Certamente, a vitamina E não é uma das mais populares. Contudo é fundamental para o organismo.
Basicamente, ela é um conjunto de oito substâncias de estrutura semelhante. E possui, portanto, ação antioxidante, propriedades anti-inflamatórias, além de contribuir para o controle do colesterol ruim e melhorar a fertilidade. Além disso, tem papel importante na produção dos hormônios.
Esta vitamina, inclusive, pode ser encontrada na alimentação. Suas fontes são alimentos de origem vegetal, como cereais integrais, semente de girassol, amêndoas, avelã, amendoim, abacate ou azeite, por exemplo. Mas, também é encontrada em suplementos em cápsulas.
Para que serve a vitamina E
Esta vitamina possui diversas utilidades, entre as mais importantes:
- Equilibrar os níveis de colesterol;
- Melhorar a saúde da pele e dos cabelos, pois fornece integridade à pele e paredes celulares;
- Aumentar a firmeza da pele e prevenir rugas;
- Melhorar a cicatrização;
- Prevenir o envelhecimento;
- Melhorar a resistência física e força muscular;
- Combater a infertilidade, pois contribui para a formação de hormônios.
- Melhore o sistema imune;
- Contribui para o funcionamento do cérebro.
Deficiência de vitamina E
Certamente, a deficiência neste nutriente é bastante rara, mas ainda assim possível. Na maioria das vezes, tal deficiência está associada á problemas de má absorção intestinal.
Acima de tudo, falta da vitamina no organismo pode provocar redução dos reflexos, dificuldades na marcha, visão dupla, perda do sentido da posição, fraqueza muscular e dor de cabeça.
Além disso, essa deficiência pode ser mais comum com bebês. Pois durante a gravidez há pouca passagem através da placenta, no entanto, o leite materno é suficiente para suprir a necessidade de vitamina E que o bebê precisa.
Suplementação
Ela é recomendada em caso de bebês que possuem deficiência do elemento. Para evitar problemas maiores, nesses casos é administrada entre 10 e 50 mg de Vitamina E diariamente sob supervisão médica.
Além disso, em alguns casos de alterações no colesterol, 1000 mg por dia de tocoferol pode fazer parte do tratamento clínico.
Acima de tudo, a vitamina E é usada principalmente para manter a saúde da pele, aumentando sua elasticidade e prevenindo rugas e prevenir o envelhecimento.
Por fim, essa vitamina também fortalece o sistema imunológico e pode ser recomendada com suplemento para casais com problemas de fertilidade.
Capsulas de vitamina E
A suplementação de vitamina E em cápsulas costuma ser feita na dose de 3 a 15 mg por dia. Acima de tudo, o seu uso deve ser orientado por um médico ou nutricionista.
O produto pode ser encontrado em cápsulas nas farmácias ou lojas de produtos naturais. Além disso, o preço varia, sendo em média entre 13 a 50 reais, a depender do local que vende, marca e dosagem.
Existem alguns casos em que a vitamina E em cápsulas não deve ser consumida. Pois a hipervitaminose E pode causar hemorragia nos indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes.
Além disso, não há evidências de que sua versão em cápsulas cause aumento de peso. Aliás, deve-se ter cuidado com o consumo excessivo de alimentos onde ela também é encontrada em abundância. Isso porque também podem causar um aumento do consumo de calorias diárias.
6 benefícios da vitamina E para o cabelo
1 – Crescimento do cabelo
Ela repara e reconstrói os tecidos da pele. Além disso, ela ajuda a reduzir a inflamação e promove a reparação dos danos nos folículos. Com os folículos saudáveis, consequentemente, o crescimento dos novos fios é beneficiado.
2 – Circulação sanguínea
Acima de tudo, ela melhora a circulação sanguínea na região capilar. Ela ajuda a aumentar os vasos sanguíneos, evitando problemas de circulação e prevenindo o desenvolvimento de coágulos. Consequentemente, os cabelos passam a receber mais nutrientes.
3 – Equilibrar o pH
O desequilíbrio do pH no couro cabeludo leva a oleosidade e queda de cabelo. Tomar esta vitamina, portanto, melhora a umidade do tecido, reduzindo a produção de óleo pelas glândulas e equilibrando os níveis de pH do couro cabeludo.
4 – Ação antioxidante
A vitamina E é um antioxidante que neutraliza os radicais livres que podem causar danos ao couro cabeludo e aos cabelos, mantendo os folículos livres de qualquer dano, evitando as quebras e fissuras no fio.
5 – Recuperação de fios danificados
Acima de tudo, este tipo de vitamina é capaz de reverter o dano ao cabelo, funcionando com um condicionador, ajudando a hidratar e nutrir os fios, além de tratar as pontas duplas.
6 – Hidratação e maciez dos fios
Com alto poder hidratante, esta vitamina pode ser utilizada em máscaras capilares e em conjunto com outros produtos para hidratação, mantendo a saúde dos fios e também auxiliando na maciez e na recuperação dos fios danificados.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Vitamina B – quais são os tipos e os seus benefícios
Fonte: Natue Tua Saúde Mundo Boa Forma
Imagem de destaque: Today