Posição para dormir – 3 formas populares e seus prós e contras

Você pode escolher uma posição para dormir antes de pegar no sono, mas saiba que só conseguimos controlar isso antes de adormecer.

A hora de dormir, para muitas pessoas, é a mais importante do dia. Porém, muitas vezes, ela não tão prazeirosa quando gostaríamos que fosse. Por isso, é tão importante nos atentarmos à posição em que estamos dormindo. Isso porque uma posição para dormir inadequada pode ocasionar dores nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até azia.

De acordo com os especialistas, a melhor posição para dormir é de lado porque assim a coluna fica bem apoiada e numa linha contínua. Dessa forma combate a dor nas costas e evita lesões na coluna. Mas deve-se usar 2 travesseiros, um no pescoço e outro entre as pernas para que assim, possa se obter bons resultados.

Sendo assim, trouxemos para você as vantagens e desvantagens de cada posição.

Confira prós e contras de cada posição para dormir

Posição para dormir - qual a melhor, pros e contras de cada uma
Fonte: Wscom

Barriga para cima

Dormir de barriga para cima não é a posição mais indicada. Porém, com um travesseiro apoiado, ela favorece a anteriorização da cabeça, o que acaba favorecendo a postura corcunda. Contudo, pode causar dor no fundo das costas porque a região lombar acaba sendo pressionada. Além disso, essa posição também favorece o ronco e a apnéia do sono porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.

A melhor alternativa para dormir de barriga para cima

Caso você esteja com algum tratamento com cremes antirrugas durante a noite ou possui alguma ferida no rosto. Pode ser mais confortável colocar uma almofada nas costas e no pescoço. Pois isso facilita a respiração, mais ainda em casos de gripe, por exemplo. Além disso, uma almofada por baixo dos joelhos também ajuda a melhorar a posição da coluna.

Dormir de lado

Posição para dormir - qual a melhor, pros e contras de cada uma
Fonte: guiame

Se você tem o costume de deixar de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Ela ganha esse título porque é a que mais consegue manter a coluna alinhada. Além disso, é uma posição em que a cabeça e os pés ficam na altura do coração, o que facilita muito a circulação. Dessa forma, o corpo funciona normalmente durante todo o sono.

A melhor alternativa para dormir de lado

Porém, não adianta apenas ficar deitado do jeito certo, é preciso se atentar a alguns detalhes. Primeiramente, verifique o travesseiro. Segundo os ortopedistas, o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Inclusive, é vantajoso colocar um travesseiro entre os joelhos, porque um joelho bate no outro e dessa forma, eles ficam alinhados ao tronco.

A coluna é um dos pontos aos quais devemos dar maior atenção. Portanto, não pense que quanto mais reto, melhor, tente respeitar as curvas naturais dessa estrutura. E para evitar forçar demais o nervo ciático, tente manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado. Se você costuma dormir com o braço esticado em cima da cabeça, é melhor criar novos hábitos. Isso pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite… o que também é um reflexo de um travesseiro muito baixo.

Dormir de bruços

Essa é tida como uma das piores posições para o pescoço, porque com o intuito de ficar mais confortável, as pessoas tendem a apoiar a cabeça nas costas das mãos e virar o pescoço para o lado. Além disso essa posição retifica toda a coluna, não respeitando sua curvatura natural, e é isso que, normalmente, causa dores de coluna.

A melhor alternativa para dormir de bruços

Para que a coluna fique melhor apoiada, funciona colocar um travesseiro fino e macio em baixo do abdômen. De qualquer forma, não é indicado dormir toda a noite nessa posição. Dormir de bruços pode ser uma alternativa quando não é possível deitar de lado, devido a dores no quadril, por exemplo.

Como mudar de posição durante a noite

Infelizmente, só conseguimos controlar posição em que vamos dormir antes de adormecer. Depois disso, o nosso corpo busca adaptações para maior conforto, por isso, é normal que acabemos nos movimentando um pouco. De acordo com os especialistas, a única coisa que você pode fazer realmente é sempre começar seu sono numa melhor posição, o resto não dá pra controlar.

Porém, se mexer demais, pode pode indicar outros problemas de sono. Quem se vira enquanto dorme precisa verificar se não há alteração no sono que pode estar gerando agitamento. Se for o caso, é necessário procurar um tratamento específicos e é importante procurar um especialista em sono.

Novos hábitos

Mas se você já dorme em uma posição especifica há muito tempo, tentar mudar pode ser um desafio e tanto. Mesmo os pequenos ajustes nas posições normais podem ser incômodos. Porém, tudo é uma questão de treino e de insistência. No inicio, é completamente normal que você acabe voltando a posição ruim. Mas com o tempo o corpo vai ficando cada vez mais na posição ideal e vai se acostumando. Apesar de ser processo cansativo, é importante tentar melhorar, porque isso te garantirá um sono mais leve e reparador. Dessa forma você vai, inclusive, recuperar todo esse esforço.

Afinal, gostou dessa matéria? Leia também: Dormir de conchinha faz bem à saúde! – 5 benefícios comprovados.

Fontes: catracalivre, tuasaude, minhavida.

Imagem de destaque: vejasp


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários