Estamos na era da geração saúde, onde quanto mais natural e saudável melhor. O que é ótimo, cada vez menos toxinas nosso corpo têm acumulado. Nessa discussão de saudável e não saudável, a pílula anticoncepcional vem sendo altamente julgada por seus efeitos devastadores ao corpo.
Segundo especialistas, a pílula pode diminuir drasticamente a libido, aumentar a gordura localizada, assim como a celulite, flacidez e diminuição da massa muscular.
E ainda pode arrecadar diversas complicações cardiovasculares, é cancerígena, aumentando as chances de trombose, ansiedade, dor de cabeça e depressão.
Como substituir a pílula anticoncepcional?
Diante de tal lista de malefícios, cada vez menos pessoas têm tomado a pílula. O problema está na substituição do método contraceptivo, já que opções menos agressivas ao corpo, como o Dil são muito caras.
Porém essa realidade parece estar mudando, um aplicativo chamado Natural Cycles, que tem como base a observação da mulher sobre o próprio corpo, foi desenvolvido para controle natural da fertilidade.
O aplicativo ajuda a mulher a observar seu corpo através da temperatura. Dessa forma, a mulher precisa coletar seus próprios dados diariamente: medir a temperatura usando um termômetro basal embaixo da língua e registrando tudo no celular, pelo aplicativo.
O método é muito parecido com o antigo “tabelinha”, só que mais moderno e preciso.
Apenas com a temperatura do corpo que é medida por um termômetro que você recebe ao fazer assinatura no aplicativo, faz cálculos exatos da sua fertilidade, já que em períodos férteis a temperatura basal da mulher aumenta meio grau.
Índice de assertividade
O Natural Cycles recebeu certificado dos Ginecologista de classificação de método de contracepção confiável.
A alemã Tüv Süd, testou o aplicativo em dois estudos com mais de 4 mil mulheres e foi comprovado ser mais preciso que a pílula anticoncepcional. Enquanto o aplicativo apresenta taxa de erro de 5%, a pílula pode apresentar até 8%.
É a tecnologia sendo usada a nosso favor, cooperando com o ganho de saúde.
E falando em fertilidade leia: Estudo revela quantas relações em média são necessárias para engravidar.
Fonte: Minha vida