Saúde

Alimentos que soltam o intestino – Quais são e como agem no organismo

Os alimentos que soltam o intestino estão mais próximos da nossa rotina diária de alimentação do que imaginamos. Cada opção é rica em vitaminas, minerais e, principalmente, abundante em fibras.

Atualizado em 04/08/2020

Não é de hoje que boa parte da população tem sofrido com a prisão de ventre. Para isso, existem vários alimentos que soltam o intestino que podem ser aderidos à dieta. Normalmente, os sintomas mais incômodos para quem passa por essa situação são inchaços na barriga, excesso de gases, força na hora de evacuar, entre outros sinais.

É de se espantar ao saber que, a princípio, cerca de 8 a cada 10 pessoas sofrem com este problema. A origem costuma ser, sobretudo, a ausência de hábitos alimentares saudáveis. A fibra é a maior aliada na hora de soltar o intestino e pode ser encontrada em vários tipos de alimentos, sejam eles frutas, verduras ou legumes.

Contudo, se engana ao pensar que somente este alimentos, sem o auxílio da ingestão de líquidos, irão salvar o seu intestino. Cada fruta, por exemplo, por si só já carrega um teor de água, mas não é o suficiente por dia para manter o sistema digestivo funcionando. Portanto, sua saúde depende da rotina alimentar regulada e rica de nutrientes somada a, no mínimo, 1 litro de água por dia.

Por que o intestino prende?

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Garce-CE

É muito triste e desconfortável passar pela sensação de ter a vontade de ir ao banheiro e não conseguir fazer nada. Muitos subestimam estes sintomas, mas eles costumam impactar, principalmente, nas alterações de humor.

É sempre bom passar por uma avaliação médica, caso houver a persistência dos sintomas. Contudo, pode ter certeza de que uma dieta balanceada, com alimentos que soltam o intestino, será prescrito para você.

Além das doenças como síndrome do intestino irritável, diabetes, hipertiroidismo, há outras causas que podem levar à prisão de ventre. O consumo de medicamentos também é um dos maiores empecilhos para o funcionamento do sistema digestivo. Antidepressivos, analgésicos, sal de frutas e até mesmo o uso indevido de laxantes prendem e dificultam a evacuação.

Entretanto, não são todas essas causas as que mais atingem o organismo de grande parte dos brasileiros. O principal vilão do intestino preso é decorrente de uma alimentação feita de forma errada. É por isso que separamos algumas dicas de alimentos para readaptação alimentar. Todos os alimentos que soltam o intestino têm um segredinho em comum e você vai aprender aqui como identificá-lo em qualquer tipo de comida antes de ingeri-la.

Propriedades dos alimentos que soltam o intestino

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Ativos

No geral, as frutas, verduras e legumes que estão no topo da dieta para soltar o intestino são ricos em fibras. Sabe aquele fiapo da manga, ou aqueles fiozinhos brancos que tiramos da mexerica? Pois é, são esses pequenos fragmentos que ajudam no funcionamento do nosso intestino. Por isso, o aconselhável é não tirá-los na hora de comer.

Outra característica comum entre os alimentos indicados para regular o intestino é que a maioria são abundantes em água. A fibra é uma grande “sugadora” de líquido e é por isso que, além de comê-la, é preciso beber bastante água. É só fazer o teste e acrescentar um dos alimentos a seguir na dieta e ver o milagre acontecendo.

Ação no organismo

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Mulher com Saúde

Pesquisadores da Universidade de Colúmbia, EUA, notaram que as fibras no organismo trazem benefícios além da regulagem do sistema digestivo. Portanto, quem tem o costume de ingerir alimentos que soltam o intestino, dorme melhor, respira melhor, e pode até ficar livre das doenças de via aérea. Por efeito, o consumo também gera ação anti-inflamatória, pois a fibra é restauradora.

A princípio, para os diabéticos e hipertensos, a comida com essas características é bastante eficaz. Ela controla a pressão arterial, abaixa o colesterol, ajuda na perda de peso e pode auxiliar no combate ao câncer de intestino. Lembrando que estes alimentos, com bastante fibras, precisam ser acompanhados pela ingestão de muita de água.

Quais são os alimentos que soltam o intestino?

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Viva Bem

A natureza nos oferece inúmeras opções de vegetais capazes de deixar a nossa saúde lá no topo. Sem eles, é impossível viver. Cada tipo de alimento que solta o intestino nos proporciona nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para manter o nosso organismo funcionando perfeitamente no dia a dia.

Dentre elas, existem as que mais possuem fibras e as que menos contêm essa substância primordial para o intestino. A lista abaixo traz uma seleção básica de algumas das variedades que podem ajudar a combater a prisão de ventre. De quebra, outros benefícios vêm junto com a ingestão, porque os alimentos possuem mais de uma propriedade.

Frutas que soltam o intestino

As frutinhas com fibras, selecionadas aqui, são facilmente encontradas. Portanto, não deixe de ir atrás e incrementar a sua dieta para garantir a saúde intestinal e se livrar dos desconfortos. Ah! Aproveite para pegar uma garrafa d’água e vai bebendo enquanto dá uma conferida na lista a seguir.

Mamão

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Viva Bem

Não sei vocês, mas o que eu mais ouvi na vida quando estava com intestino preso foi: “come um mamão, menina”. O mamão é riquíssimo em fibras, vitamina A e C, sódio, potássio, sais minerais importantes para saúde do intestino. A princípio, alguns radicais livres prejudicam o funcionamento da evacuação, e é aí que entra a principal ação do mamão para o organismo.

Licopeno é o nome da milagrosa substância que alivia as prisões de ventre e ajuda na reparação celular. Existem várias maneiras de consumi-lo em bolos, vitaminas e doces. Mas, o melhor mesmo é comer uma fatia pura de mamão todas as manhãs. Assim, a eficácia será outra, pois você terá um dia inteiro para digeri-lo.

Manga

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Ovo

Tem gente que não gosta de consumir essa fruta devido aos fios que ficam presos entre os dentes. Mas, saibam que a manga é um dos alimentos que soltam o intestino por possuir efeito laxante em suas propriedades. Em resumo, ao consumir uma única fruta, você estará ingerindo 2,5 g de fibras, que vão direto para o seu intestino, trabalhar totalmente ao seu favor.

Além disso, ela é fonte de proteínas, gorduras saudáveis, tem 8,3 g de água em sua massa e contém vitamina A. São só benefícios inigualáveis na alimentação e a manga pode ser ingrediente de suco e vitaminas, pode ser picada e colocada no meio da salada e assim por diante. Não importa como você vai escolher consumi-la. Até mesmo pura, ela irá trazer de volta o seu bem-estar na hora de ir ao banheiro.

Ameixa

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Boutique das Ervas

Apesar de ser mais encontrada na versão desidratada, a ameixa também é uma fruta que pode ser encontrada ao natural. Normalmente, ela é muito consumida durante as datas festivas de final de ano, como Natal e Ano Novo. Na verdade, este alimento deveria ser rotina diária na vida das pessoas. Pois, além de manter o intestino regulado, graças à fibra e à alta quantidade água; a ameixa é rica em nutrientes contra o envelhecimento, e em vitaminas B, C e K.

Em outras palavras, inserir a ameixa a dieta vai ajudar o seu sistema digestivo e equilibrar o seu sistema imunológico. E, para quem tem a intenção de perder peso, consumi-la é a chave da rotina da dieta, pois cada frutinha possui somente 19 calorias por unidade.

Banana

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Casa Orgânica

Há boatos de que a banana não está na lista  de alimentos que soltam o intestino. Este relato está parcialmente correto. Pois, depende do tipo de banana que você comer.

Existem variedades dessa fruta: banana prata, maçã, nanica e da terra. A princípio, a contraindicação vai para a o consumo da fruta ainda verde. Se ela ainda não estiver madura, não importa qual, vai prender o seu intestino.

Em segundo lugar, o tipo de banana que mais atinge negativamente o intestino é a banana prata. Portanto, as outras estão sim na lista de consumo de alimentos que soltam o intestino. No mais, este alimento é rico em potássio, controla o colesterol e é perfeito para combater a depressão.

Abacate

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Vitta

Várias receitinhas para hidratação do cabelo são a base do abacate. Essa fruta remosa é perfeita para pele e faz super bem para os fios capilares. Mas, o que a maioria não sabe é que ela trata perfeitamente a prisão de ventre. O abacate está entre as indicações capazes de neutralizar os radicais livres e possui efeito regenerativo.

Consequentemente, ao aderir ao consumo diária da fruta, seu intestino vai funcionar bem melhor. Inclusive, em apenas uma fruta, há cerca de 6 gramas de fibras. E as mesmas gorduras que fazem bem para o cabelo e para a pele atuam nas paredes intestinais, facilitando na hora da evacuação das fezes.

Kiwi

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Viva Bem

No Brasil, o kiwi não é muito recorrente nas mesas. Mas, seu consumo tem aumentado cerca de 50% no país. Em suma, é importante saber que as fibras do fruto são verdadeiras ferramentas para a produção do bolo fecal e melhoram, consideravelmente, o trânsito intestinal. Portanto, se você for optar por alimentos que soltam o intestino, dê uma chance para esse alimento.

Jambo

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Preçolândia

Essa fruta vermelhinha, vistosa e cheia de charme é, normalmente, super rejeitada pelas pessoas. É comum ver o jambo pela rua e simplesmente ignorá-lo. O fato é que nem todo mundo que sabe como ela deve ser ingerida, ou não conhece seu valor nutricional para o organismo. Portanto, saiba que ela está no topo no quesito fibras.

São cerca de 2,5 g de fibras por fruta, com apenas 15 calorias. De acordo com essa informação, o seu olhar será outro quando ver por ai uma dessas frutas. Principalmente, se o seu problema for relacionado ao intestino preso. Além disso, consumir o jambo vai enriquecer o seu corpo com vitaminas B1, B2, e A. O que também vai ajudar no sistema nervoso.

Pera

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Pede Sabores

O ponto positivo ao comer a pera é que ela pode ser comida com casca. É sempre aconselhável a ingestão das frutas com casca, pois é lá que está a maior quantidade de fibras e nutrientes. A pera, por sua vez, sempre foi consumida assim. Portanto, temos essa vantagem na hora de falar e indicá-la.

Dentre os alimentos que soltam o intestino, esta fruta está em terceiro lugar em riqueza de líquido. Em resumo, ela conta com 85,1 gde água e 2,2 g de fibras. Ou seja, a combinação perfeita para deixar o funcionamento digestivo em perfeito estado de saúde. Isso porque ela influencia da produção de suco gástrico, ou seja, a melhoria vai começar desde a passagem do alimento pelo estômago.

Figo

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Nit

Nós sabemos o quanto é difícil se abrir para novas experiências. Mas, para quem sofre de prisão de ventre, é bom dar uma chance para o figo. São várias as propriedades que ajudam no funcionamento do intestino em sua composição. Cerca de 1,8 g de fibras estão presente no fruto, prontas para ir diretamente ao seu sistema digestivo e melhorá-lo.

Acerola

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Toda Fruta

Apesar de pequena, a acerola é uma bomba de vitaminas fundamentais para o organismo. Para o intestino, em especial, ela é rica em fibras e influencia diretamente no funcionamento gastrointestinal. Além disso, esta fruto é abundante em vitamina C, super indicada para a prevenção do escorbuto.

Sua baixa quantidade de gordura também é perfeita para os casos de dietas para perda de peso. E todos sabem que o funcionamento do intestino, nesses períodos de reeducação alimentar, é importantíssimo para o emagrecimento.

Verduras e legumes que soltam o intestino

Nem só de frutas vive o homem e, para um intestino em perfeito funcionamento, as mudanças devem vir em todos os âmbitos da alimentação. Aqui vai uma sequência de dica que vão incrementar sua saúde digestiva.

Brócolis

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Ativo

Essas mini-árvores verdinhas e saborosas são a melhor pedida para combater a prisão de ventre. Facilmente adicionada à comida, o brócolis pode ser misturado ao arroz, comido puro, ou feito juntamente com outras verduras. O importante é que seus benefícios combatem os radicais livres, produzem efeito antioxidante e são fontes exclusivas de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.

Arroz integral

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Feel Joy

Quem entra na dieta, muda de cara o consumo do arroz branco pelo arroz integral. E, claro, só há ganhos nessa transição. A princípio, a troca pode causar certo estranhamento no paladar, mas foque mesmo em suas propriedades que logo você se acostumará. Além do pouco valor calórico, ele preserva e protege o intestino com a fibras solúveis e insolúveis presentes em sua composição.

Em consequência do seu consumo, prepare-se para uma vida mais saudável, pois o arroz integral também desempenha outras funcionalidades. Melhora o cérebro, as regiões cardiovasculares, combate a asma e trata doenças reumáticas, que afetam a musculatura.

Quiabo

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Viva Bem

Quem nunca comeu um quiabo com abóbora, junto com um franguinho em caldo e angu, não sabe o que é bom. E, ainda por cima, não sabe o quanto esta verdura é rica em fibras e promove a regulação do intestino. O seu interior, além de babento, tem substâncias perfeitas para a melhoria do trânsito intestinal.

Existem duas formas possíveis de comê-lo. Para quem quer evitar a baba, a melhor forma é ingeri-lo cru. Se preferir, com um salzinho. Caso não haja preconceito algum com o alimento, é só jogá-lo na panela e deixá-lo cozinhando. Então, é só consumi-lo com os outros alimentos do seu almoço ou jantar.

Feijão

Alimentos que soltam o intestino - quais são e como agem no organismo
Guia dos Solteiros

Uma comida preparada e servida sem feijão é quase um crime no Brasil. A sorte mesmo é que essa “regra básica” na hora da refeição é essencial para a saúde intestinal. É partir dos carboidratos em sua composição que o intestino recebe uma grande quantidade de substâncias positivas que auxiliam no seu funcionamento.

Por fim, uma dica para prepará-lo e não deixar que os gases interfiram no seu dia a dia, é deixar os grãos de molho antes de cozinhar. Somente 15 minutos já são o suficiente. No mais, mantenha o hábito diário do consumo e desfrute da melhor saúde possível do seu intestino. Ah! Aliás, não esqueça de sempre beber água.

Gostou desse artigo sobre alimentos que soltam o intestino? Para mais curiosidade sobre o sistema digestivo Digestão: veja o caminho que a comida faz dentro de você

Fontes: Mundo e Educação, Tua Saúde, Conquiste Sua Vida, Toda Matéria, Conquiste Sua Vida 2, Veja Saúde, Conquiste Sua Vida 3, Tua Saúde 2, O Popular, Green Me, Minha Vida, Vitao, Tua Saúde 3, Corpore, Tua Saúde 3Tua Saúde 4, Uol, Minha Vida 2, Andreia Friques,

Fontes: Mulher com Saúde, Ativo, Garce-CE, Viva Bem, Viva Bem 2, Ovo, Boutique das Ervas, Casa Orgânica, Vitta, Viva Bem 3, Preçolândia, Pede Sabores, Nit, Toda Fruta, Ativo 2, Feel Joy, Viva Bem 4, Guia dos Solteiros, Viva Saúde Sempre