Menstruação atrasada, 13 causas que não têm nada a ver com gravidez

Menstruação atrasada é uma assunto que costuma deixar a mulherada de cabelos em pé. Isso porque este costuma ser interpretado como um sinal clássico de gravidez. Mas, nem sempre, esse é o motivo por trás de uma menstruação que se atrasa.
Basicamente, situações estressantes, alterações hormonais e até mesmo a pílula anticoncepcional são capazes de alterar seu ciclo. Portanto, se sua menstruação estiver atrasada de 3 dias a 2 meses, é aconselhável procurar um médico. Isso, com certeza, vai fazer você sair da dúvida.
Aliás, visitar um especialista é ainda mais recomendável se você já fez o teste de gravidez da farmácia pelo menos duas vezes no último mês, com 8 a 10 dias de intervalo. Esse também é o caso se o resultado foi negativo ou se esses não são sintomas visíveis em seu corpo (clique para ler).
Agora, se a temida (ou desejada, depende do caso) gravidez for descartada, seu problema é outro. Abaixo, listamos alguns possíveis motivos por trás de sua menstruação atrasada. Aliás, alguns são bem preocupantes e merecem toda sua atenção.
Confira 13 possíveis causas de sua menstruação atrasada:
1. Primeiras menstruações
As próximas menstruações depois da menarca, nome da primeira menstruação, podem realmente atrasar. E, isso é muito natural.
Conforme especialistas, o organismo feminino pode demorar até 5 anos para se adaptar a essa nova realidade. A razão disso é que o sistema reprodutor feminino ainda pode estar amadurecendo nesse tempo.
2. Uso prolongado de anticoncepcional
Muitas pílulas podem atrapalhar o ciclo menstrual. E mais: existem até anticoncepcionais capazes de cortar a menstruação por completo.
Portanto, se você interromper o uso do anticoncepcional, não se assuste se a menstruação atrasar. Na verdade, o organismo precisa de um tempo para se acostumar à nova realidade. Basicamente, em 6 meses o corpo deve recuperar a produção hormonal normalmente.
Entretanto, essa não é a única coisa que pode acontecer com seu corpo. Se você parar com o anticoncepcional, outras consequências também podem ser observadas, como você já viu nessa outra matéria.
3. Amamentação
Outro caso muito comum de menstruação atrasada é durante a amamentação. Porque o corpo libera hormônios que inibem a ovulação durante esse período.
Como resultado, o ciclo menstrual pode deixar de vir como deveria.
4. Estresse e ansiedade
Outro fator importante é o emocional. Basicamente, ele influencia tudo no corpo e na saúde, inclusive o ciclo menstrual.
De forma geral, estresse e ansiedade são as duas principais emoções que podem influenciar na menstruação atrasada. Esses sentimentos desencadeiam a liberação de hormônios que, em grande quantidade no organismo, inibem a menstruação.
5. Obesidade
Da mesma forma, o aumento da gordura corporal também acaba refletindo no ciclo menstrual.
Nesse caso, a interferência pode ocorrer no funcionamento da hipófise. Para quem não sabe, essa é a parte do cérebro que trabalha para regular a liberação dos óvulos.
6. Menopausa
Além da própria menopausa, algumas mulheres podem sofrer com a menopausa precoce, a partir dos 35 anos. Consequentemente, a menstruação atrasada costuma ser um dos principais fatores nesses casos.
7. Medicamentos
Alguns tipos de remédio, como os que combatem infecções, inflamações, gripes e resfriados também podem acabar influenciando no ciclo menstrual por desregular a ovulação, em alguns casos.
8. Síndrome dos ovários policísticos
Algumas mulheres acabam produzindo alguns tipos de hormônios em quantidades tão elevadas que podem interferir no funcionamento regular do ciclo menstrual.
Para entender melhor os sintomas e o que é a síndrome dos ovários policísticos, leia também essa outra matéria aqui.
9. Problemas na tireoide
Essa glândula que fica na altura do seu pescoço é uma das responsáveis pela produção hormonal do seu organismo. Quando alguma coisa vai mal com essa parte do seu corpo, a tendência é que o restante do corpo sofra impactos, incluindo o ciclo menstrual.
Para ter certeza, é preciso procurar um médico e fazer exames para descobrir se você sofre de hipo ou de hipertiroidismo.
10. Distúrbios alimentares
Anorexia, bulimia e distúrbios alimentares de qualquer natureza podem ser a causa de sua menstruação atrasada.
Assim como o excesso de gordura, a falta do tecido gorduroso também pode ser ruim para o funcionamento do ciclo ovulatório, uma vez que regula a capacidade do corpo feminino de produzir o hormônio estrogênio.
11. Excesso de exercícios físicos
De forma geral, mulheres que praticam atividades físicas com muito vigor podem sofrer com o problema.
Por causa do gasto calórico elevado, do estresse dos treinos e da baixa no tecido gorduroso do corpo, a menstruação pode ficar irregular. Aliá, tais combinações são capazes até mesmo de suspender a menstruação.
12. Erro de cálculo
Se, seu ciclo menstrual não é regulado, pode ser que você tenha dificuldade em calcular o dia em que a menstruação virá. Por isso, nem sempre usa menstruação está realmente atrasada. Pode ser que ela simplesmente virá 2 ou 3 dias depois do seu cálculo.
Além disso, o útero não tem um calendário fixo. Logo, mesmo no caso de mulheres com o ciclo menstrual regular, é possível que ele não haja sempre como um relógio.
13. Amenorreia
Por outro lado, menstruação atrasada também pode ser sinal de amenorreia. Essa é uma classificação mais extrema, normalmente atribuída aos atrasos menstruais de três ou mais meses.
Basicamente, o uso de anticoncepcional por muito tempo é uma das causas da amenorreia. Porém, se você não estiver tomando a pílula e, mesmos assim a menstruação não descer, procure um médico.
De forma geral, várias doenças podem cortar a menstruação e impedir a capacidade de ovular. Por exemplo, problemas uterinos, ovarianos e até mesmo ligados as glândulas cerebrais da produção de hormônios sexuais.
E você, descobriu porque está com a menstruação atrasada? Se desconfiar de algum problema hormonal ou se a situação persistir por mais meses, não deixe de consultar um especialista, combinado?
Agora, aproveitando o assunto, não deixe de conferir também: Como o DIU é colocado no útero? Confira no vídeo.
Fontes: MD Saúde, Tua Saúde, Vix