Saúde

Como retardar o envelhecimento? Dicas e novos hábitos

A idade chega para todos, e com ela, as mudanças na aparência. Todavia, é essencial manter a saúde e aprender como retardar o envelhecimento.

Com o passar do tempo, torna-se cada vez mais importante entender sobre o funcionamento do seu organismo e sobre as melhores formas de mantê-lo estável e, acima de tudo, saudável. Afinal, tudo aquilo que ocorre do lado de dentro influencia o exterior: a lei é ainda mais rigorosa após certa idade ser atingida. Nesse sentido, para aqueles que desejam perpetuar a aparência e a saúde jovial, é essencial saber como retardar o envelhecimento.

É comum notar todos os dias pessoas que possuem a mesma idade, mas aparências completamente diferentes. Nesse caso, o tempo age com maior incidência no caso de alguns, enquanto outros mantém a mesma saúde excelente, tanto por fora quanto por dentro. A resposta para todas as dúvidas que rodeiam esse mistério é simples: tudo depende do estilo de vida. E, antes de mais nada, dos hábitos alimentares que permeiam tal estilo.

O famoso ditado do “você é aquilo que você come” nunca fez tanto sentido quanto no caso das diferentes formas de como retardar o envelhecimento. Tudo está ligado à alimentação: os alimentos são responsáveis por fornecer substâncias que influenciam as células e seu bom funcionamento. Nesse sentido, dependendo do que é consumido, é possível contribuir ou evitar diversas doenças, bem como o inevitável envelhecimento.

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Febrasgo

Dessa forma, não há motivo nenhum para investir em produtos de rejuvenescimento caríssimos quando a alimentação deixa a desejar. Determinados tipos de alimentos são responsáveis por fornecer os antioxidantes e proteínas que o organismo e a pele necessita, ou seja, potencializando certos tratamentos estéticos. Sem a sua ajuda, não há a necessidade de aplicar milhares de cremes e máscaras faciais. A hidratação e a tão desejada elasticidade da pele vem daquilo que é colocado no prato.

Como retardar o envelhecimento?

É uma verdade universal que a alimentação pode salvar ou amaldiçoar para sempre a sua saúde e aparência. Querendo ou não, existem certos alimentos que são responsáveis pelo envelhecimento precoce, que deixa as marcas do tempo aparentes muito antes da chegada da terceira idade. Para evitar esse destino, é essencial que a sua dieta seja balanceada, bem como rica em antioxidantes.

Como retardar o envelhecimento
Fonte: JK Dermatologia

Além disso, é preciso tomar muito cuidado com os radicais livres, responsáveis por transformar os nutrientes dos alimentos em energia. Todavia, quando sua produção é excessiva, ocasionada por hábitos alimentares prejudiciais, por exemplo, os radicais livres geram estresse oxidativo. Tal consequência é um dos maiores causadores do envelhecimento precoce. Essa é a resposta do momento em que as funções biológicas de proteínas como o colágeno sofrem degradação, destruindo a sustentação da pele e causando problemas como rugas e flacidez.

Mas afinal, o que incluir na dieta? Confira abaixo 15 itens diferentes que devem constar no cardápio da semana, estimulando uma alimentação equilibrada e variada, bem como capaz de retardar o envelhecimento. É importante lembrar que, apesar dos alimentos oferecerem uma gama enorme de propriedades boas e saudáveis, é extremamente indicado realizar um acompanhamento profissional com nutricionista, de forma que o melhor plano de contenção seja traçado.

1 – Vitamina C

Fonte: Medicom

A vitamina C é um dos elementos mais importantes quando o assunto é formação do colágeno, que atua na elasticidade e sustentação da pele. Assim, torna-se mais difícil que rugas, flacidez ou outros sinais do envelhecimento surjam. Ela está presente principalmente em frutas como a laranja, o limão, a acerola e o morango. As frutas cítricas também são poderosas ao neutralizar os tais radicais livres, que geram estresse oxidativo. Além disso, sua ação desintoxicante ainda previne gripes e infecções.

2 – Peixes e oleaginosas

Fonte: Diário de Canoas

Muito presentes em suplementações, o ômega 3 e ômega 6 encontrados em abundância em peixes e oleaginosas são excelentes no retardamento do envelhecimento. Isso ocorre devido às ceramidas, formadas com ajuda das substâncias dos alimentos em questão, que hidratam a pele e a protegem de alergias e inflamações no geral.

O ômega 3 e ômega 6 não são sintetizados pelo organismo, e por isso, devem ser consumidos com maior frequência. Eles estão presentes em peixes como salmão, atum e truta, e sementes como nozes, castanhas. Além disso, ainda estão em peso nos óleos vegetais como canola, soja, milho e azeite.

3 – Soja no envelhecimento

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Click Guarulhos

A soja desempenha um papel excelente ao retardar o envelhecimento e, ainda por cima, contribuir para a beleza. Sua composição contém isoflavonas, responsáveis pela mesma atuação do hormônio feminino estrógeno na pele, que auxilia no fortalecimento e sustentação, assim, impedindo o aparecimento de rugas. Da mesma forma, a soja ainda combate a osteoporose e auxilia na diminuição dos sintomas da TPM.

4 – Betacaroteno

Fonte: Tua Saúde

Os raios solares são um dos maiores vilões quando o assunto é envelhecimento precoce. O betacaroteno presente em certos alimentos é responsável por proteger sua pele da incidência solar, impedindo a ação prejudicial na pele. Ele pode ser encontrado na cenoura, no mamão, tomate e abóbora, por exemplo. No caso do tomate, ainda é possível receber o licopeno, um flavonoide, que também é essencial ao retardar o envelhecimento, bem como combater infecções e aumentar a densidade óssea, prevenindo a osteoporose.

5 – Romã no retardamento do envelhecimento

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Ciclo Vivo

Sim, a romã é um item essencial para a prevenção do envelhecimento precoce! Isso ocorre pelo fato da fruta ser rica em ácido elágico e punicalagina, que possuem vários nutrientes, e são agentes essenciais para impedir a perda de colágeno e preservação dos níveis da proteína já existentes. Com ela, é possível dizer adeus às rugas e linhas de expressão. Não é à toa que muitos cremes para a pele possuem a romã em sua composição.

6 – Iogurte

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Go Outside

Assim como os alimentos responsáveis pela manutenção dos níveis de colágeno, aqueles que auxiliam a manter os níveis de probióticos satisfatórios também são essenciais. Esse é o caso do iogurte, que auxilia o organismo quanto às bactérias responsáveis por regular o intestino. Quando há irregularidade dos probióticos, o intestino fica preso, o que faz com que a pele sofra também, devido ao maior nível de toxinas recebido. Além disso, o iogurte ainda auxilia no caso de manchas e alergias, que surgem quando há má digestão.

7 – Castanha-do-pará

Fonte: Rocha Branca

A castanha-do-pará é essencial para manter a boa aparência da pele mesmo quando a idade a ataca. O alimento é rico em selênio, que é um mineral com propriedades antioxidantes, o que ajuda a prevenir o endurecimento dos tecidos causados pela oxidação, ou seja, o envelhecimento. Da mesma forma, o selênio também é necessário para estimular o bom humor, o que causa uma reação em cadeia: quanto mais bem humorado, menos a chance das linhas de expressão contraídas por estresse tornarem-se futuras rugas.

8 – Manganês e cobre

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Cuidaí

Esses dois minerais que são excelentes para manter a vitalidade da pele estão presentes majoritariamente nos grãos, como feijões, lentilha, amêndoas e grão-de-bico. Além de estimular a produção de colágeno, que é extremamente bem vinda, eles ainda são ótimos cicatrizantes, suavizando a pele e combatendo os temidos radicais livres.

9 – Abacate na ação contra o envelhecimento

Fonte: Beleza e Saúde

O abacate é a fruta que faz toda a diferença nos cuidados com a pele, logo, torna-se indispensável na ação contra o envelhecimento precoce. Rico em vitamina E, sendo um antioxidante poderoso, ele possui nutrientes que a pele deve receber. Da mesma forma, ele é um agente importante no combate às manchas e cicatrizes. Nesse sentido, para os mais novos, o abacate mantém a pele livre de acne, pelo fato de ser rico em glutationa antioxidante.

10 – Vegetais verdes

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Tricô Mental

Consumir vegetais verdes não é apenas importante para prevenir o envelhecimento precoce, mas também para manter os hábitos saudáveis no geral. O brócolis e o espinafre, por exemplo, são ricos em vitamina C, coenzima Q10 e carotenoides, o que garante a saúde e a boa reprodução das células da derme.

11 – Cacau

Fonte: MaxiPopular

A ação do cacau, apesar de essencial quando se fala em como retardar o envelhecimento, deve ser acompanhada de cautela. A fruta, que é o principal ingrediente do chocolate, é importante ao aumentar a irrigação sanguínea, contendo um antioxidante muito poderoso. Como resultado, o cacau é excelente ao impedir o aparecimento de rugas. Apesar disso, consumir muito chocolate deixa a pele mais oleosa, pois o doce contém muita gordura. Da mesma forma, é preciso optar pelo amargo, e não o ao leite, devido à riqueza em flavonoides.

12 – Vinho ajuda a retardar o envelhecimento?

Como retardar o envelhecimento
Fonte: Pão de Açúcar

Assim como o cacau, o item deve ser inserido no cardápio com muita cautela. O vinho é rico em substâncias antioxidantes, como antocioninas, flavonoides e resveratrol. Apesar disso, a bebida não deixa de ser alcoólica e calórica, ou seja, não abuse de mais de uma taça por dia.

Se você gostou dessa matéria, considere também conferir

Fontes: Christiane Fujii, Centro Dermatto, Minha Vida

Imagens: JK Dermatologia, Febrasgo, Medicom, Diário de Canoas, Click Guarulhos, Tua Saúde, Ciclo Vivo, Pão de Açúcar, MaxiPopular, Tricô Mental, Beleza e Saúde, Cuidaí, Rocha BrancaGo Outside

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você