Primeiros sintomas de gravidez: o que acontece no atraso da menstruação

Você sabia que dá para saber se você está grávida antes mesmo dos enjoos e da menstruação atrasar? Descubra quais são os primeiros sintomas de gravidez.

Quando a menstruação atrasa ou enjoos pela manhã se tornam frequentes, todo mundo já começa a desconfiar de uma gestação. No entanto, o que as pessoas não sabem, é que esses estão longe de ser os primeiros sintomas de gravidez.

Como você vai ver hoje, embora sejam sutis, existem vários sinais de que algo está em mudança no organismo feminino antes mesmo da menstruação se atrasar. E, nem sempre, essas mudanças são manifestadas pelos sintomas clássicos da gravidez. E, basicamente, isso pode acontecer logo nos primeiros dias da fecundação.

O problema, contudo, é que todos esses primeiros sintomas de gravidez podem ser facilmente confundidos com a chegada do período menstrual. Ou você não sabia que logo nos primeiros dias as grávidas costumam ficar inchadas, sofrer cólicas e ter uma TPM “daquelas”?

Interessante, não? A matéria abaixo pode explicar muita coisa, caso você tenha passado ou esteja passando por sintomas parecidos e está longe de ficar menstruada. Com certeza, isso também vale para quem está com a menstruação atrasada.

Descubra quais são os primeiros sintomas de gravidez a se manifestarem:

1. Mamas doloridas

Fonte: Revista Mkt

Um dos primeiros sintomas de gravidez, logo nos primeiros dias, é a hipersensibilidade nos seios. Basicamente, isso quer dizer dores nessa região. Como explicam os especialistas, a inflamação das glândulas mamárias pode ser causada pela flutuação hormonal por causa da fecundação. Ou seja, as dores podem se concentrar nos mamilos ou em toda a mama.

Da mesma forma, ocorre também o aumento do volume da mama, que desenvolve melhor suas glândulas mamárias para o recém-nascido. Também é possível que as aréolas fiquem escurecidas, devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região.

2. Sangramentos

primeiros sintomas de gravidez
Fonte: Sou Mamãe

Inicialmente, também é comum que ocorram pequenos sangramentos fora do ciclo menstrual. Basicamente, isso acontece devido à fase de implantação do embrião no útero.

Aliás, essa fase costuma acontecer até 15 dias depois da fecundação. Se, depois disso, você notar que a menstruação atrasou, esse pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez.

3. TPM intensa

Fonte: Hospital Santa Mônica

Pode parecer contraditório, mas TPM (e das bravas) também pode ser um dos primeiros sinais de gravidez a se manifestar na mulher. Contudo, isso tende a acontecer logo nos primeiros dias do atraso menstrual.

Além da típica irritação, é comum também que a grávida sofra com cólicas, retenção de líquido, dores de cabeça e tudo o que tem direito em uma TPM intensa.

4. Corrimento cor-de-rosa

Fonte: Um Como

Apesar de parecer que a menstruação finalmente chegou, o leve corrimento cor-de-rosa é na verdade um alerta para algo diferente, sendo um dos primeiros sintomas de gravidez. Nesse sentido, ele surge quando o óvulo é fecundado. Sua aparição é normal, todavia, ele pode conter vestígios de sangue, causados pela inserção do óvulo fecundado dentro do útero.

5 – Corrimento mais espesso

primeiros sintomas de gravidez
Fonte: OPAS

Por outro lado, também existe ainda a possibilidade do corrimento surgir ainda mais grosso que o normal. Isso acontece por causa das alterações hormonais, e nem sempre ele é rosado. Muitas vezes, sua coloração pode até mesmo surgir mais esbranquiçada. Contudo, caso ele esteja acompanhado de mau cheiro, dor ou coceira, é essencial consultar um médico. Afinal, é provável que estes sejam alertas para infecções como a candidíase.

6 – Inchaço e cólica como gravidez

Fonte: A Endometriose e Eu

Um dos primeiros sintomas de gravidez que surge a partir dos primeiros 7 dias é a cólica e o inchaço abdominal. Nesse sentido, o aumento do fluxo sanguíneo e a adaptação do organismo para o crescimento do útero fazem com que o abdômen fique inchado. Assim, a sensação ainda pode ser confundida com uma cólica de média intensidade. Da mesma forma, a mulher ainda pode sofrer uma pequena perda de sangue, parecida com a menstruação.

7 – Dor nas costas

primeiros sintomas de gravidez
Diário do Litoral

Nesse sentido, a dor está localizada no fundo das costas. Apesar de ser um sintoma comum do fim da gestação, muitas mulheres podem desenvolvê-lo desde o início da gravidez, por causa das alterações hormonais do corpo para receber o bebê. Muitas vezes, a dor nas costas pode ser confundida com uma cólica abdominal, como um alerta da proximidade da menstruação.

E você, já tinha ouvido falar nesses sintomas de gravidez, que podem aparecer logo nos primeiros dias? Agora que você já está preparada para ler o sinais de gravidez mais ocultos em seu corpo, é bom que você confira também essa outra matéria: 4 “sintomas” de que você está no período fértil e como calculá-lo.

Fonte: Vix

Imagens: Bebê, Revista Mkt, Sou Mamãe, Hospital Santa Mônica, Um Como, OPAS, A Endometriose e Eu, Diário do Litoral


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários