Dormir sem calcinha faz bem para a saúde íntima da mulher

Você dorme sem calcinha ou é daquelas que não fica sem a peça? De acordo com especialistas, apesar de não ser o costume da maioria das mulheres, dormir sem calcinha, além de mais confortável, traz benefícios à saúde íntima da mulher.

Ginecologistas explicam que dormir sem calcinha ajuda na circulação do órgão genital e deixa a região mais arejada, diminuindo ainda os corrimentos e o excesso de suor. Isso tudo, aliás, reflete diretamente no equilíbrio da flora vaginal e evita a proliferação de bactérias e fungos.

Crises de candidíase, por exemplo; são apenas alguns dos problemas vaginais possíveis de se evitar ou de se amenizar quando se passa a dormir sem calcinha, já que isso permite à região ficar mais arejada e seca.

Dormir sem calcinha x calcinha de algodão

Mas, se você é daquelas que não consegue ficar a vontade sem a peça, não entre em pânico. Conforme os médicos, nesse caso, o mais indicado é usar calcinhas de algodão, renda ou algum outro tecido poroso, que permite a troca de ar, como já explicamos nessa outra matéria. A peça também precisa ser bem folgada, assim como sua camisola ou pijama, para não comprometer a circulação durante o sono.

A única coisa que está realmente proibida se você se preocupa com sua saúde vaginal é o uso de absorventes diários (feitos para usar fora do período menstrual) durante a noite. Embora esses higienizadores mantenham a região seca, eles são contraindicados por dificultarem a circulação de ar nas partes íntimas.

Cuidados extras

Mas, claro, não adianta nada dormir sem calcinha e não cuidar da saúde íntima em outros aspectos. É preciso fazer pelo menos uma visita anual ao ginecologista e garantir que as calcinhas estão bem secas antes de vesti-las, para evitar o crescimento de fungos nocivos. Em períodos como a menstruação e a amamentação, aliás, os cuidados com a umidade abundante na região e a sensibilidade da vulva devem ser reforçados.

Por outro lado, é preciso prestar atenção também com relação à ausência de lubrificação nessa parte. Apesar do excesso de secreções ser perigoso para sua saúde íntima, é normal que alguma secreção surja ao longo do dia. Isso só é realmente um problema se essa secreção vier com pigmentação e cheiro fortes.

Entendeu? Agora conte, você dorme com ou sem calcinha?

E, falando em lingerie, essa outra matéria pode mudar completamente sua vida durante os “dias vermelhos”: Conheça a calcinha à prova de menstruação.

Fonte: Meio Nerd