Ginástica localizada, 6 motivos para incluir a modalidade em seu treino

Ginástica localizada emagrece, tonifica o corpo e conta com uma série de outros benefícios para sua saúde. Saiba porque você deveria começar a praticar.

O mercado está repleto de opções para quem quer emagrecer ou simplesmente cuidar do corpo e da saúde. Eu não duvido que você encontrar uma academia a cada esquina.

Além disso, para quem já cansou desse estilo de exercício tradicional, existem tendencias como treino funcional, crossfit ou aulas de dança. Entre todas essas opções, existe um clássico que nunca sai de moda: ginástica localizada.

A ginástica localizada ficou famosa pelo mundo afora no final do século passado, quando os norte-americanos começaram a gravar as aulas e exibi-las na TV. Por exemplo, Jane Fonda (Grace and Frankie), uma das maiores atrizes de Hollywood, foi uma das apresentadoras desse tipo de exercício na TV. Veja o vídeo:

Na ginástica localizada, cada sessão de repetição deve ser separada por uma pausa para o descanso dos músculos. Esse exercício é indicado para mulheres e para homens que querem aniquilar as suas calorias extras, porém, não são muito chegados em musculação. Além disso, a ginástica localizada é bem mais alto astral.

A ginástica localizada ajudai no emagrecimento, uma vez que uma hora de atividade pode variar entre 350 a 500 calorias perdidas. Mas é bom que as calorias perdidas são definida dependendo da intensidade da aula, o ritmo e o peso corporal da pessoa.

Quer saber os benefícios da ginastica localizada? O Área de Mulher te conta.

Confira 6 motivos para você investir em ginastica localizada

1 – Postura

6 motivos para você investir em ginastica localizada

A ginástica localizada é ótima para a postura, devido ao seu grande número de exercícios. A ginástica localizada treina o corpo todo de uma forma equilibrada, contribuindo para uma melhor postura.

2 – Preservar massa muscular

6 motivos para você investir em ginastica localizada

A ginástica localizada traz vantagens não só do ponto de vista estético, como cuidar da sua beleza, mas também para a saúde de uma forma geral. Ela é ótima para preservar sua massa muscular.

3 – Habilidades psicomotoras

6 motivos para você investir em ginastica localizada

Devido aos exercícios variados, a ginástica localizada ajuda na agilidade, no equilíbrio e na coordenação. Ou seja, habilidades psicomotoras.

4 – Prevenir lesões

6 motivos para você investir em ginastica localizada

Quando feita corretamente, a ginástica localizada reduz e amortece possíveis lesões do cotidiano, já que os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos.

5 – Qualidade de vida

6 motivos para você investir em ginastica localizada

A ginástica localizada luta contra o sedentarismo e proporciona melhor condicionamento, inclusive para realizar todas as suas atividades do dia a dia. Tudo isso proporciona ainda uma melhor qualidade de vida.

6 – Emagrecer

6 motivos para você investir em ginastica localizada

A ginástica localizada é ótima para o processo de emagrecimento. Ela fortalece os músculos e, assim, maior perda de gordura, além de ajudar a modelar o corpo e auxiliam o sistema cardiorrespiratório.

Ginástica localizada X musculação

Ginastica localizada, 6 motivos para incluir a modalidade em seu treino

E agora, você prefere fazer ginástica localizada ou musculação? Para decidir, precisa entender a diferença entre as duas. A musculação  utiliza de um viés mais tensional, ou seja, uso de sobrecarga mecânica aos músculos, agindo através de microlesões para seus ganhos, como hipertrofia, por exemplo.

Já a ginástica localizada utilizada um viés de treino mais metabólica, com poucas repetições, isometrias, procurando deixar um ambiente muscular mais oxidativo. No fim das contas, a ginástica foca na resistência e tonificação muscular, enquanto a musculação foca em hipertrofia e força muscular.

A musculação deve ser escolhida por quem quer ganhar força muscular e volume. A ginástica localizada é uma boa escolha para as que querem queimar mais calorias e buscam uma atividade mais estimulante.

Ginástica localizada em casa

Ginastica localizada, 6 motivos para incluir a modalidade em seu treino

Você que está sem grana ou procurando formas alternativas de fazer ginastica localizada, saiba que tem como faze-la em casa. Veja alguns exercícios que podem ser feitos em casa:

Burpee

Deve-se fazer um agachamento, em seguida entrar em posição de prancha, realizando uma flexão de braço. Na fase final, ela voltará da flexão até a prancha, pulando para a posição de agachamento e terminando com um salto vertical.

Agachamentos com saltos verticais

Ginastica localizada, 6 motivos para incluir a modalidade em seu treino
Fonte: Receitas sem fronteiras

Realize um agachamento, voltando a posição inicial e finalizando com um salto completo, tirando os pés do solo.

Russian Twist com Kettlebell

Ginastica localizada, 6 motivos para incluir a modalidade em seu treino
Fonte: Womens Health Mag

Sentada, segure o kettlebell na altura do peitoral sem deixar que os pés toquem o solo. Realize uma rotação de tronco, fazendo com que o kettlebell toque o solo na lateral de seu quadril, sem que os pés toquem o chão.

Flexão de braço com apoio de mão

Ginastica localizada, 6 motivos para incluir a modalidade em seu treino
Fonte: Boa forma

Em posição de prancha com os cotovelos estendidos, tocando apenas a ponta dos pés no solo. As mãos devem segurar os apoios para flexão, que deixarão a amplitude do movimento mais amplo. Flexionando apenas os cotovelos, aproxime o peitoral do MET, quase tocando ou tocando se necessário.

Você gostou dessa matéria? Então você vai gostar dessa: 7 formas de enrijecer o corpo sem fazer exercícios físicos

Fonte: Dicas de Mulher

Imagem: Boa forma, Womens Health Mag, Receitas sem fronteiras


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários