Saúde

Pipoca engorda? Emagrece? Faz bem para a saúde? A Ciência explica

Afinal, será que a pipoca engorda? Ou será que ela cabe na dieta, se preparada com menos óleo e sal? Entenda o que dizem os especialistas.

Atualizado em 02/06/2020

Muitas pessoas se perguntam se pipoca engorda, e a resposta pode variar. Acima de tudo, tudo depende de um pequeno detalhe: como você come pipoca?

Certamente uma xícara de pipoca sem adicionais possui 30 kcal e pode ajudar a emagrecer. Ela possui fibras que melhoram o funcionamento intestinal.

Em contraste, se você comer pipoca preparada com outros elementos como óleo, açúcar ou leite condensado, ela certamente fará você engordar. Ou seja, a quantidade de caloria varia de acordo em como a receita é feita, veja:

  • 1 xícara de pipoca pronta simples: 31 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com óleo: 55 calorias;
  • 1 xícara de pipoca feita com manteiga: 78 calorias;
  • 1 embalagem de pipoca de micro-ondas: em média 400 calorias;
  • 1 pipoca grande de cinema: cerca de 500 calorias.

Acima de tudo, a pipoca é uma excelente fonte de fibras que te deixa se sentindo satisfeito por horas. Consequentemente, pode te ajudar se você está tentando perder peso.

Por fim, pipoca engorda ou emagrece?

Podemos concluir que a pipoca em si não engorda e, pelo contrário, ajuda a emagrecer. Ela é extremamente saudável se for preparada na panela apenas com um fiozinho de azeite ou óleo de coco para estourar o milho.

Ela também é saudável quando o milho é colocado para estourar no micro-ondas, dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem precisar adicionar nenhum tipo de gordura.

Além disso, uma terceira opção é comprar uma pipoqueira caseira, que é uma máquina pequena para estourar milho sem a necessidade de óleo.

Acima de tudo, nada de não colocar óleo, açúcar, chocolate ou leite condensado na pipoca. Para temperar, deve-se preferir ervas como orégano, manjericão, alho e pitada de sal, podendo também ser utilizado um fio pequeno de azeite ou um pouco de manteiga.

Pipoca como lanche

Pipoca engorda? Emagrece? Faz bem para a saúde? Descubra
CGS

Só existe uma fórmula para perder peso: consumir menos calorias do que se perde diariamente. Consequentemente, a pipoca é perfeita para compor dietas, uma vez que possui poucas calorias e gorduras.

Oito xícaras de pipoca contêm apenas 244 calorias. Apenas 17 batatas fritas e você consumirá a mesma quantidade de calorias e terminará em pouco tempo.

Uma xícara de sorvete, 6 biscoitos de chocolate caseiros e até um sanduíche de geleia têm quase o dobro das calorias das 8 xícaras da pipoca corretamente produzidas.

Um estudo apresentado no Encontro Científico Anual da Sociedade de Obesidade em 2010 descobriu que pessoas em uma dieta que comiam 100 Kcal de pipoca por dia estavam satisfeitas com o lanche e sentiam que ele os ajudava a controlar a fome.

Pipoca de micro-ondas

Pipoca engorda? Emagrece? Faz bem para a saúde? Descubra
Healthline

Primeiramente, algumas versões de pipoca de micro-ondas contem quase a mesma quantidade de fibras e calorias que as estouradas com ar quente. Apesar disso, elas contêm muito mais sódio.

A porção sugerida dessas pipocas contém 270 miligramas de sódio, enquanto a mesma quantidade de pipoca estourada com ar quente contém 2 miligramas. Limitar o sódio reduz o peso de líquidos, tornando mais fácil a perda de peso.

Comer alimentos salgados aumenta os níveis de sódio no seu corpo, o que seu corpo remedia aumentando a sede e diminuindo a produção de urina.

Pipoca no cinema

Pipoca engorda? Emagrece? Faz bem para a saúde? Descubra
Rare

Finalmente, a pergunta que não quer calar: afinal, a pipoca de cinema engorda ou não? O fato é que, certamente, assistir filmes e comer pipoca é uma das melhores coisas do mundo. Apesar disso, não é a melhor combinação para quem quer perder peso.

Basicamente, uma porção grande de pipoca de cinema engorda muito. Ela pode conter, aliás, 540 calorias de gordura saturada, e um total de 1200 calorias. Ou seja, aproximadamente, as calorias de três refeições na dieta de uma mulher.

Ou seja, no fim das contas o mais saudável é fazer a sua própria pipoca em casa mesmo.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Aprenda a fazer pipoca sem óleo, no micro-ondas

Fonte: Tua Saúde Mundo Boa Forma

Imagem de destaque: Masala Body