Saúde

Acalmar o coração – Lidando com a angústia e formas de aliviar o coração

Os problemas e angústias são inevitáveis na vida de todo mundo, no entanto, é preciso encontrar formas de lidar com isso e acalmar o coração.

Atualizado em 21/07/2020

A vida é como uma montanha-russa, como picos altos e baixos. Embora saibamos disso, nem sempre é tão fácil lidar com os momentos em que a vida te coloca para baixo. Então, olhando tudo o que está acontecendo atualmente no mundo, doenças, violência, crises e tantas outras coisas fora do lugar, é muito comum sentir-se angustiado. Aliás, muita gente está se sentindo assim. Sendo assim, acalmar o coração em momentos como esse é difícil, mas essencial para encontrar formas de lidar e sobreviver à tudo isso.

A angústia é uma sensação ruim, onde impera a inquietude, o nervosismo e, principalmente, a falta de paz interior. Muito além de uma sensação estranha, a angústia tem efeitos físicos, como um nó na garganta, uma agitação incomum e um aperto no coração.

Contudo, é  normal que grandes acontecimentos, tanto positivos quanto negativos, nos afete emocionalmente. Grandes acontecimentos como a pandemia de coronavírus, por exemplo, causa um grande impacto emocional, aumentando a ansiedade e preocupação constante.

Portanto, encontrar formas de acalmar o coração é imprescindível em todos os momento de angústia. No entanto, isso é uma busca individual, onde podemos nos guiar por alguns hábitos e comportamentos que contribuem para o alívio desse sentimento.

Angústia e ansiedade

Acalmar o coração - Como lidar com a angústia e orações para aliviar o coração
Consciência Psicológica

Quando passamos por picos de ansiedade, é comum aflorar muitos sentimentos angustiantes, como o medo, a baixa autoestima, reprovação e a aversão entre outros.

Sendo assim, esse estado de angústia, faz com que as pessoas coloquem de lado o que te faz feliz, já que o foco está direcionado para os sentimos depreciativos. No entanto, somente através da persistência e serenidade é possível encontrar uma saída desse lugar, espaço e estado emocional.

É preciso estar disposto a lidar com esses sentimentos e emoções. Mas antes de mais nada, identificar a raiz do problema. Então, ao encontrar o que está desencadeando essas emoções, é preciso amadurecer essas emoções e entendê-las sem julgamento. Porém, nem tudo na vida está sob nosso controle, então precisamos lidar com as coisas como elas são, e não como esperamos que elas sejam.

Portanto, para fazer isso, temos que aceitar, as perdas, os problemas, as traições, e tudo que não está em nossas mão. Você só pode mudar ou resolver algo que depende de você, o que não for, busque retirar da sua vida, ou pelo menos colocá-lo em segundo plano.

Além disso, é importante lembrar que aceitar é diference de concordar. É apenas encarar a realidade e entender que tem coisas que estão muito além da gente, e que não há nada que possamos fazer quanto isso. Procure focar a sua energia no que você pode lidar, controlar e resolver e liberte-se da angústia desnecessária de querer solucionar o impossível.

O sofrimento

Acalmar o coração - Como lidar com a angústia e orações para aliviar o coração
Catraca Livre

Por vezes, o sofrimento é inevitável, o que não significa que você precisa permanecer nele. É normal se entregar por um momento, afinal, ninguém é de ferro, e às vezes todo mundo desaba. E está tudo bem!

Sendo assim, precisamos parar com essa ideia de que devemos estar sempre bem, ou pelo menos transparecer isso. Como dito anteriormente, a vida tem altos e baixos, ninguém é sempre feliz, alegre ou satisfeito. Aliás, isso é impossível!

Contudo, entendendo isso, ninguém irá permanecer nesse estado por muito tempo. Então, é hora de procurar formas para acalmar o seu coração, e cada um faz isso como pode. Como cada pessoa é um universo único, não teria como existir uma fórmula mágica que funcione com todo do mundo.

Olhar para si

Acalmar o coração - Como lidar com a angústia e orações para aliviar o coração
Eu Sem Fronteiras

Independentemente dos problemas da vida, que vão sempre acontecer, é preciso cuidar de si mesmo, e esse autocuidado deve fazer parte da sua rotina. Além disso, às vezes precisamos parar um pouco para olhar para dentro. Isso mesmo, nas profundezas do seu ser, e ver isso como uma casa, a qual você acumulou muitas coisas com o tempo. Entre essas coisas, algumas são necessários, outras nem tanto, e algumas nem devia mais estar ali.

Por isso, é bom reciclar tudo o que está guardado, e simplesmente jogar fora tudo o que não for bom para você. Estamos falando de sentimentos ruins, medos, incertezas, frustrações, mágoas, traições, desconfiança. Aliás, é como fazer uma faxina.

É como em uma casa: sabe quando você faz aquela faxina e joga fora aquelas tralhas que você guardava, mesmo sabendo que nuca ia usar e, em seguida, tem aquela sensação de leveza e tranquilidade? É o mesmo quando decidimos nos livrar do que não nos serve mais.

O que você faz para acalmar o coração?

Acalmar o coração - Como lidar com a angústia e orações para aliviar o coração
Psico Online

Opções não faltam. Sendo assim, existem muitas opções, como:

  • focar no autocuidado;
  • atividades como meditação, yoga ou algum esporte;
  • conforto em um livro;
  • assistir uma série ou filme que goste;
  • encontrar-se com os amigos, para se distrair;
  • procurar refúgio na natureza;
  • apreciar as pequenas coisas da vida, como o nascer do sol, a lua e os animais brincando na rua;
  • escutar música bem alta;
  • cozinhar para si mesmo ou para alguém que ama;
  • colocar em prática um plano antigo, ou criar novos planos.
  • Fazer uma caminhada no parque, um piquenique e levar os cachorros para passear.

Exercitar a empatia, a compaixão, ajudar um colega de trabalho ou um desconhecido na rua também é uma forma de acalmar o coração angustiado.

Entrar em contato com uma pessoa querida que há muito tempo não se via. Além disso, programar uma viagem com os amigos, ou até mesmo fazer uma viagem de última hora sozinho, por que não?

Por fim, independente de crenças religiosas, a fé também é uma forma de buscar conforto em momentos turbulentos. Nesses momentos, pode ser que a fé, seja no que for, fique um pouco abalada, mas geralmente é onde muitas pessoas encontra forças para lidar com situações assim.

Orações para acalmar o coração

Acalmar o coração - Como lidar com a angústia e orações para aliviar o coração
Rumo da Fé

Oração para cura interior

“Senhor, livrai-me de toda amargura e sentimento de rejeição que trago comigo.

Curai-me, Senhor.

Tocai meu coração com vossa mão misericordiosa e curai-o, Senhor.

Sei que tais sentimentos de angústia não vem de vós: vem do inimigo que tenta me fazer infeliz, desanimada, porque me escolheste, assim como vos escolhi, para servir e amar.

Enviai-me, pois, vossos santos anjos para me libertar de toda angústia e sentimento de rejeição, assim como os enviastes, para libertar da prisão a vossos apóstolos que, embora injustamente castigados, vos louvavam e cantavam com alegria e destemor.

Fazei-me também, assim, sempre alegre e grata, obstante as dificuldades de cada dia.”

Oração para acalmar o coração

“Senhor, ilumina meus olhos para que eu veja os defeitos da minha alma, e vendo-os, não comente os defeitos alheios.

Senhor, leva de mim a tristeza, mas não a entregueis a mais ninguém.

Encha meu coração com a divina fé, para sempre louvar o vosso nome.

Arranca de mim o orgulho e a presunção.

Senhor, fazei de mim um ser humano realmente justo.

Dá-me esperança para vencer todas essas ilusões terrenas.

Planta em meu coração a semente do amor incondicional e ajuda-me a fazer feliz o maior número possível de pessoas para ampliar seus dias risonhos e resumir suas noites tristonhas.

Transforme meus rivais em companheiros, meus companheiros em meus amigos e meus amigos em entes queridos.

Não permita que eu seja um cordeiro perante os fortes, nem um leão perante os fracos.

Dá-me, Senhor, a sabedoria para perdoar e afasta de mim o desejo da vingança.”

Oração para acalmar o coração aflito e angustiado

“Senhor, toma o meu coração angustiado, recebe as situações que me deixam sobressaltado!

Muitas situações têm povoado os meus pensamentos, por isso, vem em meu auxílio!

Acalma essa tempestade dentro de mim, toca-me profundamente!

Vista o meu interior com o seu santo espírito!

Renova as minhas forças, pois a minha alma está angustiada, e sem forças para lutar! Enche-me de fé e esperança! Enche-me de ti!

As orações foram retiradas dos sites Terra e Astrocentro.

Músicas para acalmar o coração

Enfim, para terminar, uma lista de músicas relaxantes e calmantes para acalmar o coração.

Felicidade – Marcelo Jeneci

Anunciação – Alceu Valença

Paciência – Lenine

Sujeito de Sorte – Belchior

Oração Ao Tempo – Caetano Veloso

Casinha Branca – Maria Bethânia

Aquarela – Toquinho

Mistério do Planeta – Novos Baianos

Águas de Março – Elis Regina & Tom Jobim

Imagine – John Lennon

E você, tem algum ritual ou hábito que te ajuda enfrentar momentos de angústia? Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás aproveite para conferir também meditação para ansiedade.

Fontes: Pioneiro Vida Simples Terra Astrocentro

Imagem destacada: Vanessa Lino

Imagens: Consciência Psicológica Psico Online Eu Sem Fronteiras Catraca Livre Rumo da Fé