A alergia nas mãos, também conhecida como eczema, é uma doença que, na maioria dos casos, surge quando as mãos entram em contato com um produto específico, assim, causando irritação na pele. Além disso, outros sintomas como vermelhidão e coceiras também podem acontecer.
Os sintomas tendem se manifestar imediatamente, entretanto, há casos que a alergia acontece na pele apenas após 12 ou 24 horas após o contato com um agente agressor.
Entre os agentes agressores mais comuns, estão os produtos de limpeza, mas, outras maneiras de adquirir a alergia são através de tatuagens de henna, uso de bijuterias como, por exemplo, anéis e pulseiras, ou pelo contato direto com tintas.
Ademais, antes de te explicarmos melhor sobre os tratamentos, causas e sintomas, lembre-se de que, caso a alergia aconteça com você, procure, imediatamente, um médico dermatologista.
Causas da alergia nas mãos
A alergia nas mãos é causada por uma série de fatores como, por exemplo, a predisposição genética e contato com produtos de limpezas fortes que removem a proteção da pele, levando a desidratação.
Além disso, esses produtos, fazem com que a pele fique mais seca e desprotegida, facilitando a proliferação de microrganismos e agravando a alergia.
Outras causas da alergia são o uso de bijuterias nas mãos, exposição ao sol ou a realização de uma tatuagem de henna.
Quem pode desenvolver esse tipo de alergia?
As pessoas que possuem maior risco de desenvolver a eczema, são as que têm contato frequente com produtos químicos fortes, como cabeleireiros(as), pintores, profissionais da saúde e empregados de limpeza. Entretanto, qualquer pessoa pode desenvolver a alergia nas mãos ao longo da vida.
Sintomas
Os sintomas podem acontecer em uma parte determinada das mãos ou nelas inteiras. Entre os mais comuns estão: coceira, vermelhidão, inflamação, inchaço e a descamação da pele.
Nos casos menos graves as mãos ficam apenas um pouco secas e com uma leve descamação, mas, nos casos graves, esses sintomas ficam mais intensos. Além disso, nas alergias mais avançadas, as pontas dos dedos podem sofrer deformações.
Tratamentos
Os tratamentos para alergia nas mãos, devem ser recomendados por um médico(a) dermatologista. Mas, você pode estar seguindo as seguintes dicas:
- Usar luvas de borracha ao entrar em contato com produtos de limpeza;
- Evitar lavar as mãos com sabão muito forte;
- Mantenha as mãos hidratadas com cremes e óleos calmantes;
- Caso haja uma irritação, recorra a pomadas para alergia ou cremes anti-inflamatórios.
Tipos de alergia nas mãos
1. A dermatite de contato
Esse tipo de dermatite, é uma resposta inflamatória na pele que acontece devido a exposição a produtos externos estranhos ao organismo.
Assim, a dermatite de contato representa 80% do total dos casos, onde, o sintoma acontece ao primeiro contato com o agente agressor. Além disso, é importante frisar que esse tipo acontece principalmente devido ao contato com detergentes, sabões, ácidos, graxas e solventes.
2. A dermatite de contato alérgica
Representando 20% dos casos, as dermatites de contato alérgica só apresenta os sintomas após o segundo contato com o agente agressor.
Os exemplos de produtos que causam esse tipo de alergia são: cosméticos, metais, aditivos da borracha, látex, resina e medicamentos tópicos.
Teste alérgico
Se faz extremamente necessário encontrar o agente causador da alergia através dos testes alérgicos. Eles se consistem em colocar substâncias específicas em contato com a pele e, caso o paciente tenha uma reação, é possível identificar o que deve ser evitado.
Quando o teste de contato der negativo, muito provavelmente a substância envolvida é um irritante primário, quando for positivo indica a dermatite de contato alérgica.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: Espinha inflamada – Tipos, tratamento e dicas de como prevenir.
Fontes: Agora MT, Tuasaúde.
Fontes das imagens: Tua saúde, Sua dermatologista, ABC, Vix, Tua saúde 2.