11 Dicas para amenizar ou até acabar com a celulite

Sabia que dá para amenizar a celulite com mudanças simples? Confira essas 11 dicas valiosas para tratar o problema que tanto incomoda.

Tem gente que não se incomoda com o aspecto da celulite, mas para muitas mulheres a celulite e um grande vilão. Sendo assim, afeta e muito a autoestima de muitas mulheres.  Algumas deixam até usar saias e shorts mais curtos e eliminam até mesmo os biquínis por causa dos furinhos nas pernas e no bumbum.

A boa notícia é que é possível amenizar o aspecto da celulite na pele e até mesmo acabar com ela fazendo apenas algumas mudanças simples no dia a dia. Então, como você vai ver, além da predisposição genética, alguns hábitos acabam piorando o acúmulo de gordura e de líquidos sob a pele, contribuindo para aquele aspecto ondulado e tão odiado pela mulherada.

Escolher melhor o que colocamos no prato, aumentar a ingestão de líquidos e sair do sedentarismo são apenas algumas das medidas que podem ajudar você a deixar de vez esse problema no passado.

Entenda o seu tipo de celulite

Primeiramente, antes de qualquer coisa é preciso entender e conhecer melhor o seu corpo e suas marcas, nesse caso a celulite. Existe um jeito mais profissional de identificar e classificar a celulite, mas existe um jeito mais popular de classificar seus furinhos em casa. Abaixo você conhece os conhecidos 4 graus da celulite:s

  • Grau 1 – Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”
  • Grau 2 – Ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele
  • Grau 3 – Nódulos claramente perceptíveis. Pode haver dor local
  • Grau 4 – Vários nódulos, celulite “dura”. Inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.

Então sabendo disso é mais fácil entender como deve ser o tratamento para amenizar a celulite.

11 Dicas para amenizar ou até acabar com a celulite

Sim, nem tudo está perdido e nem sempre é preciso a recorrer a procedimentos estéticos caros e agressivos para tratar a celulite. Como dito, medidas simples e algumas escolhas melhores já são capazes de oferecer um resultado para quem está insatisfeito com suas celulites.

1 – Beba muito líquido

Água é o líquido mais milagroso para o seu corpo, tanto para a sua saúde quanto para a sua estética. Quando você bebe muita água durante o dia, as toxinas são eliminadas mais rápido do corpo e os nutrientes são absorvidos também com maior velocidade, especialmente pela pele.

No caso da celulite, a água funciona porque ela se trata de um acúmulo de água e de gordura sob a pele. Então, quando você toma mais líquidos e o expele mais rápido do organismo, você ajuda a melhorar a circulação dessa camada e a varrer esses excessos.

Agora, se você acha difícil consumir tanta água, alguns chás diuréticos podem ajudar nessa eliminação de líquidos e toxinas. Sucos naturais e sem açúcar, como o de limão; e chás como o verde, de cavalinha, hibisco, melão, melancia, abacaxi, morango, melancia e assim por diante podem ajudar bastante nessa missão.

2 – Escolha os alimentos corretos

A melhor forma de acabar com a celulite, com certeza, é mudando o corpo de dentro para fora. A perda dos quilos extras ajuda muito a desinchar esses buraquinhos, assim como a escolha de alimentos. Hortaliças, proteínas magras, como ovos, frango, peixe e carne; além de lentilha, grão de bico, feijões e assim por diante são as melhores escolhas para o dia a dia.

3 – Ingestão de ferro e fibras

Falando em alimentação, alimentos ricos em fibras, como aveia, quinoa, arroz integral, além de ajudarem a manter o corpo funcionando mais rápido, melhoram também o funcionamento do intestino, o que reflete no melhoramento da celulite. Isso porque o intestino que funciona mal acaba também interferindo na circulação linfática do corpo.

Então, aumentar a ingestão de fibras e ferro é fundamental. No caso do mineral, os alimentos ricos em ferro contribuem para eliminar a celulite melhorando a circulação sanguínea e aumentando a quantidade de nutrientes e oxigênio nas células. Aposte em uma dieta rica em vegetais de folha verde-escura, como couve, beterraba, chocolate amargo, cacau em pó e etc.

4 – Fuja dos alimentos “ruins”

Mas, se você quiser acabar com sua celulite, não adianta nada comer bem no almoço e se esbaldar em alimentos gordurosos, açucarados e cheios de outras coisas que ativam a inflamação das células de gordura. Da mesma forma são as comidas muito salgadas, ricas em sódio, nos fazem reter líquidos.

Mas, calma, nem toda gordura é ruim. Você deve evitar frituras e alimentos ricos em gordura hidrogenada, por exemplo, mas pode e deve consumir boas gorduras, como azeite, abacate, oleoginosas e assim por diante.

5 – Reduzir o consumo de sal

O sal em excesso é um dos principais inimigos da nossa saúde e também da estética. Isso porque ele resulta na retenção de líquidos, que além de desconfortável também contribui para o agravamento da celulite. Desse modo, é muito importante reduzir o seu consumo, ingerindo no máximo 5mg de sal por dia, o que corresponde a uma colher de chá diariamente. Mas para facilitar, você tem opção de substituir o sal por outras especiarias como ervas aromáticas, limão, azeite e etc.

6 – Faça exercícios físicos

Malhar pode ser chato no começo, mas depois que você pega o ritmo muda seus hábitos, sua saúde e sua beleza física, tudo para melhor, claro. No caso da celulite, o exercícios físicos ajudam a melhorar a circulação, impedem a retenção de líquidos e tonificam o corpo.

Os melhores, nesse caso, são os que ajudam a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, por exemplo. Além da musculação, outras atividades que ajudam nisso são a corrida, a caminhada, andar de bicicleta e o pilates.

7 – Manter o peso ou emagrecer

Essa pode ser um pouco mais difícil, mas ter o controle do peso é muito importante para tratar a celulite. Então, atingindo o peso ideal, mantenha uma alimentação saudável e rotina de exercícios para evitar que a celulite volte ou piore.

8 –  Experimente a drenagem linfática

Se você aliar a boa alimentação, com uma melhor hidratação do corpo e a prática de exercícios com alguns tipos de massagens específicos para ativar a circulação e reduzir as toxinas, os resultados para acabar com a celulite serão potencializados.

A drenagem linfática, por exemplo, é uma ótima opção. Ela tira o acúmulo dos líquidos, quebra a gordura cristalizada e ajuda a emagrecer a perder medidas. Embora para manter os resultados o tratamento deva ser contínuo, é possível perceber as roupas mais folgadas e o aspecto mais liso da pele a partir da 4 sessão, por exemplo.

9 – Abuse dos tratamentos caseiros

Você também pode fazer massagens em casa, todos os dias, para melhorar o aspecto da celulite, sabia? Cremes a base de retinol e de cafeína ajudam bastante nessa missão, mas é preciso massagear bem para que os nutrientes penetrem na pele.

Estudos em laboratório mostraram que essas substâncias aumentam a quantidade de colágeno na pele, fazendo que ela fique espessa e mais elástica. Isso ajuda muito a melhorar o aspecto da celulite.

O próprio pó de café pode ser usado nas regiões que concentram a celulite. Aliás, nós já ensinamos como usar essa solução caseira nessa outra matéria aqui.

10 – Usar cremes anti-celulite

Hoje em dia existem no mercado vários cosméticos com essa finalidade, alguns bastante eficazes. Sendo assim, vale a pena investir nesse cuidado com cremes anti-celulite próprios para combater a gordura localizada, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a celulite. Procure o que melhor funcionar para você e adicione a sua rotina de cuidados consigo mesma.

11 – Potencialize os resultados com tratamentos estéticos

Para casos mais graves de celulite ou para resultados mais rápidos, existem também os tratamentos estéticos, como a endermologia, manta térmica radiofrequência, mesoterapia, carboxiterapia, ultrassom com lipolíticos (ultrassom estético), gesso liporedutor, criolipólise, subcisão, lipocavitação, ondas acústicas, corrente russa, entre outras. Mas, nesse caso, claro, vai depender bastante do bolso de cada uma.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, você pode gostar de conferir também: Como evitar assadura em coxas grossas ou gordinhas.

Fontes: Minha Vida, Mundo Boa Forma Tua Saúde 

Imagem destacada: Medium 

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.