trigo. Em algumas receitas mais tradicionais, eles não utilizam ingredientes como o sal ou azeite.

Aliás, a massa caseira ou fresca absorve mais facilmente o molho que as massas industrializadas, bem como proporcionam uma massa com maior maleabilidade. 

Tipos de macarrão: Formatos

1 – Massas curtas

As massas curtas são aquelas que possuem menos de 10 centímetros de comprimento.

  •   Gravata ou farfalle

O macarrão Farfalle, ou mais conhecido como gravatinha, contém um formato de gravata borboleta. Ademais, o gravatinha pode ser encontrado como massa industrializada e caseira, possuindo várias formas de ser preparado.

Sendo assim, o macarrão farfalle pode ser usado no preparo de pratos frios como saladas ou em pratos quentes como as sopas. Além disso, os molhos de tomate ou creme de leite ficam perfeitos com esse tipo de macarrão.

  • Parafuso ou fusilli

O macarrão tipo parafuso é um dos mais conhecidos e consumidos na culinária. Inclusive, esse formato de parafuso melhora a aderência do molho, por isso combina perfeitamente com molhos mais encopados e também com molhos leves. 

  •  Penne

Em princípio, o macarrão penne contém duas variantes, sendo o penne rigate com rachaduras ao longo da massa e o penne liso que não apresenta as rachaduras. Da mesma forma, esse formato é ideal para todos os tipos de molhos, especialmente os mais encorpados e fortes.

Nesse sentindo, alguns chefes também recomendam o molho de tomates apimentado ou com o molho alla norma, além do clássico penne ao alho e óleo. 

  •  Rigatoni

Sobretudo, o macarrão tem o formato de tubo e apresenta algumas ranhuras, bem como suas extremidades são retas. Inclusive, o rigatoni é mais largo e comprido, assim podendo ser recheado com carne, queijo e presunto.

Os molhos mais indicados para esse macarrão é os mais densos e cremosos, que possuem uma base rica em queijos. Além disso, o molho de tomate comum ou um molho branco também cai super bem na receita.

Aprenda a fazer o molho de tomate caseiro perfeito.

2 – Massas longas

As massas longas são as maiores e mais consumidas.

  •  Espaguete

A massa de espaguete é o macarrão mais popular dentro todos os tipos. Esse macarrão contém numeração 8 e 9, podendo variar entre 20 a 25 centímetros.

Ademais, o espaguete combina com todos os tipos de molhos, entre eles temos o molho pesto, carbonara, ao sugo e o famoso bolonhesa. Inclusive, experimente fazer a fácil e rápida receita de macarrão a molho bolonhesa.

  • Linguine

O linguine detém um formato mais achatado e fino, bem parecido com o tipo espaguete. Aliás, ele harmoniza perfeitamente com os molhos mais líquidos e encorpados, contudo, os cremosos não combinam muito com o macarrão.

  • Fettuccine

O macarrão tipo fettuccine são comercializados em ninhos ou em tiras, além de ser uma macarrão com massa de ovos. Sendo assim, essa massa fica perfeita com molho carbonara, molho com carne ou o molho alfredo. Aliás, temos a receita de macarrão ao molho Alfredo com frango grelhado.

  • Talharim

Esse tipo de macarrão pode ser facilmente confundido com o fettuccine. Inclusive, ele também é vendido ninhos palha ou feno.

O macarrão talharim combina com vários molhos, como por exemplo o molho ragú de carne, tomates, pesto, cogumelos e o molho com frutos do mar.

Aproveite e confira o macarrão talharim ao molho de três queijos.

  • Cabelo de anjo ou capellini

O cabelo de anjo detém cerca de 1mm de diâmetro, sendo comumente usado para o preparo de sopas, mas também pode ser utilizado na decoração de doces. 

Aliás, esse tipo de macarrão pede molhos mais delicados e leves, como frutos do mar ou tomates.

3 – Macarrão para sopas

Os macarrões para sopas são feitos para utilização de sopas e caldos. Inclusive, eles são bem pequenos e cozinham rapidamente. Além disso, aprenda a fazer uma deliciosa sopa de legumes.

  •  Macarrão de letrinhas

A priori, esse tipo de macarrão possui formato de letras do alfabeto, sendo perfeito para incentivar as crianças a comerem sopas.

  • Conchinha

Por causa do formato de concha do macarrão, ele é considerado ideal para as sopas. 

  • Argolinha

Esse tipo de macarrão também combina com sopas e caldos, por carregar o caldinho dentro da massa.

Gostou das informações sobre a massa mais famosa do mundo? Então confira também 4 receitas pouco calóricas para turbinar a dieta.  

Fonte: Dicas de Mulher, Savegnago, Receitas de Minuto.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você