O que é a adenomiose?

O que é?

Condição na qual o tecido que normalmente reveste o útero começa a crescer dentro da parede muscular do órgão. Diante disso, tal condição pode resultar em sintomas como dor pélvica intensa, menstruações mais pesadas e prolongadas, e até mesmo infertilidade em alguns casos.

O que causa?

Alguns pesquisadores sugerem que fatores hormonais, como o estrogênio, podem desempenhar um papel importante, já que a condição geralmente é mais comum em mulheres na faixa dos 40 anos.

Lesões no útero devido a procedimentos médicos anteriores, como cesarianas ou curetagens, podem aumentar o risco de desenvolver adenomiose.

Tipos de adenomiose

-Adenomiose focal, onde há áreas localizadas de tecido endometrial invadindo a parede muscular do útero. -Adenomiose difusa, que envolve uma distribuição mais generalizada do tecido endometrial que se infiltra por toda a parede uterina.

Sintomas da adenomiose

– Sangramentos menstruais anormais e irregulares – Hemorragia – Cólicas – Pressão e inchaço na parte inferior do abdome no período menstrual

Tratamento da adenomiose

Pode variar dependendo da gravidade dos sintomas, da idade da paciente, dos planos de gravidez futura e de outros fatores individuais. Algumas opções de tratamento incluem medicamentos para controle da dor, além de terapias hormonais, como contraceptivos orais.

saiba como descobrir a adenomiose