Se você quer emagrecer ou engordar, ou mesmo se está satisfeito com seu peso, em algum momento de sua vida você vai descobrir quantas calorias têm os alimentos é algo bem relevante na alimentação.
As calorias dos alimentos determinam a quantidade de energia que você está fornecendo ao seu corpo todas as vezes que você se alimenta. Por exemplo, uma colher de margarina normal tem 60 calorias, enquanto a mesma medida da margarina light tem 29 calorias.
E descobrir quantas calorias têm os alimentos não interessa apenas àqueles que precisam emagrecer ou controlar o peso de alguma forma. Saber o valor nutricional e energético dos alimentos influencia diretamente na saúde e é por isso que esse é um assunto tão importante.
Então, tenha em mente: se você quiser fazer qualquer tipo de dieta, procure um nutricionista.
Como descobrir quantas calorias têm os alimentos?
Mas, voltando ao assunto, como será que as pessoas descobrem quantas calorias têm os alimentos? Existe um cálculo para saber esse tipo de coisa?
Para quem não sabe, o profissional responsável por calcular e descobrir as calorias dos alimentos são os nutricionistas. Eles seguem um cálculo que leva em consideração o grupo alimentar da comida que está sendo avaliada, como se é proteína, carboidrato, lipídio e assim por diante.
Entretanto, a primeira coisa a se levar em consideração mesmo são as porções e as medidas que serão calculadas e que costumam variar de acordo com a especificidade do produto. Pode ser gramas, fração, fatia, rodela, colher, unidade e assim por diante.
Quando o assunto são pessoas leiga, como eu e você (caso você não seja um profissional da área), o que costuma prevalecer nas dietas são as medidas caseiras. Nesse caso, as medidas convencionais, como gramas e mililitros; são convertidos em medidas possíveis de se mensurar em casa, como xícara, colher de sopa, prato raso, prato fundo e daí para frente.
Calculando o valor energético
Na hora de descobrir quantas calorias têm os alimentos o que os nutricionistas fazem é listar os ingredientes usados na receita ou identificar que tipo de comida é aquela e fazer a conta levando em consideração valores pré-estabelecidos para cada grupo de alimento.
Carboidrato: 4 kcal (ou 17 kJ)
Proteína: 4 kcal (ou 17 kJ)
Gordura: 9 kcal (ou 37 kJ)
No caso de um bolo, por exemplo, para cada 100 gramas de farinha, temos 77,7 gramas de carboidrato. Logo, em 14,117 gramas de farinha há 10,96 gramas de carboidrato.
E assim segue o cálculo com os demais ingredientes usados na preparação. No final, é só somar tudo para descobrir a caloria total da receita e, claro, fracionar por porções para descobrir quantos calorias ele terá por porção, colher e assim vai.
O “peso” do consumo diário nos cálculos
Agora, se você está tentando descobrir o quanto de cada grupo alimentar um determinado alimento oferece, o cálculo é feito por porcentagens. É assim que se comprova, por exemplo, que aquele mesmo pedaço de bolo que a gente acabou de citar é rico em carboidratos e não em proteínas, entendeu?
Para chegar a esse tipo de valor energético e nutricional, você precisa levar em consideração o total diário da dieta ou o total diário dos grupos de alimentos.
Dessa forma, para saber o percentual de carboidratos ou de proteínas em uma comida, você vai precisar calcular o total do grupo alimentar em investigação e verificar o quanto isso corresponde em porcentagem ao total diário apresentado na tabela.
Valor energético (calorias): 2000
Proteínas: 75 gramas
Gorduras Totais: 55 gramas
Gorduras Saturadas: 22 gramas
Carboidratos: 300 gramas
Fibras: 25 gramas
Sódio: 2400 miligramas
Tabela TACO
Claro que para quem não estudou nutrição essa parece (e deve ser mesmo) uma tarefa bem complicadinha. No entanto, como já dissemos no início, quem deve se preocupar em descobrir as calorias dos alimentos são os nutricionistas, até porque viver contando calorias não faz bem a ninguém!
Mas, para dar aquele auxílio na dieta ou para matar a curiosidade, existe uma tabela prontinha. Ela conta com uma quantidade enorme de alimentos que consumimos diariamente no Brasil já com as calorias calculadas (usando como referência porções de 100 gramas).
Conhecida como Tabela de Composição de Alimentos ou, simplesmente, tabela TACO, essa lista para lá de completa. Aliás, ela foi elaborada pela Unicamp e é uma das mais completas e recomendadas atualmente.
E aí, matou a curiosidade? Agora, falando na quantidade calórica que a gente “manda para dentro” todos os dias, essa outra matéria vai fazer você sorrir de orelha a orelha: 30 alimentos com calorias negativas para comer o quanto quiser sem engordar.