O Psyllium, basicamente, é uma fonte natural de fibra solúvel. Sobretudo, ele é usado há séculos como laxante natural para manter o intestino saudável. Bom, se a sua nutri vivia te dizendo para ingerir mais fibras, este é um bom investimento.
Mas antes, contudo, vale conferir para que exatamente ele serve, como usar e alguns benefícios.
O que é Psyllium?
Derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata. O Psyllium é uma fibra higroscópica – isso significa que ela absorve água e, quando misturada aos líquidos, pode aumentar em até 20 vezes seu tamanho.
Isso fazer que se transforme em uma espécie de ‘pasta’, que limpa as paredes do intestino. Transportando toxinas e resíduos, além de um poderoso efeito laxante, mas sem causar diarreia ou dores abdominais.
Para que serve o Psyllium?
Em suma, quando ingerido, ele começa a agir logo no estômago. Ou seja, ele se une aos alimentos parcialmente digeridos. Em seguida, no intestino, ele absorve o excesso de água. Assim, amolece as fezes, estimulando sua ação normal.
Então, com o intestino funcionando direitinho, nosso organismo mantém as células e os tecidos saudáveis, combatendo infecções e reduzindo inflamações.
Também ajuda na redução de peso e manutenção da saúde do coração, colesterol e diabetes. Além de ser adequado para os tratamentos de constipação, diarreia, colite, hemorroidas, fissuras anais e doença de Crohn.
Como usar o Psyllium?
De maneira ideal, é aconselhável 25 gramas para as mulheres e 30 gramas para os homens, diariamente. Uma colher de sopa de psyllium na versão em pó ou farelo contém cerca de 5 gramas de fibra e inserir na dieta pode ajudar a suprir as necessidades diárias.
Assim, o ideal é que você comece a tomar uma porção por dia, aumentando gradualmente, para que o corpo possa se acostumar. Se o principal objetivo é emagrecer, ele pode ser misturado com a comida pronta ou usado como ingrediente em algumas receitas. Por exemplo, você pode:
– Misturar aos líquidos
Adicione uma colher de sopa do psyllium a um copo de água, suco, água de coco, shakes de proteína e smoothies de frutas. Uma dica é deixar a fibra descansar em uma parte do líquido por alguns minutos, isso dará a ela a chance de hidratar e expandir de tamanho, e após esse processo você pode poderá misturar mais líquidos e obter a consistência desejada.
– Turbinar a sua aveia
Adicione uma colher de psyllium para cada xícara de chá de aveia, isso aumentará a quantidade de fibras presentes em 5 gramas. Depois é só consumir como de costume.
– Usar como ingrediente no preparo de pães, bolos e biscoitos
O psyllium é um ingrediente popular para preparar algumas receitas, principalmente por não conter glúten e lactose. Os benefícios do psyllium no preparo dessas receitas vão da capacidade de absorver muita água, contribuindo com a textura e elasticidade e por manter as receitas mais úmidas e macias, deixando os preparos mais parecidos com aqueles feitos com farinha de trigo.
– Ou como um espessante
Sua capacidade de expandir de volume e formar um gel ajuda a trazer a consistência adequada para várias receitas. Utilize meia colher de sopa de psyllium no preparo, essa quantidade deve ser suficiente para “engrossar” suas receitas.
– Polvilhar nas refeições sólidas
Polvilhe uma colher se sopa de psyllium em sopas, cereais, coalhada ou iogurte e em refeições de sua preferência.
Quais são os benefícios?
1 – Ajuda a melhorar a saúde do coração
Além da pressão arterial. Levando em consideração que, mais ou menos, 30% da população sofre com hipertensão, adquirir hábitos saudáveis pode ajudar evitar essa condição.
De acordo com estudos realizados pelo European Journal of Clinical Nutrition, pacientes com diabetes tipo 2 que consumiram o psyllium tiveram não só melhora no açúcar presente no sangue, mas também redução do risco de doenças cardíacas. isso porque apresentaram melhora da hipertensão e, consequentemente, na saúde do coração.
2 – Controle dos níveis de colesterol
Uma pesquisa publicada pela revista científica Molecular Nutrition and Food Research mostrou, aliás, que o consumo da fibra solúvel pode ajudar a regular o colesterol.
Sobretudo, isso acontece por causa da limpeza feita no intestino. Isso ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes e eliminar as impurezas, como o LDL (colesterol ruim).
3 – Níveis de açúcar no sangue
Especialmente para pessoas com quadro de diabetes. incluir o consumo de fibras na alimentação diária pode ajudar a manter um equilíbrio glicêmico apropriado.
Principalmente se for ingerido após as refeições. Porque a fibra ajuda a reduzir a velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo, além de não se transformarem em moléculas de açúcar.
4 – Redução de peso
A gente sabe que emagrecer ‘não tá fácil’. Apesar de estarmos em uma era ‘fit’, também estamos na era ‘gourmet’. Perder peso requer um esforço físico e psicológico grande, por isso é preciso ter foco. Cuidando para sempre manter uma alimentação saudável, além de praticar exercícios físicos regularmente.
O psyllium se torna um aliado para quem quer emagrecer porque a fibra expande no estômago, ajudando a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo os ‘excessos’.
5 – Auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais
É bem comum que as doenças inflamatórias intestinais demorem anos para apresentarem sintomas. Fazendo com que ao longo do tempo ocorram diversos desconfortos, que acabam atrapalhando nossa qualidade de vida.
O psyllium também é um grande auxílio nesse aspecto. Porque ajuda a diminuir os sintomas da diarreia e constipação. Nos casos de doenças crônicas é necessário seguir prescrição médica.
6 – Diminui a diarreia
Algo que ninguém merece. A diarreia pode ser causada por diversos motivos. Apesar de ser laxativo, o psyllium ajuda a diminuir esse quadro.
Por ser uma fibra solúvel, passa pelo sistema digestivo sem ser completamente decomposto ou digerido.
Absorvendo os líquidos presentes no intestino, se tornando um composto viscoso, formando volume e aumentando a espessura das fezes. Isso retarda sua passagem pelo cólon, consequentemente, diminuindo a diarreia.
7 – A constipação também
Nosso intestino é um órgão muito sensível, porque entra em contato com o mundo exterior toda vez que nos alimentamos. Assim, por exemplo, uma dieta com pouco consumo de vegetais, grãos e frutas, pode causar uma série de problemas, entre eles a famosa ‘prisão de ventre’.
O psyllium vai ajudar, portanto, a reduzir essa constipação e a prevenir complicações como hemorroidas e fissuras anais. Isso porque sua alta absorção de água vai ajudar a amolecer as fezes, facilitando a movimentação e fluxo normal do intestino.
8 – Funcionamento do intestino como um todo
Bom, o intestino nem sempre é a nossa primeira preocupação. Geralmente só lembramos dele quando alguma coisa de errado acontece. E a forma como nos sentimos influencia muito no processo.
Por ser uma poderosa fonte de fibras naturais – cada 100 gramas de psyllium possui 80 gramas de fibra – quando entra em contato com o intestino promove uma verdadeira faxina.
Limpando as paredes do órgão, eliminando toxinas e impurezas pelas fezes, sem provocar desarranjos.
Fonte: Mundo Boa Forma
Imagens: Femina, Amazon, Pinterest e Luis Entrenator Personal