5 causas comuns da caspa que devemos evitar

1. Usar as unhas para lavar o couro cabeludo

Quando as unhas são usadas para esfregar, elas podem danificar a camada superficial da pele, levando a um aumento ainda maior e aumentando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

2. Água quente

Segundo a farmacêutica Maria Valéria Robles Velasco, a exposição à água quente faz com que o couro cabeludo reaja produzindo mais sebo, uma substância que deveria proteger a pele, mas que, em excesso, contribui para o surgimento da dermatite seborreica.

3. Não remover todo xampu e condicionador

Se você não remove totalmente esses produtos do cabelo, o couro cabeludo precisa produzir menos óleo. Quando esses produtos não são totalmente eliminados do couro cabeludo, eles podem obstruir os poros e causar danos.

4. Usar sempre o secador de cabelos

Especialistas afirmam que o calor intenso estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo, o que pode levar à inflamação da couro cabeludo e, consequentemente, à descamação que caracteriza a caspa.

5. Usar qualquer marca de Shampoo anticaspa

Algumas marcas, embora prometam ao contrário, agravam o quadro de caspa. Especialistas, como o dermatologista Osmar Catharin, alertam que shampoos com pH inadequado, especialmente aqueles que são muito alcalinos, podem prejudicar a saúde do cabelo.

saiba mais como evitar caspas