O câncer de pele é um, entre as variedades da patologia, que mais possui casos no Brasil. A doença corresponde a 33% dos incidentes no país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirma que são cerca de 180 mil novos casos por ano.
O câncer é caracterizado pelo crescimento irregular e descontrolado de células. No caso de câncer de pele, é o desenvolvimento das células da pele que crescem sem controle.
Mesmo com alto nível de periculosidade, o câncer de pele pode ser identificado através de sinais que o corpo vai revelando. Vem comigo, que eu vou te mostrar como identificar a enfermidade.
Confira como identificar alguns sinais que podem revelar câncer de pele
Exame ABCD
Um dos principais exames para identificação de câncer de pele é o ABCD. Ele irá observar as manchas na pele, e verificar se suas características correspondem a patologia.
O ideal é que seja feito uma analise semestral. Você pode se colocar em frente ao espelho e observar todo o seu corpo, inclusive planta dos pés, atrás das orelhas, cabeça e costas. Se você sentir dificuldade de olhar em certos ponto, peça para que alguém próximo tire umas fotos para que você possa ver melhor.
Através dessa verificação, você irá procurar pelo ABCD. Se você encontrar algum deles, pode indicar câncer de pele. Veja:
- A de Assimetria de lesão: Se uma metade for diferente da outra na mancha.
- B de Borda irregular: Quando o contorno da mancha não é liso.
- C de cor: Se a diferença de cores em uma mesma mancha.
- D de diâmetro: Se o diâmetro da mancha for maior que 6 mm.
Veja um exemplo prático:
O diagnóstico só pode ser feito pelo médico, porém, você mesmo pode observar suas manchas em casa para conferir se existe algum risco de câncer de pele. Se você perceber que elas se assemelham ao diagnóstico, marque um dermatologista imediatamente.
Confira mais alguns possíveis indícios.
Câncer de pele não melanona
Esse tipo de câncer é mais fácil de ser tratado, porém, se diagnosticado em uma fase avançada pode espalha-se para outros órgãos. Veja quais são suas características particulares:
- Pequena ferida na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira
- Crescimento rápido e formação de casquinha
- Secreção e coceira
- Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas
- Verruga que cresce.
Câncer de pele melanona
Esse tipo de câncer é maligno, e pode ser muito perigoso. Sua principal causa é a alta exposição ao sol. Por isso é de extrema importância o uso de protetor solar. Veja suas características:
- Pinta ou sinal escuro na pele
- Bordas irregulares
- descamação da pele
- coceira
Achou essa matéria útil? Você também vai gostar dessa aqui: 10 milagres do uso da clara de ovo na pele e nos cabelos
Fonte: Tua Saúde