Saúde

Fazer xixi toda hora – 10 possíveis explicações para a vontade constante

Diabetes, infecções e até mesmo o consumo de líquido em excesso podem estar por trás daquela vontade constante de fazer xixi.

Atualizado em 27/01/2020

Ter vontade de fazer xixi o tempo todo, além de chato, pode ser o indício de que alguma coisa vai mal. A não ser, claro, que você tenha aumenta a ingestão de água, sucos, chás e outros líquidos. Sobretudo se forem bebidas diuréticas. como o café, que vão aumentar naturalmente sua necessidade de ir ao banheiro.

A cor do xixi também pode ser um indício de que as coisas não vão tão bem quanto gostaríamos. Aliás, o normal é que o xixi seja translúcido e levemente amarelado.

Ou seja, quanto mais escura for a urina, menos hidratado você está. Por isso, se ela adquirir tonalidades escuras demais – especialmente avermelhadas -, não perca tempo e vá até um médico.

Mas, antes de perder a cabeça, respire fundo e confira a lista que preparamos abaixo. Como você vai ver, existem boas explicações para sua vontade constante de fazer xixi.

OBS: se você notar algo errado relacionado à urina e à necessidade de urinar, procure um especialista. Somente ele poderá dizer se você está doente ou não.

Causas que podem estar por trás da sua vontade de fazer xixi toda hora:

1. Alto consumo de água

Para manter a hidratação adequada de nosso corpo, especialmente nas épocas mais quentes do ano, é preciso beber muita água. A recomendação médica, aliás, é de que se consuma, pelo menos, 2 litros de água por dia. Você bebe essa quantidade?

Portanto, se você toma muita água e outros líquidos, é normal que você também tenha mais vontade de fazer xixi.

2. Bexiga Hiperativa ou Nervosa

O problema, aliás, é mais comum em mulheres mais velhas. Entretanto, pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive homens.

A condição pode ser causado por ansiedade, depressão, infecções e cistros no trato urinário, por exemplo. Além disso, alterações da menopausa, tumores e doenças neurológicas também podem levar ao problema.

Em suma, o que acontece é que a bexiga nervosa causa uma espécie de urgência de fazer xixi. E isso não significa que a bexiga esteja cheia. A condição, aliás, pode acabar levando à incontinência.

3. Diabetes

A elevação dos níveis de glicose no sangue, também conhecida como diabete, tende a fazer com que o organismo elimine líquidos de forma mais abundante. Até porque a diabete também aumenta a sede. Logo, as pessoas com o problema acabam entrando em um círculo vicioso, devido à necessidade de beber mais água e de fazer xixi mais vezes.

Se você tem casos de diabetes na família, ou se tem um alimentação muito desregrada, e perceber que a vontade de ir ao banheiro (pelo número 1) tem aumentado muito, talvez seja o caso de procurar um médico.

4. Consumo excessivo de bebidas diuréticas

Chás que prometem reduzir o inchaço, bebidas alcoólicas e bebidas ricas em cafeína também aumentam muito a vontade de fazer xixi. Se for o caso, tente reduzir o consumo de café e outras bebidas que estimulam as idas ao banheiro (só não vale reduzir o consumo de água).

E, se ainda assim o problema persistir, melhor procurar um médico.

5. Reflexos da gravidez

Quando a gravidez já está avançada e a barriga da mamãe fica grande, é normal que a pressão do útero sobre a bexiga acabe forçando as gestantes a irem mais ao banheiro.

E nem é preciso tomar muito líquido para que a vontade, praticamente urgente, de fazer xixi surja.

6. Cisto no ovário

Por alterar o tamanho natural do ovário, o cisto também pode acabar pressionando a bexiga, de forma bem parecido com o que acontece durante a gravidez.

Por isso, se você está como problema, a sensação de precisar fazer xixi toda hora se faz recorrente, mesmo que não haja muito líquido para ser eliminado.

7. Cistite intersticial crônica

Só quem já sofreu com cistite, também conhecida como a síndrome da bexiga dolorosa, sabe o quanto é dolorido fazer xixi em épocas de crise. E mais, só quem conhece o problema sabe também a urgência que se tem de ir ao banheiro durante o período crítico.

Isso acontece porque o problema afeta os nervos que enviam sinais da bexiga para o cérebro, causando dor e pressão na região pélvica, aumentando assim a vontade de urinar. E, nem sempre, a pessoa realmente tem líquido suficiente armazenado para eliminar.

O tratamento desse problema é feito por meio de medicamentos específicos e fisioterapia. Portanto, procure um médico caso os sintomas batam com os descritos.

8. AVC e outras doenças neurológicas

Alguns tipos de problemas no cérebro podem causar o aumento na vontade de fazer xixi, acompanhada de outros sintomas específicos, claro.

Por isso, caso você perceba que a vontade de ir ao banheiro tem aumentado e que sua ingestão de líquidos não acompanha o crescimento de sua urgência, o ideal é procurar um médico o mais rápido possível.

9. Infecção urinária

Vontade de fazer xixi toda hora, acompanhada de dor ou ardência ao urinar costumam ser sinais de infecção urinária.

Se a urgência fizer você sair correndo para o banheiro e, quando chega lá, você percebe que o xixi não era suficiente para justificar tanta vontade, talvez seja a hora de procurar um médico, já que a infecção pode trazer várias consequências sérias à sua saúde.

10. Próstata aumentada

Essa é para os homens, especialmente, para os que já têm mais de 45 anos. Nesse caso, ter mais vontade de ir ao banheiro pode significar que algo não vai bem com a próstata.

Portanto, se você for homem, e se acorda duas vezes ou mais durante a noite para urinar, pode ser um sinal de alerta. Sobretudo, se isso for um hábito recente.

Portanto, não perca tempo em procurar um médico. Mesmo que o aumento da próstata ainda não seja visível, pode ser que o problema exista.

E então, acha que seu caso pode ser um desses que descrevemos? Você tem notado um aumento na necessidade de ir ao banheiro para fazer xixi?

Agora, falando em necessidades fisiológicas, você precisa conferir ainda: 3 dicas caseiras para tratar o intestino preso de forma natural.

Fonte: Tua Saúde, Dicas de Mulher

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf