Para que serve aquele compartimento no fundo das calcinhas?

Se você é mulher (e até mesmo se não for), já deve ter percebido que existe uma dupla camada de pano do fundo das calcinhas, ou na maioria delas. Se você não sabe para que esse compartimento certo e sempre tentou imaginar uma função para ele, você está no lugar certo, porque hoje vamos desvendar esse mistério.

Você também pode ter percebido que esse pequeno revestimento no fundo das calcinhas normalmente é de tecido de algodão. E existe um motivo para isso também, como você vai descobrir já, já.

Proteção e prevenção

Conforme os especialistas, a região íntima de mulher é úmida e quente, o que se torna um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Muitos desses micro-organismos podem alterar a flora vaginal e atacar a saúde e o bem estar das mulheres.

É exatamente para evitar que isso aconteça que existe aquele compartimento no fundo das calcinhas. Ele é feito para manter essa região o mais seca e higiênica possível, além de evitar que as partes íntimas fiquem irritadas.

Como já mencionamos, a escolha do material desse compartimento no fundo das calcinhas também faz toda a diferença. A maioria deles é feita tecido de algodão, por se tratar de um pano que permite a ventilação e por não reter o suor ou qualquer outra umidade, que ficaria em contato prolongado com a região íntima.

E quando não existe o compartimento no fundo das calcinhas?

Agora, no caso das peças íntimas mais sexy e ousadas, a ausência dessa compartimento no fundo das calcinhas tem uma explicação simples: elas não são feitas para usar por longos períodos e não devem ser adotadas no dia a dia!

De acordo com os médicos, é preciso escolher bem a roupa íntima do cotidiano e dar preferência a peças em tecido de algodão. Isso previne inúmeros problemas vaginais e evita que você tenha que ir mais de uma vez ao ano ao ginecologista.

Interessante, não? Não deixe de contar esse segredinho para as amigas, hein!?

Agora, falando em roupas íntimas, você não pode deixar de ler essa outra matéria: Faz mal dormir com sutiã? Descubra o que a Ciência diz sobre isso.

Fontes: Um Pouco de Tudo, Guia da Beleza, Universo Curioso, Portal Interessante