Saúde

Chás para menopausa – 6 opções naturais para aliviar os sintomas

Confira 6 opções de chás para menopausa para te ajudar a acabar com as ondas de calor e outros sintomas que podem incomodar muito.

Por Jessica Rosa

Apesar de ser uma fase natural para todas as mulheres, a menopausa tende a ser um pouco desconfortável devido aos seus sintomas. Como, por exemplo, ondas de calor, suores noturnos, cansaço e insônia.

Entretanto, a boa notícia é que, nós da Área de Mulher, separamos 5 incríveis chás para a menopausa, que vão te ajudar a restaurar seu equilíbrio hormonal e aliviar esses sintomas indesejados.

Confira 6 chás para menopausa

1. Amora

Chás para menopausa: Chá de amora
Foto: Pinterest

A amora é uma fruta rica em antioxidantes, portanto, é muito recomendada para esta finalidade. Além disso, o chá da amora pode ser diurético e anti-inflamatório.

Como fazer? Em primeiro lugar, coloque 1 litro de água em uma panela. Logo depois, assim que a água começar a ferver, acrescente uma colher de sopa de amoreira secas, deixe esfriar e sirva.

2. Trevo-vermelho

Chás para menopausa: Trevo Vermelho
Foto: Cura Natural

Dentre os melhores chás para menopausa, está o chá de trevo-vermelho. Além de diminuir as ondas de calor e suores noturnos, o chá previne a osteoporose, problema comum após uma determinada idade.

Como fazer? Primeiramente, acrescente 15g de trevo-vermelho em uma xícara de água quente. Deixe agir por 10 minutos e beba. É recomendado o uso uma vez ao dia.

3. Ginseng

Foto: Reviewbox

Rico em propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o ginseng é, portanto, um forte aliado no combate a menopausa. Além de reagir contra sintomas como fadiga, ele ajuda na redução das dores e também previne a secura vaginal.

Como fazer? Em primeiro lugar, acrescente 10g de ginseng em uma xícara de água quente. Ao contrário do chá de trevo-vermelho, deixe descansar por um tempo maior de, no mínimo, 30 minutos. Logo depois, coe e sirva.

4. Ginkgo Biloba

Foto: UmCOMO

Do mesmo modo dos outros chás para menopausa, o chá de ginkgo biloba auxilia a equilibrar os níveis hormonais e reduz desconfortos.

Como fazer? Em primeiro lugar, para fazer esse chá, realize uma infusão por dez minutos com 1 colher (chá) de ginkgo biloba. Coloque em uma xícara de água morna, coe e beba.

5. Erva-de-São-Cristóvão

Foto: Tua Saúde

Também conhecida como cimicífuga, a erva-de-são-cristóvão, além de ajudar nas ondas de calor provocadas pela menopausa, contribui na regulação do ciclo menstrual.

Como fazer? Primeiramente, acrescente 1 colher (chá) de folha de erva-de-são-cristóvão, em uma xícara de água quente. Logo, após descansar por 10 minutos, coe e se sirva.

6. Pimenteiro Silvestre

Foto: Oficina de ervas

Atuando no equilíbrio hormonal, o chá de pimenteiro silvestre eleva o nível de dopamina no cérebro, proporcionando assim o aumento da libido sexual.

Como fazer? Misture uma colher (chá) de folhas de pimenteiro silvestre em uma xícara de água quente, deixe descansar por 10 minutos, coe e beba.

Enfim, gostou da nossa matéria sobre chás para menopausa? Confira também: Chás para ansiedade – Receitas caseiras que amenizam a condição.

Fontes imagens: Super Clube Fit, Cura Natural, PinterestReviewbox, UmCOMO, Tua Saúde, Oficina de ervas.
Fontes: Cuidaí, Green Me.

Próxima página »

Escolhidas para você