Quem nunca se deparou com a pele descamando ocasionalmente, provavelmente não sabe o que é uma pele seca. Muitas pessoas já passaram por essa experiência, e não gostaram. Para lidar com isso, alguns cuidados imprescindíveis são necessários para cuidar da saúde da pele. E não se desespere, existem vários fatores que levam a descamação.
Essa característica é consequência do ressecamento da derme e da epiderme. Essas camadas da pele podem chegar a um nível de ausência de nutrientes tão grande que resultam na descamação. Parecem escamas, a princípio, como caspas, são normalmente acompanhadas de coceira e/ou vermelhidão. Procure seu o médico se, por acaso, incomodar muito e você não souber as causas do seu problema.
No mais, observe bem quais são os sinas dados pela pele descamando descritas aqui. A princípio, as características são bem fáceis de identificar e os tratamentos costumam levar algum tempo para aliviar os sintomas. Portanto, fique por dentro dos tipos de causas a seguir e tome os cuidados devidos coma sua pele.
O que é a pele descamando?
Essas casquinhas que soltam da pele, normalmente de cores esbranquiçadas, nada mais são que a descamação. Camadas se soltam pelo simples fato de estar ressecadas. Dentre todos os tipos de pele, a pele seca é a que mais sofre desse mal. A exposição ao sol é o motivo mais frequente que ocasiona estas características.
Portanto, a descamação é fruto da falta de nutrientes que podem ser absorvidos pela pele de várias formas. Através de uma alimentação saudável, hidratações caseiras, ingestão de água e proteção solar. No entanto, caso contrário, se prepare, porque junto com toda descamação vem a coceira, o ardor, a vermelhidão e vários outros sintomas bastante incômodos.
Características da pele seca
O incômodo da pele descamando é umas das características mais fortes da pele seca. Este tipo de textura costuma ser naturalmente ressecada, portanto precisa de muitos cuidados. Esse sintoma de descamação pode se intensificar em determinados períodos do anos, como nos tempos frios. A sensibilidade da pele é elevada porque não ocorre muita perda hídrica na sua superfície
Logo, a descamação é inevitável quando a derme alcança esse patamar crítico de desidratação. Se você já sabe que sua pele possui essas características, use e abuse das hidratações e não se esqueça de beber muita água. Redobre o cuidado no inverno e não se esqueça de fazer hábito do uso de protetores solares com volumes mais altos.
Sintomas da pele descamando
É bem difícil não notar os sintomas, pois suas características são bem visíveis a olho nu. O primeiro sinal da pele descamando são peles soltas na região irritadiça da pele. Em consequência, pode haver coceira junto a esse sintoma. O resultado desse processo de coceira e descamação é a vermelhidão. Friccionar a pele várias vezes vai gerar essa coloração.
No entanto, fique atento a esses sintomas, não é natural que perdure tanto tempo. Existem outros tipos de doenças decorrentes desses sintomas. As mais comuns são relacionadas a dermatites e podem gerar um certo incômodo no paciente e nas pessoas ao redor. Mas, sem alarmes, essas coisas não costumam ser contagiosas, é só um processo de irritação da pele.
Doenças que descamam a pele
Além dos fatores externos como o sol, o frio e a falta de hidratação existem doenças que também se manifestam por meio da escamação. Acima de tudo, essas doenças podem ser crônicas, mas controláveis por meio de tratamentos. Em conclusão, saiba que a pele é um órgão muito sensível e merece todo o cuidado. Portanto, fique atento aos seguintes sintomas.
Dermatite atópica
A princípio, este tipo de dermatite chamada atópica é uma alergia cutânea de origem genética. A princípio, essa patologia não tem cura, mas existem tratamentos disponíveis para melhor a qualidade de vida do paciente. Apesar do aspecto meio visualmente incômodo, o problema não é nada contagioso. Contudo, diferentes das causas de descamação anteriores, essa é relacionada a reações contra pelos de animais, fungos, pólen, ácaros entre outras razões.
Dermatite de contato
A pele descamando proveniente da dermatite de contato é uma reação do sistema imunológicos do organismo. Este caso é resultado de uma contato seguido de uma reação inesperada que pode ocasionar a descamação. Fique de olho nesse tipo de sintomas, porque é facilmente possível que não seja algo passageiro e vai prejudicar sua qualidade de vida.
Lúpus eritematoso sistêmico
Outro tipo de descamação pode acabar vindo da Lúpus. Essa doença autoimune é resultado de uma inflamação cutânea vinda do desequilíbrio da imunidade. Este é mais um caso que pode manisfestar a pele descamando. Por fim, fique atentar, porque caso aconteça pode vir acompanhada de outras reações interiores. Portanto, notou algum sinal parecido procure imediatamente o seu médico.
Psoríase
Por último, os sintomas são mais localizada na região da cabeça, a doença que envolvem fatores genéticos, de contato com o ambiente e são todas associadas aos sistema imunológico. A pele descamando é um sintoma cíclico, vem e vai em certo períodos da vida. Isso ocorre, porque a própria célula morta não consegue se eliminar. Portanto fica acumulada na pele ocasionando a descamação.
Cuidados para evitar a pele descamando
Para os casos mais comuns de pele descamando a principal dica é: maneirar nos banhos extremamente quentes. A temperatura da água influencia e muito na descamação. No mais, passar sempre protetor solar, usar óleos hidratantes após o banho, para manter a pedre úmida. São cuidados diários necessários para a saúde da sua pele.
Tome bastante cuidado, por fim, os tipos de sabonetes. Alguns produtos retirar a camada protetora da pele e provocam o ressecamento. Tirando isso, existem inúmeras formas de hidratação caseira para você ficar macia e nutrida ao longo do dia.
Dica para não piorar a descamação
O único conselho em relação a descamação da pele é, acima de tudo, não puxar aquela pelinha sobressalente. Se você fizer isso, não haverá tempo para a recuperação. Este é portanto o processo natural de cura. A forma mais correta de ajudar a pele é abusar dos cremes hidratantes faciais, ou corporais, se o local afetado não for o rosto.
Por fim, evite se expor ao sol enquanto estiver em tratamento e dê tempo ao tempo. Se expor vai fazer com gere lesões eternas na sua pele deixando seu aspecto mais envelhecido. Outra observação é que a pele descamada pode ficar sobretudo mais flácida, portanto siga a risca as orientações de cuidados.
A princípio, nos casos mais graves onde a descamação é fruto de uma doença mais grave, o ideal mesmo é procurar ajudar médica. Após a consulta inicie um tratamento acompanhado. Afinal, todos nós merecemos qualidade de vida.
Por fim, leia Pele seca, o que é? Características, sintomas, tratamento e cuidados
Fontes: SBD, Drauzio, SBD 2, Cuidados Pela Vida, Viva Bem, Dermaclub, Natura, A Revista da Mulher, Pure People, Médico Responde
DFontes de imagens: O Portal N10, Vix, Guia da Farmácia, Guia da Farmácia, MD Saúde, MSD Manuais, Dr. Consulta, Engeplus, Desinchá, Dermax, Expressão Masculina