Caju e seus benefícios para saúde: saiba como consumir

Você gosta de comer caju? Sabe dos seus benefícios? Se sim, vem que aqui, além de descobrir os benefícios, você também aprende receitas com o caju

Caju, para quem não sabe, é uma super noz. Ele pertence à família Anacardiáceo, que inclui mangas e pistaches. Inclusive, essa fruta é originalmente nativa das áreas costeiras do nordeste do Brasil, e pode ser cultivada em locais com climas tropicais. Ele também é encontrado na Índia, no Sri Lanka, no Quênia e na Tanzânia.

O caju, aliás, é suculento e saboroso, rico em nutrientes, minerais e vitaminas. Por isso, ele pode ser uma forte aliada à saúde e também uma ótima estratégia para a regulação do peso. Até porque um caju médio conta apenas com 43 calorias, e pode oferecer uma gama de nutrientes.

Vale destacar que, no caju, você pode encontrar as nozes na parte inferior do fruto. Basicamente, elas são mais conhecidas como castanha-de-caju. E, assim como a polpa, elas também são repletas de compostos benéficos para o organismo.

Lista de propriedades

Sobretudo, o caju é um alimento extremamente rico em nutrientes. Sendo assim, vale destacar todos os seus detalhes, como por exemplo, todas as suas vitaminas.

Dentre elas estão, vitamina C, A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina B3 (niacina). Além dessas, ainda é possível destacar as vitamina B6, folato, vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona).

Aliás, as vitaminas do complexo B auxiliam a saúde neurológica. Enquanto as outras vitaminas potencializam as defesas do corpo contra agentes externos.

Inclusive, o caju também contém fósforo, ferro, sódio, cobre, cálcio, magnésio, zinco e potássio. Esses compostos juntos se tornam uma usina de proteínas. Tanto é que podem ajudar a manter funções importantes, como memória e disposição.

E, para finalizar, sua castanha pode se tornar uma fonte de ácido oleico. Isso quer dizer que se trata de uma fonte de boa quantidade de gordura monoinsaturada.

Além disso, contém baixas quantidades de gorduras polinsaturadas, e, por isso, não conta com o colesterol prejudicial. Mas, claro se forem consumidas de forma adequada e em quantidade moderada.

Benefícios do caju

Basicamente, o caju possui inúmeros benefícios. Dentre eles, estão a melhora da fertilidade, a prevenção do câncer, e a redução do risco de diabetes.

Além do mais, essa fruta pode promover a saúde dos cabelo, dos olhos, dos ossos e até mesmo do coração. Inclusive, ela evita a anemia, ajuda na perda de peso e baixa a pressão arterial elevada.

Mas, como você confere abaixo, essas não são as únicas vantagens do consumo regular a fruta.

1- Fortalece o sistema imunológico

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Sobretudo, o caju é rico em zinco. Assim sendo, o zinco tem o poder de fortalecer suas defesas do corpo. Portanto, ele pode evitar doenças como a gripe e virose.

2- Para a pele e cabelo

Além do zinco, o caju possui também muito cobre. Sobretudo, o cobre pode favorecer e promover uma pele e cabelo mais saudável. Além do mais, ele ajuda a manter a saúde dos cabelos e das unhas.

3- Para o intestino

Basicamente, o caju é rico em fibras. Portanto, essas fibras podem auxiliar no funcionamento do intestino. Além de regular e evitar casos como a diarreia e a constipação.

4- Antioxidantes

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Primeiramente, o antioxidante é importante para o combate do envelhecimento precoce e do surgimento de algumas doenças. Assim sendo, a fruta é rica em flavonoides, que são importantes agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além do mais, a fruta é rica em vitamina C. Ou seja, ela é importante para combater os radicais livres. Inclusive, eles são moléculas que em excesso no corpo podem oxidar células e provocar doenças degenerativas decorrentes do envelhecimento.

5- Anti-inflamatório

Sobretudo, o caju possui compostos carotenóides e flavonóides, os quais são bioativos e podem ser poderosos na ação anti-inflamatória. Além do mais, eles auxiliam no tratamento de doenças, como por exemplo, a diabetes e o câncer.

Benefícios do caju na gravidez

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Como já se percebeu, o caju pode ser benéfico em qualquer fase da vida, mas durante a gestação ele se torna ainda mais. Primeiramente, a fruta é muita rica em zinco, e esse é um dos minerais importantíssimos na função reprodutiva. Inclusive, ele pode também melhorar a sua libido.

Além do mais, essa fruta pode acarretar benefícios no desenvolvimento motor e cognitivo do feto. E por conta da fruta ser rica em vitamina C, ela pode auxiliar na absorção do ferro, o qual pode ficar em déficit na gestação.

Benefícios da castanha-de-caju

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Acima de tudo, a castanha-de-caju contém vitaminas E, K e B6, cobre, fósforo, zinco, magnésio, ferro e selênio. Inclusive, esses nutrientes são de extrema importância para manter uma boa função corporal. Além do mais, seu consumo pode estar associado ao combate à depressão, hipertensão e problemas intestinais.

Portanto, são muitos benefícios.

Caju engorda ou emagrece?

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Primeiramente, devemos destacar que nenhum alimento é capaz de de emagrecer ou engordar. Sobretudo, tais eventos ocorrem por uma série de atitudes, e não só por conta de um tipo de alimento. Porém, nós do Área de Mulher vamos salientar, que qualquer alimento se consumido de forma exagerada, pode sim fazer mal a saúde.

No mais, se tratando em um contexto individual e para cada perfil, e com o acompanhamento de um nutricionista, o caju pode sim promover a perda de peso. Pois, suas fibras tem a capacidade de prolongar a saciedade e, consequentemente, retardar a fome.

Malefícios

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

De forma geral, a fruta não causa nenhum tipo de malefícios. Porém, a castanha pode ser um gatinho no organismo que quem é alérgico. Portanto, se você tem alergia a nozes, por exemplo, melhor ficar longe da castanha-de-caju.

Além do mais, se consumida em excesso, a fruta pode causar desconforto intestinal. Nesse caso, a pessoa poderá sentir náuseas, diarreia, cólicas abdominais, tosse e vômitos.

Sobretudo, as pessoas alérgicas, correm o risco também de adquirirem a dermatite de contato. Basicamente, ela é uma doença cutânea, com comichão, causada pela pele e pelo sumo do caju.

Quem sofre com pedras nos rins também deve ficar atento. Porque a castanha-de-caju contém sais de oxalato, que pode interferir na absorção de cálcio pelo corpo.

Sobretudo, os diabéticos também podem ficar atentos quanto ao consumo exagerado dessa fruta. Basicamente, essas pessoas devem se atentar para qualquer quantidade de frutas consumidas. Até porque, as frutas são capazes de elevar o nível de açúcar no sangue.

Receitas com caju

Suco de caju

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Ingredientes:

  • 2 unidades de caju maduro
  • 2 xícaras de chá de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar demerara ou adoçante
  • 2 pedras de gelo

Modo de preparo:

Primeiramente é necessário que você retire as castanhas do caju e corte a fruta em cubos. Logo em seguida, coloque o caju e a água no liquidificador e bata. Esse suco que virou após bater no liquidificador, pode ser que tenha ficado mais grosso, por isso é necessário peneirar.

Por fim, peneire o suco, tempere com o açúcar e o gelo. Sirva em seguida.

Doce de caju

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Ingredientes:

  • 12 cajus maduros (sem a castanha)1 limão fatiado
  • 1 xícara de chá de água
  • Adoçante em pó a granel a gosto

Modo de preparo:

A priori, coloque os cajus em uma panela. Lembre-se de fazer alguns furos em sua extremidade. Em seguida, adicione as fatias de limão. Até porque é importante que elas fiquem com a fruta por cerca de 10 minutos. Após esses minutos, você pode retirar o limão e adicionar os cajus picados na água.

Assim sendo cozinhe-os em fogo baixo por cerca de 1h30. Vale destacar que nesse caso não se usa tampa de panela. Logo após esse tempo, você já pode retirar do fogão e acrescentar o adoçante. E por fim sirva em temperatura ambiente ou gelado.

Geleia diet de caju

Tudo sobre o caju- Características, receitas, benefícios e malefícios

Ingredientes:

  • 1 kg de caju
  • 3 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
  • 400 ml de água
  • 300 ml de suco do caju

Modo de preparo:

Primeiramente, é necessário que se esprema os cajus. Assim sendo, o suco extraído deve ser reservado. Logo em seguida, você deve colocar os cajus em uma panela de pressão, juntamente com o adoçante, a água e o suco. E por fim tampe a panela e coloque-a no fogo.

Após colocar a panela no fogo, deixe-a ferver por 1 hora em fogo baixo. Depois de 1 hora tire a panela do fogo e deixe esfriar sem abrir a tampa. Passou se 1h30 você já pode colocar a mistura em um pote hermético e em seguida servir gelado, como sobremesa.

Nós, do Área de Mulher, esperamos que essa matéria tenha te ajudado.

Leia mais: 5 alimentos que aceleram o metabolismo e quase ninguém sabe

Fontes: Ativo saúde, Horta em casa

Imagens: Ativo saúde, Universa, Climep, Youtube, SPDM, Viva bem, Alimentos, Wikipédia, Rita Sousa, Namu cursos, Brasil a gosto, Food net work, Tudo receitas, Na cozinha da Helô, Vix, Horta em casa, Come-se


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários