Cinema & Séries

Bonequinha de luxo – A história por trás do clássico e suas curiosidades

Quem nunca teve vontade de ser elegante como a Holly Golightly, né? Para os amantes de Bonequinha de luxo, trouxemos inúmeros fatos curiosos.

Atualizado em 20/01/2020
Por Emilly Krishna

O nosso assunto de hoje será sobre o filme Bonequinha de luxo. E claro, não vamos deixar de dar destaque para a grande atuação de Audrey Hepburn (1929-1993), como Holly Golightly. Afinal, que nunca viu a imagem de Hepburn com seu coque, tiara, luvas pretas e cigarro na mão, não é mesmo?

Sobretudo, caso não tenha visto ainda, vale destacar que é um filme de comédia romântica. Basicamente, esse filme relata sobre a vida de uma garota nova-iorquina, mais conhecida como Holly Golightly. Aliás, a história gira em torno da decisão de Holly de se casar com um milionário.

Contudo, como já dissemos, é um filme meio romântico também. Então, previsível ou não, Holly vê os seus planos serem mudados após se apaixonar por Paul Varjak, um jovem escritor que, inclusive, é bancado pela amante. Além dessa grande história, você se divertirá também com toda a inocência, ambição, futilidade e aventuras de Holly.

Enfim, como você percebeu, nós, do Área de Mulher, somos realmente apaixonadas por Bonequinha de luxo. Por isso, trouxemos todas as informações, detalhes e curiosidades sobre o filme. Venha conferir mais.

Bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Super cinema up

A princípio, Bonequinha de luxo foi um filme de Blake Edwards, o qual fez uma adaptação do livro Breakfast at Tiffany’s, de Truman Capote. Contudo, a adaptação da obra, de certo modo, não foi tão fiel como deveria ser. Até porque, inúmeros detalhes da personagem principal foram modificados.

Apesar de tantas modificações, o filme ainda sim foi de um sucesso estrondoso. Basicamente, a grande estrela desse filme foi ninguém menos que Hepburn, com sua atuação como Holly, a garota que atravessou gerações e culturas. Inclusive, mesmo após anos, ela ainda é considerada um dos principais símbolos do cinema.

Aliás, você pode encontrar Holly em camisetas, cartazes, canecas, sites de cinemas e até mesmo em quadros personalizados. Ou seja, até mesmo quem não viu o filme, provavelmente, saberá quem é essa famosa garota das fotos.

Contudo, se você ainda não assistiu ao longa, não perca mais tempo. Pois, ele não é só um clássico de 1961, como é também uma divertidíssima comédia romântica.

Mudanças antes da publicação

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Cinema em cena

Basicamente, a primeira mudança que iremos destacar é o fato de que, no lugar de Audrey Hepburn, quem interpretaria Holly seria Marilyn Monroe. Porém, Monroe após ouvir conselhos de Lee Strasberg, desistiu da atuação. Consequentemente, Hepburn entrou em seu lugar.

Contudo, vale destacar que o escritor Truman Capote foi contra a contratação de Audrey Hepburn para interpretar Holly Golightly. Pois, de acordo com ele, a personagem foi escrita com Marilyn Monroe em mente. Inclusive, antes de Hepburn ser contratada, a personagem Holly foi oferecida também para a atriz Kim Novak.

Já, a outra mudança, é o fato de que no lugar de Blake Edwards, quem iria dirigir o filme seria John Frankenheimer. Contudo, a pedidos de Hepburn, ele foi trocado por Edwards. Aliás, ela pediu para que o retirassem da equipe justamente pelo fato de nunca ter ouvido falar da direção cinematográfica dele.

Quem era Holly?

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Cultura em pauta

Mas, afinal, quem era Holly Golightly? A princípio, ela é exatamente o que você provavelmente já imaginou. Ou seja, uma jovem fascinada pelo luxo, apaixonada por festas caras. E claro, uma garota nova-iorquina que sonhava encontrar um homem rico para se casar.

Mas, acima de tudo, ela era também uma garota sonhadora, excêntrica e extrovertida. E aliás, são justamente essas características que deixaram os telespectadores ainda mais apaixonados pela personagem. Inclusive, essa comédia romântica foi um sucesso de público e também de crítica.

Sobretudo, mesmo Holly sendo ajustada como uma “bonequinha”, ela era ainda uma garota problemática e fascinante ao mesmo tempo. Contudo, o brilho e encanto dessa personagem, podemos dizer, se deu graças à grande atuação e carisma de Audrey Hepburn.

Além dessa grande atuação, vale destacar também a grande imaginação e criatividade de Edwards e Axelrold. Pois, eles conseguiram transformar uma história de amor entre uma caçadora de fortunas desajustada e um gigolô em um verdadeiro conto de fadas vivido em Manhattan.

Principal cena do filme

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Youtube

Caso você não tenha visto o filme ainda, vale destacar que tem uma cena que, particularmente, nós amamos. Aliás, quase todos os amantes de Bonequinha de luxo amam essa cena. Sobretudo, ela mostra Audrey Hepburn cantando “Moon River”, sentada na janela de seu apartamento.

Apesar de ser a favorita de muitos, essa cena foi quase tirada do filme. Basicamente, pode-se dizer que um dos executivos do estúdio não teria gostado da música e teria, inclusive, pedido para que a retirassem da trilha sonora. Contudo, há rumores de que essa música não foi tirada pois Hepburn não permitiu.

Vale destacar, inclusive, que a canção “Moon River”, de Henry Mancini e Johnny Mercer, foi escrita especialmente para Audrey Hepburn. De certo modo, eles a criaram para favorecer a atriz, pois, ela não tinha treinamento de voz. E, claro, mesmo não sendo cantora, Hepburn conseguiu se sair muito bem.

O lado sofrido da bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Isto é

Antes de se transformar na Bonequinha de luxo, Audrey Hepburn não teve uma vida tão luxuosa assim. Sobretudo, Hepburn teve um passado de fome, além ver de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial. Basicamente, isso tudo aconteceu durante sua adolescência na Holanda, a qual foi ocupada pelos nazistas, na época.

A título de curiosidade, ela não nasceu na Holanda. Na verdade, ela nasceu em Bruxelas, na Bélgica. Mas, se mudou com a mãe para a cidade holandesa de Arnhem, aos 11 anos, em 1940, para evitar as atrocidades da guerra. Contudo, ela e sua mãe passaram fome e sofreram de desnutrição.

Sobretudo, durante toda a guerra, a jovem continuou a lutar pelo seu sonho de ser bailarina. Inclusive, ela chegou a participar de apresentações de dança com o intuito de juntar fundos para a resistência holandesa.

Entretanto, mesmo após o fim da guerra, sua carreira de bailarina profissional não vingou. Inclusive, não deu certo justamente por sua estrutura corporal, ou seja, muito magra. E isso era resultado da desnutrição sofrida na adolescência.

Mas, após um passado triste, ela foi descoberta por acaso, aos 21 anos, por uma autora de peças de teatro. Assim, a bonequinha deixou para trás todo o seu passado sofrido e se tornou uma das maiores atrizes da história do cinema.

Premiações do filme

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Cinema em cena
  • Em 1962, o filme ganhou o Oscar de melhor trilha sonora de drama ou comédia. Além do mais, ganhou também de melhor canção original, com a música Moon River, de Henry Mancini e Johnny Mercer;
  • Ainda no Oscar de 1962, Audrey Hepburn foi indicada também como melhor atriz. Além do mais, o filme foi indicado também como melhor direção de arte e de roteiro adaptado;
  • Em 1962, no Globo de Ouro, Bonequinha de luxo foi indicado como o melhor filme de comédia musical. E também indicado como melhor atriz (Audrey Hepburn);
  • Outra premiação foi o Grammy em 1962, como melhor trilha sonora para Cinema e Televisão, canção do ano (Moon River), gravação do ano (Moon River), arranjo instrumental (Moon River) e performance de orquestra. Vale destacar que todos eram para Henry Mancini. Além do mais, ele ainda foi indicado como o Melhor Álbum do Ano;
  • O prêmio David di Donatello em 1962 foi para Audrey Hepburn como Melhor Atriz Estrangeira;
  • O prêmio Directors Guild of America Awards, em 1962 foi indicado para o filme como a melhor direção de cinema;
  • O prêmio Writers Guild of America Awards em 1962 foi para o filme como Melhor Roteiro de Comédia;

Curiosidades

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Isto é
  • As filmagens de Bonequinha de Luxo começaram 3 meses após o nascimento do primeiro filho de Audrey Hepburn, Sean Ferrer;
  • Audrey Hepburn recebeu um salário de US$ 750 mil por sua atuação. Inclusive esse foi o maior salário pago até então a uma atriz. Contudo, foi superada no ano seguinte por Elizabeth Taylor em Cleópatra, que ganhou US$ 1 milhão;
  • No livro Breakfast at Tiffany’s, de Truman Capote, Holly Golightly é uma prostituta bissexual, que fuma maconha e fala palavrão. Além do mais, no livro Holly teria também realizado um aborto. Mas, no filme, ela é Audrey Hepburn;
  • Alguns elementos da personagem Holly no livro de Truman Capote, foram omitidos no filme. Pois, queriam tornar a personagem mais adequada para Audrey Hepburn;
Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Cinema em cena
  • Apesar de não ser notado no filme, na realização da cena em que a personagem de Audrey Hepburn observava as vitrines da Tiffany’s havia centenas de pessoas acompanhando as filmagens.
  • Além do mais, essa quantidade de pessoas fizeram com que Hepburn ficasse nervosa e cometesse vários erros, o que obrigou a realização desta cena várias vezes;
  • A Tiffany’s abriu pela primeira vez em um domingo desde o século XIX, para que as filmagens dentro da loja pudessem ser realizadas;
  • Blake Edwards também produziu a série da Pantera Cor-de-Rosa e filmes como Um Convidado Bem Trapalhão (1968) e Victor ou Victoria (1982);

Frases marcantes do filme

Bonequinha de luxo- Curiosidades + todos os detalhes sobre esse filme
Fonte: Youtube
  • “Você sempre pode dizer que tipo de pessoa um homem é, pelos brincos que ele lhe dá.”
  • “Não quero colocá-la em uma jaula. Eu quero amá-la.”
  • “Se eu pudesse encontrar algum lugar na vida real que me fizesse sentir como na Tyffany’s, então eu compraria alguns móveis e daria nome ao gato.”
  • “Leva-se exatamente quatro segundos para ir daqui àquela porta. Te darei dois.”
  • “Nós somos iguais, eu e o gato. Um casal de pobres coitados sem nome.”

Enfim, o que achou da nossa matéria? Já havia visto o filme?

Vem conferir mais matéria do Área de Mulher: Zozibini Tunzi, quem é a Miss Universo 2019? Origem, carreira e lutas

Fontes: Papo de cinema, Isto é, Cinema em cena, Adoro cinema

Imagem de destaque: G de fon

Próxima página »

Escolhidas para você