Os padrões de beleza fazem a mulher escrava a cada época. Ele se modifica, mas nunca acaba. E já foi considerado normal as críticas contra a estética que se diferencial do imposto.
Mas isso é coisa do passado, você não é obrigada a se enquadrar na “perfeição” determinada por uma moda. Chega de julgamentos e olhares de reprovação para si mesmo.
Olhar no espelho agora promete ser mais acolhedor. O caminho não é fácil, psicólogos alertam que é um exercício diário de auto conhecimento e aceitação. Mas o bem estar como resultado é garantido.
Atenção mulheres, a auto aceitação não significa estagnação e piora da aparência. E sim uma certa compaixão por si mesmo. Você pode até fazer dieta e procedimentos cirúrgicos, mas independente disso deve se olhar com amor.
Como se livrar dos padrões de beleza
1. Desenvolvendo a auto estima
Como o nome mesmo já diz, ter estima por si mesmo é curador. Talvez a insegurança seja a principal vilã nesse quesito. Aprender a gostar de si e se valorizar é primordial.
Para trabalhar sua auto estima você deve se admirar, não só a aparência, mas os pensamentos e atitudes. Procure pontos fortes em você, que possam te dar orgulho. Valorize isso.
2. Saiba quem você é
Essa dica pode parecer boba, mas especialistas dizem que a maior demanda nos consultórios são pessoas que não sabem quem são. Esse tipo de pessoa vive apenas o que lhe é imposto. Não realiza desejos, e muito menos pensa em suas prioridades.
Tire um tempo para pensar no que realmente importa para você. Faça isso como se estivesse conhecendo uma pessoa nova e interessante.
3. Lidando com os elogios
Essa terceira dica depende muito das últimas duas. A partir do momento que você se admirar e saber quem realmente é, não terá problema em receber elogios. Pois terá certeza que é fabulosa em vários sentidos. Dai, receber elogios será fácil.
4. Priorize sua saúde
Quando falamos em saúde, não estamos dizendo apenas a física. Saúde é um conjunto de físico e psicológico. Então, trate de se cuidar. Assim como fazer exercícios e comer bem traz bem estar, evitar coisas que te tiram a paz também lhe trará saúde.
Priorize o que te faz bem, seja para o corpo ou mente. Assim que você começar a se conhecer melhor saberá exatamente o que te faz bem ou mal.
5. Acredite, você é única
O que faz de uma pedra ser preciosa? A sua raridade. Pois bem, lembre-se que igual a você não existe, e quanto mais o seu jeitinho único for valorizado, mais especial você será.
Esqueça as pessoas que a mídia quer que você copie. Valorize o que você tem de único.
6. Não faça da vida uma competição
Apesar de ser moda passar a imagem de vida perfeita nas redes sociais, todos sabemos que a vida real é diferente. Todo mundo fica doente, preocupado com alguma coisa, fases de maior peso e de menor peso, fases em que a pele está linda, outra que a pele está oleosa ou muito seca.
Ou seja, pare de se comparar com as outras pessoas, isso só gera angústia. Você nunca irá alcançar aquela perfeição, até porque ela não existe.
7. Você é humana
Apesar dos antigos terem ensinado que mulher é forte e que fazem várias coisa ao mesmo tempo, é importante lembrar, você é humana.
Você terá dias bons e dias ruins, dias que terá forças e dias que não terá. Se cobre menos. Viva o presente, você provavelmente tem muito o que aprender com ele. Se permita errar!
8. Você não é obrigada a nada!
E por fim, liberte-se. Você não precisa seguir tendências se não gosta delas, não precisa cortar o carboidrato se ele não te faz mal, e muito menos usar aquele salto se não estiver disposta.
Deixe ser julgada, você vai ver que se não der importância nem dói. Escolha estar em primeiro lugar no mundo, pois assim terá mais disposição e amor para com o próximo.
Sabemos que essas dicas não são fáceis de se seguir. Talvez o maior desafio seja contra nós mesmas.
Porém, se você quer se livrar dos padrões de beleza e não consegue, procure ajuda. Um bom profissional psicólogo pode te ajudar a se livrar de tudo que você realmente quer.
Fonte: dicas de mulher
Imagens: to fome