Talvez você não saiba, mas já existem vários tipos de pomadas para candidíase. Mas, primeiramente, você sabe do que se trata essa doença? Basicamente ela é uma infecção, causada por fungos do gênero Cândida.
Apesar de poderem ser causados por transmissão ou contagio, na maioria das vezes ele inicia-se pelos próprios fungos que habitam o nosso corpo.
Além disso, as pomadas e cremes para o problema contêm substâncias antifúngicas como o clotrimazol, isoconazol ou miconazol. Eles também são conhecidos comercialmente como Canesten, Icaden ou Crevagin.
Primeiramente eles aliviam a coceira na região íntima, como também eliminam os fungos. Por fim eles trazem de volta o equilíbrio dos micro-organismos que habitam normalmente a região.
Pomadas para candidíase para mulheres
Primeiramente, as pomadas para candidíase devem ser aplicadas tanto na área interna como externa. Por isso, a embalagem desse produto, vem com um aplicador especial para a aplicação do medicamento.
Contudo, lembre-se que esse produto deve ser usado só com indicação médica. Veja o passo do uso:
- Primeiramente, deve-se lavar e secar bem as mãos e a região íntima;
- Abra a embalagem da pomada, acople o aplicador, coloque o conteúdo da bisnaga dentro do aplicador até encher. Após cheio, desacoplar o aplicador da bisnaga;
- Estando deitada e com as pernas dobradas, ou sentada com as pernas bem abertas, introduzir o aplicador cheio de pomada dentro da vagina, o mais profundo possível, e ir retirando o aplicador enquanto a pomada vai sendo liberada dentro da vagina.
- Aplicar também na região externa, principalmente nos lábios vaginais.
Pomadas para candidíase para homens
Apesar de ter os mesmo componentes que a pomada para mulheres, os homens não precisam usar o aplicador. Além disso, ela também só deve ser usada com indicação do urologista.
- Primeiramente lave e seque as mãos e a região íntima;
- Aplicar cerca de meio centímetro de pomada no pênis, passando o produto em toda a região, deixando agir por cerca de 4 a 6 horas e depois repetir todo o procedimento.
- Em caso de candidíase crônica, o uso de pomadas para candidíase podem não ter efeito. O tratamento deve consistir no fortalecimento do sistema imunológico e na adoção de uma dieta pobre em carboidratos e açúcares.
Remédio caseiro para candidíase
Também existe um remédio caseiro para o problema. Ela consiste em introduzir iogurte natural na vagina, deixando atuar por cerca de 3 horas, trocando várias vezes ao dia. O iogurte ajuda a equilibrar o pH vaginal e contém também bactérias benéficas que ajudam a manter uma flora vaginal equilibrada.
Marcas de pomadas mais usadas
- Cetoconazol: há opções como o Creme Medley e Cetonax;
- Ciclopirox: entre as opções comercializadas estão o esmalte para unhas Fungirox e a solução de uso tópico Loprox;
- Econazol: encontrado em soluções ou loções, como Micostyl;
- Miconazol: como a versão em pó Vodol, gel Daktarin e o creme vaginal Gino Mizonol;
- Nistatina: encontrado nas versões para bochecho (suspensão oral) Canditrat e creme vaginal Nistrazin;
- Clotrimazol: entre as opções em creme estão Baycuten e Canesten, além do creme vaginal Gino-Canesten;
- Terbinafina: há produtos como Lamisilate em solução spray ou em creme;
- Terconazol: cremes vaginais, como Gyno Fungix e Ginconazol.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 sinais de que você pode estar com uma DST e não percebeu
Fonte: Tua Saúde Minuto Saudável
Imagem de destaque: Vix