7 remédios caseiros para corrimento amarelo

É possível usar remédio caseiro para corrimento amarelo como complemento aos tratamentos com antibióticos e antifúngicos.

Será que existe remédio caseiro para corrimento? Apesar de ser tratar de um assunto delicado e, na maioria das vezes, exigir uma ida ao médico, a resposta é: SIM!

Normalmente, o órgão íntimo feminino apresenta bactérias que compõem a flora vaginal. E, a produção e secreção do muco contribui para umidificar, lubrificar e limpar o canal vaginal, evitando a proliferação de infecções.

Porém, o problema exige mais atenção quando ocorrem incômodos na região íntima. Dores, ardências, coceiras, alterações de cores e cheiros na secreção, por exemplo, não são situações normais.

Em resumo, o corrimento vaginal amarelado pode ocorrer devido infecções bactericidas, como clamídia, ou por infecções de fungos, como tricomoníase. Seu tratamento, certamente, deve envolver antibacterianos ou antifúngicos.

Mas, associado aos fármacos, indicados pelo médico, existe ainda remédio caseiro para corrimento que pode ajudar. Por exemplo, chá de Equinácea e chá de Pau d’Arco. Confira outras opções abaixo.

Remédio caseiro para corrimento amarelo

1 – Chá de Pau d’Arco

Um ótimo remédio caseiro para corrimento amarelo é o Chá de Pau d’Arco. Ademais, ele funciona como complemento para o tratamento realizado com antibióticos, em pacientes com tricomoníase. Pois, o Pau d’Arco contém propriedades antifúngicas que auxiliam na eliminação do excesso de fungos. Desse modo, alivia o desconforto e acelera o efeito dos medicamentos receitados pelo médico. Enfim, para preparar o remédio você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 15 gramas de casca de Pau d’Arco;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

A princípio, coloque água e a casca da planta em uma panela, e ferva por cerca de 15 minutos. Posteriormente, deixe amornar e coe a mistura. Por fim, beba de 3 a 4 xícaras desse chá por dia.

2 – Chá de equinácea

O chá de equinácea é um excelente remédio caseiro para corrimento amarelo. Pois, ele auxilia no combate ao excesso de fungos e bactérias. Visto que, apresenta ações antibactericidas e antifúngicas. Além disso, a planta equinácea é medicinal, contribuindo com o fortalecimento do sistema imune. Então, para preparar o chá você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de raiz de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo:

Primeiramente, coloque a raiz de equinácea na xícara e deixe em repouso por 10 minutos. Em seguida, coe a mistura, deixe amornar e beba por cerca de 3 a 4 vezes por dia.

Por outro lado, para obter resultados mais rápidos, também é possível tomar cápsulas de equinácea. E, o cálculo da dose deve ser feito com 10 mg por cada Kg de peso, dividido em 2 momentos durante o dia, por pelo menos 10 dias. Por exemplo, uma pessoa com 70 Kg deve tomar 700 mg por dia, que podem ser divididos em 350 mg de manhã e 350 mg ao jantar.

3 – Remédio caseiro para corrimento amarelo: Probióticos para a flora vaginal

Os probióticos são um ótimo remédio caseiro para corrimento amarelo. Em suma, eles consistem em bactérias que auxiliam no equilíbrio da flora vaginal. Isto é, impede o desenvolvimento exagerado de fungos e bactérias que provoquem infecções. Ademais, isso ocorre devido ao efeito sobre o pH, deixando a vagina mais ácida, para esses organismos não se proliferarem.

E, apesar de existirem diversos probióticos importantes, há alguns mais específicos para a flora vaginal, como o Lactobacillus rhamnosus, fermentum ou gasseri. Portanto, para um tratamento vaginal, é importante que tome um probiótico com várias estirpes, até o fim do tratamento.

Além disso, é importante consultar um médico para que ele indique o uso de antibióticos, caso seja preciso. Por outro lado, fora desse período, o probiótico também pode ser consumido 2 a 3 vezes por ano, por cerca de 2 meses seguidos.

4 – Banho de assento com chá de goiabeira

As folhas de goiabeira, conhecidas cientificamente como Psidium guajava L., são eficientes como um dos remédios caseiros para corrimento amarelo. Pois, possuem propriedades antissépticas e antibacterianas. Diante disso, auxiliam no tratamento do corrimento gerado pelas doenças como tricomoníase e candidíase. Dessa forma, para preparar o banho de assento você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 30 g de folhas de goiabeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, ferva a água, desligue o fogo, e acrescente a folha de goiabeira. Em seguida, deixe abafar entre 3 a 5 minutos, e coe. Por fim, realize um banho de assento com esse chá, lavando com cautela a região genital. Ademais, esse processo deve ser feito entre 2 e 3 vezes por dia.

5 – Remédio caseiro para corrimento amarelo: Chá de goiabeira e vassourinha-doce

As folhas de goiabeira e a vassourinha-doce apresentam propriedades antissépticas. Além disso, também são diuréticas. Por isso, contribuem no combate à causa do corrimento. Dessa forma, para preparar o chá para corrimento amarelo você precisa de:

Ingredientes:

  • 1 punhado de folhas de goiabeira;
  • 1 punhado de folhas de vassourinha-doce;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo:

Primeiramente, adicione folhas de goiabeira e de vassourinha-doce em um recipiente e coloque água fervida. Em seguida, tampe, deixe esfriar e coe.

Em resumo, realize a higiene íntima normalmente, e ao acabar lave o local com a infusão durante alguns minutos.  Por fim, seque com um pano limpo e macio. E, realize essa lavagem todos os dias antes de dormir, durante uma semana.

6 – Chá de alho

O chá de alho é um ótimo remédio caseiro para corrimento amarelo. Visto que, o alho contém componentes antibactericidas, antifúngicas e antivirais. Logo, com ele é possível combater a candidíase e a vaginite bacteriana. Então, para preparar o chá você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

A princípio, acrescente o alho picado, ou amassado, na água fervente, deixando por 5 a 10 minutos. Em seguida, retire do fogo e beba, duas vezes por dia.

Por outro lado, também é possível adicionar gengibre ralado, gotas de limão e 1 colher de chá de mel em sua receita. Pois, isso deixará seu chá com um sabor mais agradável para o consumo.

7 – Remédio caseiro para corrimento amarelo: Óleo essencial de melaleuca.

Outro ótimo remédio caseiro para corrimento amarelo é o óleo essencial de melaleuca. Em síntese, esse óleo apresenta propriedades antibacteriana e antifúngicas. Dessa forma, funciona como tratamento para a vaginite bacteriana, tricomoníase e a candidíase.

Ademais, você pode misturar 5 a 10 gotas desse óleo com o óleo de amêndoas doces ou de coco. Posteriormente, a mistura dos óleos deve ser colocada em um pano higiênico. Por fim, você deve usar esse pano durante o dia, o que irá aliviar os sintomas.

No entanto, vale lembrar que esses remédios caseiros para corrimento amarelo atuam como auxiliadores nos tratamentos. Por isso, caso os sintomas não melhorem, procure um médico.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Corrimento – 6 tipos e o que significa cada cor de corrimento.


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários