Saúde

Diferença entre nutricionista e nutrólogo – Características de cada um

Apesar de serem parecidos, existem algumas diferenças entre nutricionistas e nutrólogos que são a chave para a escolha de um bom tratamento.

Você sabe quais são as diferenças entre um nutricionista e um nutrólogo? As palavras possuem uma grafia parecida, mas existem várias características que separam os profissionais. Inicialmente, é fácil lembrar-se do fato de que ambos trabalham na esfera da alimentação. Nesse sentido, quando o assunto é decidir qual é método mais adequado de resolver as dúvidas a respeito do assunto, entender mais sobre cada um pode facilitar sua escolha.

De antemão, é possível identificar alguns detalhes mais óbvios que separam a área do nutricionista e do nutrólogo. Os dois profissionais são responsáveis pela solução de problemas nutricionais do paciente. Contudo, um nutricionista não possui a mesma formação que um nutrólogo, e um nutrólogo não é capaz de oferecer as mesmas orientações que um nutricionista.

Para entender melhor sobre as diferenças entre o nutricionista e o nutrólogo, confira abaixo as características de cada um, bem como de que forma os profissionais se diferem.

Diferença entre nutricionista e nutrólogo
Fonte: Webrun

O nutricionista

Diferença entre nutricionista e nutrólogo
Fonte: Blog Vitta

O profissional nutricionista, antes de mais nada, é aquele que é formado em nutrição. Durante sua graduação, que pode variar de 4 a 5 anos, o nutricionista estuda áreas como bioquímica, biologia, composição de alimentos e psicologia, destrinchando as características dos alimentos e do corpo humano. Assim, seu conteúdo revolve em torno da fisiologia do organismo e o modo como os hábitos alimentares são influenciados pelos aspectos sociais e psicológicos.

Ao relacioná-lo à nutrição, o nutricionista deve prescrever dietas, visando a alimentação saudável de seu paciente por meio do equilíbrio entre calorias e nutrientes. Apesar disso, ele também pode prescrever suplementações, dando orientações nutricionais no geral. O nutricionista é responsável por monitorar tudo aquilo que seu paciente deve consumir enquanto busca atingir determinado objetivo. Do mesmo modo, o profissional pode auxiliar na prevenção de possíveis doenças e na promoção da qualidade de vida.

O nutrólogo

Fonte: Saúde Belém

Enquanto o nutricionista é formado em nutrição, o nutrólogo faz sua graduação em medicina. Após formado, ele opta por seguir sua carreira na nutrologia funcional, tornando a área uma especialidade médica. A carreira pode ser alcançada por meio de uma segunda residência específica em nutrologia ou com uma pós-graduação. De forma geral, o profissional trata especificamente os impactos dos nutrientes no corpo, avaliando sintomas e patologias.

Assim, o nutrólogo deve avaliar quais são os benefícios e malefícios da ingestão de determinados alimentos, além de se certificar de que não hajam riscos de doenças relacionadas à alimentação. É o profissional da nutrologia que deve diagnosticar e tratar doenças e transtornos como obsesidade, diabetes, hipertensão arterial, bulimia ou anorexia. Com suas recomendações, o paciente pode realizar mudanças importantes de estilo de vida para acomodar sua saúde.

Diferença entre nutricionista e nutrólogo

Fonte: Nutrisoft

Após compreender de que forma cada profissional se encaixa em suas áreas de atuação, é possível fazer a diferenciação de suas especialidades. Inicialmente, deve se distinguir o caminho de formação: como já foi pontuado, enquanto o nutricionista faz sua graduação em nutrição, o nutrólogo se forma em medicina.

1 – Abordagens diferentes

Ao passo que o nutricionista se responsabiliza em promover a educação alimentar e a melhora dos hábitos de vida por meio de uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica doenças relacionadas à nutrição. Além disso, ele deve tratar tais doenças, que geralmente estão relacionadas aos diferentes efeitos de determinados alimentos que estão ligados ao funcionamento do metabolismo.

2 – Prescrição de medicamentos

Outra diferença básica entre o nutricionista e o nutrólogo é a capacidade de prescrever remédios para o tratamento de complicações relacionadas à nutrição. O nutricionista não pode prescrever medicamentos, pois é o nutrólogo que trata distúrbios ou doenças, além de estudar especificamente as patologias da área. Do mesmo modo, o nutrólogo não pode prescrever dietas, pois a tarefa é de atuação exclusiva dos nutricionistas, que estudam a proporção correta de nutrientes e calorias para cada organismo.

3 – Outras diferenças

Por fim, os dois profissionais se distinguem a partir da especificidade do tratamento do paciente. Enquanto o nutrólogo trabalha com exames médicos e com a preservação da saúde num geral, introduzindo o conceito por meio da alimentação, o nutricionista estuda proporções, oferecendo dietas balanceadas e melhoras de hábitos de alimentação.

Seja como for, mesmo com suas diferenças, é extremamente comum que o nutricionista e o nutrólogo trabalhem juntos, aliando os pontos fortes de ambos em um tratamento de qualidade. Muitas vezes, o nutrólogo recorre ao auxílio do nutricionista para dietas específicas para seus pacientes.

Se essa matéria te interessou, para maior entendimento do assunto, confira também Saúde da Mulher – Corpo, alimentação, mente e autoestima

Fontes: Unimed, Ipemed, DoctorMed, NutriTotal

Imagens: Saúde Belém, Blog Vitta, WebRun, Nutrisoft, Multivix

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você