Como cuidar da pele oleosa: 4 passos simples que funcionam

Eu não te conheço pessoalmente, mas sei que existe uma grande chance de você figurar entre as mulheres com pele oleosa. Acontece que esse tipo de pele é uma das mais comuns do país, e não escolhe idade ou classe social.
A oleosidade da pele é uma consequência direta da produção em excesso do sebo na pele. As principais características que a acompanham são poros dilatados, brilho excessivo e até mesmo a acne.
Mas não precisa entrar em pânico, para tudo existe uma solução. Existem alguns cuidados que podem ajudar na sua pele oleosa. Quer saber quais são? A Área de Mulher te conta.
Confira 4 passos simples para cuidar da pele oleosa
1 – Higienização e tonificação
Higienização e tonificação é o primeiro passo, o mais básico, para cuidar de uma pele oleosa. Acontece que os poros costumam ficar obstruídos com o tempo, acumulando impurezas. Então, ao higienizar a pele duas vezes ao dia (manhã e tarde), você consegue desobstruir a pele. Um sabonete e um tônico para a limpeza são importantes.
Já a tonificação reequilibra o pH e retira as sujeiras que o sabonete não conseguiu remover, deixando os poros abertos.
2 – Hidratação
Pode parecer contra-intuitivo, porém, a pele oleosa também precisa de hidratação para que as glândulas sebáceas não sejam estimuladas a produzir mais óleo. Só existe uma observação: os hidratantes ideais para uma pele oleosa devem ter uma composição livre de óleos.
3 – Redução de poros
Quem tem pele oleosa, costuma ter os poros da pele dilatados e bem mais visíveis. Isso acontece porque o sebo e as células mortas depositam-se ao redor dos poros, fazendo com que essa área fique inchada e os poros pareçam maiores do que são. Então é importante investir em um redutor de poros.
4 – Filtro solar
Filtro solar é o último passo para cuidar de pele oleosa. A exposição ao sol resseca a pele e envelhece mais rápido. Além disso, o ressecamento estimula as glândulas sebáceas, a produzir óleo em maior quantidade na tentativa de reidratar a pele, causando o efeito rebote. Então não esqueça de usar produtor solar todos os dias.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Argila para o rosto e cabelo: que tipo usar e quais as diferenças?
Fonte: ADCOS
Imagem: Kosmo Beauté Spa Vip Pamella Ferrari Lugar de Mulher Beleza e Saúde