Saúde

Tratamentos com Botox – Benefícios que vão além da beleza estética

Além de melhorar a autoestima e a estética facial, os tratamentos com Botox também possuem benefícios para a saúde corporal.

Atualizado em 17/09/2020

A aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como tratamento com Botox, se tornou o procedimento estético mais utilizado no Brasil. Isto porque, a maioria das pessoas buscam beleza e autoestima por meio da retirada de rugas, rejuvenescimento da pele e harmonização facial.

No entanto, essa aplicação não cirúrgica, também possui benefícios para a saúde, que vão além da beleza estética. Ao passo que, o tratamento com Botox ajuda a reduzir os níveis de linhas de expressão, causadas por ações simples como mastigar, falar ou sorrir.

Dessa forma, um cirurgião plástico consegue paralisar os músculos temporariamente para evitar deformações no rosto. Em outras palavras, o Botox suaviza as expressões, por isso é importante que o profissional realize uma aplicação natural, sem provocar o congelamento do músculo ou deixar a aparência artificial.

7 tratamentos com Botox que vão além da beleza

1. Combate o suor excessivo

O problema do suor excessivo nas axilas, mãos, pés e testa podem ser resolvidos no tratamento com Botox. Basicamente, a aplicação da toxina faz com que o neurotransmissor regule as glândulas sudoríparas, reduzindo a transpiração.

Botox para suor excessivo
Gaúcha ZH

2. Reduz os episódios de enxaqueca

Da mesma forma, se você sofre com enxaqueca, o tratamento com Botox pode ser a solução que tanto procura. A dor é minimizada com aplicações em locais específicos da cabeça, visto que dependendo da intensidade dos sintomas, a doença pode ser combatida por completo. Como resultado, os efeitos surgem cerca de 15 dias após o procedimento, com duração de até 6 meses.

Tratamentos com Botox - 7 benefícios que vão além da beleza
Marcelo Quesado

3. Corrige deformações do rosto

O tratamento com Botox em conjunto com o ácido hialurônico produz resultados naturais e duradouros na correção de deformações no rosto. A harmonização facial ajuda a equilibrar o nariz torto ou esparramado, bochechas flácidas, olheiras profundas, pálpebras caídas e olhos com aspectos de cansaço.

Aplicação de toxina
Mega Curioso

4. Minimiza o quadro de Bruxismo

Se você aperta ou range os dentes involuntariamente, o tratamento com Botox pode minimizar os sintomas do bruxismo. A toxina botulínica relaxa os músculos da articulação da mandíbula, responsável pela mastigação, assim evita que o paciente tenha contrações na região.

Tratamentos com Botox - 7 benefícios que vão além da beleza
Drauzio Varella

5. Evita o aumento de cicatrizes

Após fazer uma cirurgia, o dermatologista pode recomendar aplicações de tratamento com Botox para minimizar as cicatrizes na pele ou para evitar que elas aumentem.

Tratamentos com Botox
Veja

6. Relaxamento dos músculos na fissura anal

O tratamento com Botox na úlcera anal relaxa os músculos, diminuindo a dor extrema e o sangramento, principalmente durante a evacuação. A toxina botulínica aumenta o fluxo sanguíneo na região, facilitando a cicatrização da fissura.

Fissura anal
A Terceira Idade

7. Tratamento com Botox no saco escrotal

Para quem tem excesso de suor na região escrotal, a técnica chamada “Scrotox”, pode combater essa transpiração incômoda. Além disso, o tratamento com Botox pode dar uma aparência mais jovial ao saco escrotal, fazendo-o parecer maior, como também diminuir as rugas no local.

Saco escrotal
Dokter

Técnicas aliadas aos tratamentos com Botox

Em geral, existem procedimentos que funcionam como aliados nos tratamentos com Botox.  Assim, essas técnicas complementares potencializam os efeitos esperados, ao serem aplicadas em diversas áreas do corpo. Contudo, devem ser indicadas por um cirurgião plástico após algumas avaliações.

Aplicação facial
Youtube

Além disso, é necessário respeitar o intervalo entre um procedimento e o outro.

  • Ácido Hialurônico: Este é indicado para o tratamento de sulcos faciais e a perda do tônus muscular. Sendo que, o sulco nasogeniano, conhecido como bigode chinês, costuma deixar o rosto com aparência de cansado e envelhecido. Assim, a aplicação do ácido ajuda no aumento do volume e desenho labial, melhorando o contorno facial;
  • Peeling: O procedimento ameniza marcas de envelhecimento na pele, como acnes, cravos, flacidez, manchas e rugas. A técnica se baseia na microdermoabrasão, uma reação controlada que estimula a renovação celular, por isso deve ser realizado por indicação de um especialista, cirurgião plástico ou dermatologista;
  • Laser fracionado de CO2: Esse tratamento aquece uma região da pele para destruir células velhas e estimular a renovação celular. Nesse sentido, o laser também ajuda na uniformização da cor da pele, reduzindo os poros abertos e tratando as estrias;
  • Microagulhamento: Conhecido como Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA), esse procedimento é realizado com um rolo de múltiplas agulhas, essa lesão localizada provoca um processo de cicatrização na pele. Os benefícios vão desde a produção de colágeno, combate do envelhecimento até tratamento de melasmas.

Por fim, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir essa também: Esfoliação facial, o que é? Como fazer + 12 receitas de esfoliante caseiro

Fontes: Luciana Pepino, Metropoles e DermaClub

Imagens: Claudia, Gaúcha Zh, Marcelo Quesado, Mega Curioso, Drauzio Varella, Veja, Dokter e Youtube

 

 

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/karinybianca/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Kariny Bianca</a>
Por Kariny Bianca
Jornalista, goiana e aventureira, sempre em busca de conhecimento e informação. É amante da escrita, interessada em boas conversas e autora de um livro. (@bianca.kariny)