Faz mal dormir com sutiã? Descubra o que a Ciência diz sobre isso

Você, muito provavelmente, já ouvi falarem por aí que dormir com sutiã, além de desconfortável, pode ser prejudicial à saúde. O boato mais comum é que o sutiã, especialmente se apertado, atrapalharia o sistema linfático e facilitaria o acúmulo de toxinas durante o sono, o que poderia aumentar os riscos de se desenvolver câncer de mama.

Mas segundo especialistas, essa conversa não conta com qualquer embasamento científico. Aliás, para quem não sabe, os rumores sobre o “risco” de dormir com sutiã começaram em 1995, com o livro Dressed to Kill (Vestida para Matar, em português), que afirmava que a peça íntima, por ser apertada, aumentaria as chances de um câncer surgir.

Causa mesmo câncer?

Entretanto, a professora adjunta de Cirurgia e diretora do Curso Multidisciplinar de Cirurgia de Câncer de Mama do Hospital Langone Medical Center, da New York University, Drª Amber Guth, afirmou em entrevista ao HuffPost Style que não há qualquer ligação entre esse dois fatos. Aliás, como ressaltou a especialista, não há qualquer vantagem ou desvantagem aparente em dormir com sutiã.

 

Conforme a médica, dormir com sutiã também não vai impedir que seus seios fiquem empinados por mais tempo, por exemplo. De acordo com ela, os maiores vilões dos seios e os grandes responsáveis pela flacidez nessa região do corpo feminino são a idade, a gravidade, a gravidez e a amamentação. Fora esses fatores, o resto são apenas suposições.

Dormir com sutiã ou não?

Sobre dormir com sutiã ou não, a recomendação é que cada mulher avalie seu grau de conforto. Caso você prefira dormir sem a peça lhe apertando, vá em frente.

Por outro lado, se você gosta da sensação de sustentação, especialmente se você tem seios fartos, prefira sutiãs mais macios e livres de aros metálicos na hora de dormir. Isso vai deixar você bem mais confortável.

Ficou mais tranquila agora? Para você que adora tirar o sutiã ao chegar em casa e só colocá-lo de novo no dia seguinte, essa é uma grande notícia, não acha?

E, aproveitando que o assunto tem tudo a ver com essa outra matéria, não deixe de conferi-la e se divertir com ela: Existem 7 tipos de seios. Qual é o seu?

Fonte: Exame